A computação cognitiva chega às empresas

Gestores e líderes de negócio  reuniram-se esta manhã no IBM Client Center Lisboa para explorar as potencialidades do Watson, o super sistema de computação cognitiva da IBM.

O debate aconteceu no âmbito do evento “A Computação Cognitiva chega às Empresas, o IBM Watson em acção”.

«O IBM Watson não é apenas uma inovação. É o expoente máximo dos super sistemas marcando o início de uma nova era das tecnologias de informação: a computação cognitiva. Surgiu de um projecto de investigação que se iniciou no ano de 2005, sendo fruto de 10 anos de muito esforço de investigação, de muito talento e de muitos recursos e investimentos dedicados», salientou o Presidente da IBM Portugal, António Raposo de Lima.

Na área da analítica, o IBM Watson destaca-se como uma plataforma tecnológica capaz de processar um grande volume de dados por forma a descobrir padrões nesse aglomerado de informação e extrair conhecimento.

Durante os últimos quatro anos, o Watson tornou-se uma tecnologia comercial, já está disponível na cloud, sendo capaz de alimentar novos serviços e aplicações para consumidores e empresas.

O IBM Watson começou por ser aplicado à saúde, tendo-se destacado no apoio à investigação, diagnóstico e tratamento do cancro, mas a sua aplicabilidade já se estendeu às mais diversas indústrias, desde o retalho, à banca, à educação, às telco, aos transportes, ao turismo e mesmo à culinária, tendo já clientes como a Repsol e o CaixaBank.

Ler Mais