A Black Friday da Gestão de Pessoas!
Há semanas que somos bombardeados por uma época de Black Friday que tende a durar semanas e semanas, ao ponto de já estarmos fartos desta. Porém, a minha “cultura comercial” diz-me que realmente a Black Friday é sempre a última sexta-feira do mês de Novembro…
Por Pedro Ramos, CEO da KeepTalent Portugal
Ah, afinal é mesmo semana de Black Friday! O dia em que as pessoas se tornam verdadeiros caçadores de promoções, e as empresas transformam-se em autênticos gladiadores na atracção dos clientes. Enquanto se formam filas enormes e os carrinhos de compras ficam abarrotados, outra batalha ocorre nos bastidores: a Gestão de Pessoas. Afinal, já parou para pensar como uma Gestão de Recursos Humanos (GRH) eficaz pode ser a verdadeira “estrela” deste espectáculo de compras?
Preparados para um bom combate?
Imagine a cena: enquanto os clientes saltam (literalmente) sobre os produtos em promoção, os colaboradores das empresas estão lá, prontos para garantir que tudo corra bem. Mas, como motivar esta equipa para que também possa sentir, de forma positiva, a adrenalina da Black Friday? E deixo aqui já uma primeira provocação: será que a GRH é a verdadeira heroína ou vilã desta história?
Uma Gestão de Pessoas eficaz pode transformar colaboradores desmotivados em verdadeiros super-heróis das vendas, por exemplo. Processos de formação rápidos, incentivos financeiros e uma boa dose de reconhecimento são ingredientes fundamentais. Se o colaborador se sentir valorizado, vai superar-se para ajudar o cliente a encontrar aquele electrodoméstico que está com 70% de desconto. Isso é a Gestão de Pessoas na sua melhor forma: cultivar um ambiente onde a equipa se sinta motivada e capaz de enfrentar qualquer desafio – até mesmo a confusão de uma boa Black Friday!
Mesmo em Black Friday vai ter de escolher os melhores…
Nos dias que antecedem a Black Friday, a GRH precisa preparar-se para assegurar que as Pessoas estejam à altura da batalha. Os processos de atracção e o recrutamento torna-se uma missão estratégica. Seleccionar apenas as “pessoas certas” não é suficiente. É preciso entender o perfil do colaborador que vai operar sob pressão e lidar com prazos apertados. A empatia e a resiliência, para além da comunicação assertiva, devem ser avaliadas tanto quanto as competências técnicas.
A comunicação e o trabalho de equipa sem descontos…
Durante a Black Friday, a comunicação interna torna-se um eixo central e fundamental para potenciar fortes alinhamentos. Mensagens claras, poderosas, assertivas, expectativas definidas e equipas que saibam colaborar são essenciais. Assim como numa orquestra, se cada colaborador não tocar a sua parte correctamente, o concerto transforma-se num verdadeiro caos – e não estamos a falar de música clássica… Já agora uma outra provocação: se o atendimento brilha sob os holofotes, quem garante que tudo esteja a funcionar nos bastidores?
É na retaguarda (no back-office) que muitas vezes se encontra o segredo do sucesso de toda uma operação. Desde os colaboradores do armazém, da logística, a quem gere o stock… todos desempenham um papel crucial. Um trabalho de equipa coeso e colaborativo não é apenas desejável, é imprescindível. Cada movimento, cada decisão, cada detalhe conta. Afinal, ninguém deve esquecer que, no final do dia, o alto desempenho não é apenas celebrado por aqueles que estão no “confronto directo” com o cliente, mas por todos, incluindo aqueles que operam nos bastidores “da coisa”.
E os Clientes, senhores? Eles também sentem! Ah pois… também são Pessoas…
Por último, mas não menos importante, a forma como a gestão de pessoas impacta a experiência do cliente. Colaboradores motivados, mobilizados e bem treinados proporcionam uma excelente experiência aos clientes. E isso, meus amigos, é algo que nenhuma promoção consegue comprar. Quando os colaboradores se sentem parte de algo maior, o cliente acaba por beneficiar – e num dia como a Black Friday, isso pode significar a diferença entre uma venda concretizada e um carrinho abandonado num canto da loja… Pessoas relacionam-se com Pessoas, quando melhor for a qualidade dos relacionamentos, melhores os resultados pretendidos.
A Gestão de Pessoas, a Grande Campeã da Black Friday…
Portanto, enquanto as empresas se preparam para as avalanches de compras que (pelo menos no nosso imaginário…) traz a Black Friday, não se esqueçam de que, ao investirem na gestão de pessoas, podem maximizar o sucesso das vendas e, consequentemente um resultado muito positivo na dialética Pessoas & Negócio.
O verdadeiro segredo nestes dias não está apenas nas promoções, mas na experiência oferecida e vivenciada – tanto para os clientes como para os colaboradores. Então, celebremos ao que realmente conta, as Pessoas!
Deixem-me, por isso, um desabafo: se deseja construir um “exército de vendedores imbatíveis”, cuide e trate os seus colaboradores como o maior património da sua empresa, potenciando um ambiente apostado no fornecimento de Bem-Estar e, como consequência, a tal Felicidade e motivação que produz melhores e maiores resultados ao negócio.
Afinal, num dia de “caça” às melhores promoções, quem realmente leva a melhor são as Pessoas – e todas estas, desde a linha da frente até aos bastidores, merecem ser acarinhadas e celebradas! Caso contrário, e aproveitando a analogia “da caça”, Parte superior do formulárioafinal, na vida (e também nas empresas…), um dia é da caça, outro é do caçador…