A de Autodeterminação. Autoconfiança. Autogestão e Autonomia

Por Luisa António, Diretora de Capital Humano e Comunicação Interna do Grupo FHC

 

BEM ESTAR PESSOAL E ORGANIZACIONAL

#futureofwork #worklifebalance

 

O Futuro do trabalho é desenhado e criado por nós.

A nossa capacidade de criação passa pela nossa autodeterminação e disciplina na prossecução de uma série de hábitos simples, de efeito multiplicador, na nossa Vida Pessoal e na nossa função profissional.

As nossas Rotinas determinam o que fazemos. Impera a Autogestão.

O BEM ESTAR é uma forma de Estar na Vida.

O Bem Estar Organizacional nasce, desenvolve se e consolida se em ambientes saudáveis e equilibrados, constituídos por pessoas autênticas, genuínas, maduras, sensatas e com uma atitude constante de razoabilidade e positividade.

Se todos nós acreditarmos na importância do Bem Estar e do Equilíbrio, iniciamos e prosseguimos num conjunto de Escolhas e Decisões que alteram de imediato a qualidade da forma como vivemos, como trabalhamos, como comunicamos e como nos relacionamos com os outros.

Nenhuma Organização pode transformar se sem que as Pessoas que a compõem queiram transformar se.

O Futuro do Trabalho passa por uma expansão de Consciência Individual para o Bem Estar e para a necessidade de Equilíbrio (Pessoal, Profissional, Fisico e Emocional).

 Os excessos, os extremos, as atitudes rígidas bem como as crenças absolutas e obsoletas são os grandes sabotadores do Bem Estar.

O nosso futuro profissional pleno e autónomo está totalmente interligado ao nosso bem estar pessoal e consequentemente ao bem estar da organização.

 A Autodeterminação e o Autocuidado são Linhas Orientadoras estruturais.

O Bem Estar dos colaboradores no local de trabalho afeta as atitudes e os comportamentos. O nível de compromisso e de vínculo profissional – a lealdade e a intenção de crescer e de permanecer na organização está totalmente interligada ao nível de Bem Estar vivenciado e ao sentimento de pertença e de conexão.

O Bem Estar é significado de autonomia,  de criatividade e de agilidade.

Quando possuímos uma visão otimista do futuro e confiança, estamos “no sítio certo, à hora certa, com as pessoas certas”.

Quando possuímos um elevado senso de confiança e de competência, somos mais propensos a equilibrarmos nos e a mantermos nos focados na satisfação das nossas necessidades e das nossas aspirações.

 As Pessoas com maior possibilidade de um futuro profissional proeminente são, por natureza, mais otimistas e mais confiantes.

A capacidade e habilidade de autogestão, de autodeterminação e de iniciativa, advém da nossa disposição natural e inata, de gerirmos e controlarmos melhor o nosso comportamento sem supervisão.

O impacto do futuro autónomo no trabalho através da autogestão conduzirá ao aumento gradual do bem-estar dos colaboradores. 

O Bem Estar e o Futuro do Trabalho passam por um cuidado extremo na análise e na observação sobre a compatibilidade efetiva entre as Pessoas e as Organizações.

A compatibilidade sobre os Valores, as Crenças e as Características de Personalidade dos colaboradores com a correspondência aos Valores, às Crenças e às Normas da Organização são fundamentais.

Quando assistimos a um baixo nível de compatibilidade, os colaboradores pensam que os valores da organização são inconsistentes e acreditam que estão limitados e com baixa possibilidade de crescerem e de se desenvolverem.

Este nível de incompatibilidade e baixo vínculo emocional, estabelecerá facilmente um ambiente de dilema, de descrença e de dúvida permanente, que pode gerar emoções negativas que podem impedir as Pessoas de evoluírem.

Neste cenário, as Pessoas questionam com frequência a organização e não se consideram valiosas no trabalho.

O Futuro do Trabalho não é compatível com esta incapacidade de ajustamento.

O Futuro do Trabalho passa por estimular mudanças de comportamento e de atitude dos colaboradores em relação a si próprios, de forma a aumentarem significativamente a sua autogestão, a sua autodeterminação e a sua autoconfiança.

A Flexibilidade de horários de trabalho, o cuidado com os benefícios associados à saúde, o equilíbrio entre a Vida Pessoal e profissional criam o novo Modelo de Trabalho que aspiramos.

Esta Rota de Bem Estar e de Equilíbrio, nasce a partir da abertura da nossa Consciência (individual e coletiva).

Apenas e só com maturidade e com autonomia efetiva podemos SER felizes.

Equilibrados e realizados.

Ler Mais