A Inteligência Artificial pode potenciar a aprendizagem. Siga estas sete dicas

O Grupo Cegos, representado em Portugal pela CEGOC, realizou o Unleashing AI’ Power – Digital Learning, um evento internacional online centrado no impacto da Inteligência Artificial (IA) na aprendizagem digital. Deste evento surgiram sete dicas para usar a Inteligência Artificial ao nível do learning and development (desenvolvimento e aprendizagem).

São elas:

1. Comece a testar através de simples tópicos de produtividade. Por exemplo, através do pedido de apoio para resumir um documento, escrever uma descrição para um programa, criar um argumento de venda que envolva os formandos. Dessa forma, poderá tornar-se mais consciente das funcionalidades e limites da IA Generativa.

 

2. Aprenda a comandar a IA. Formule perguntas e dê instruções para obter da IA generativa os resultados desejados. Não pergunte aquilo que não sabe.

 

3. Seja cuidadoso com conteúdos mais sensíveis. Lembre-se de que os dados que fornecer poderão alimentar terceiros. Fique atento a tudo aquilo que diga respeito à propriedade intelectual e lembre-se do perigos que poderão daí advir.

 

4. Não leve à letra tudo aquilo que a IA transmite. O ChatGPT foi não programado para dizer a verdade! Reveja e valide qualquer conteúdo antes de o publicar!

 

5. Não substitue… Melhore! Por um lado, é necessário abraçar esta mudança e preparar a sua equipa. Por outro lado, não assuma que tudo será criado automaticamente. Agora, mais do que nunca, é fundamental ter consigo designers especializados, formadores e especialistas. Melhore e requalifique as suas equipas da forma mais célere possível.

 

6. Seja transparente para com os seus stakeholders. Se utilizar a IA para desenvolver um vídeo, diga-lhes claramente!

 

7. E talvez o mais importante: Seja humano! Assuma a sua Humanidade!

Ler Mais