PRIO: Inovar para ser uma marca empregadora de excelência

Assumindo uma perspectiva de longo prazo, a PRIO está focada em fortalecer os fundamentos da sua estratégia de Employer Branding e atrair os melhores talentos, garantindo um ambiente inclusivo e de desenvolvimento contínuo.

 

Ao recorrer a um investimento estratégico, de longo prazo, na estratégia de Employer Branding, a PRIO assumiu o compromisso de «continuar a inovar para garantir que permanece como um empregador de excelência». Joana Couto, directora de Recursos Humanos da empresa, acrescenta que a companhia pretende transformar-se «num local de trabalho onde os melhores talentos desejam fazer parte e querem continuar o seu desenvolvimento».

A estratégia de Employer Branding, levada cabo pela PRIO, sustenta-se através de «uma identidade empregadora autêntica e atraente» que capte a essência dos profissionais mais talentosos. «Somos corajosos, somos adeptos da simplicidade e da inovação, somos sustentáveis, somos PRIO», salienta a responsável.

 

Escassez de talento
Relativamente à forma como a estratégia de Employer Branding pode ter influência na escassez de talento, a PRIO defende que é fundamental a identificação e promoção dos aspectos mais diferenciadores da marca. «Temos uma cultura informal, de porta aberta, inclusiva, onde todos têm oportunidades de desenvolvimento profissional, um ambiente de trabalho colaborativo e trabalhamos no sentido de agregar mais benefícios competitivos para todos», explica a profissional.

Para a líder do departamento de Recursos Humanos, todos os colaboradores são embaixadores da marca. «Colaboradores satisfeitos são os maiores e melhores defensores da nossa marca. Por isso, investimos em estratégias de marketing de conteúdo, presença activa em redes sociais e gestão de reputação online para garantir que a nossa marca empregadora é visível e atraente para os profissionais que estão activos no mercado de trabalho», reconhece.

Nesse sentido, «foram desenvolvidas parcerias estratégicas com instituições educacionais, associações profissionais e outras organizações para atrair talentos qualificados». Exemplo disso é a parceria com a Universidade de Aveiro, em que a PRIO conseguiu estabelecer «uma conexão valiosa com a comunidade académica» e, dessa forma, «ter acesso aos talentos emergentes».

Apesar da escassez de talento, a responsável reconhece que «a experiência do candidato também desempenha um papel crucial na atracção e retenção de talentos». De um modo geral, a directora de Recursos Humanos da PRIO acredita que «a estratégia de Employer Branding é uma ferramenta fundamental para enfrentar a escassez de talentos», dado que permite à empresa destacar-se como «um empregador de excelência e atrair os profissionais mais qualificados e alinhados com a nossa cultura e com os nossos valores».

Ao comunicar, de forma consistente, os valores, a missão e a visão da empresa, a PRIO considera que «a identidade e o sentimento de pertença dos colaboradores saem reforçados, aumentando os níveis de satisfação e de compromisso». Além disso, a estratégia de Employer Branding da empresa também se concentra em destacar as oportunidades de crescimento e desenvolvimento disponíveis para os colaboradores. «Oferecemos programas de formação e desenvolvimento personalizados, programas de mentoria, mobilidade interna e mudança de funções, demonstrando assim o nosso compromisso em investir no crescimento profissional e pessoal de nossos colaboradores», adianta a profissional.

Tendo em consideração que «uma comunicação transparente é a base de tudo», a empresa integrou recentemente na direcção de Recursos Humanos uma área de cultura e comunicação interna, como forma de reforçar a importância dos canais abertos de comunicação, das reuniões regulares e das sessões de feedback. O objectivo desta abordagem, assegura, passa por «garantir que os colaradores se sentem ouvidos, informados e valorizados».

 

Comunicação e talentos
Questionada sobre a forma como os trabalhadores são envolvidos na criação da estratégia de Employer Branding, Joana Couto diz que está «em linha com todos os insights partilhados e alinhado também com o papel que desempenham os colaboradores enquanto embaixadores da marca empregadora».

«Aquilo que melhor nos define a este nível, à data de hoje, passa pelo investimento em formação interna onde reconhecemos a importância de capacitar os colaboradores para serem embaixadores eficazes de nossa marca empregadora. Oferecemos acesso democrático à formação e recursos para ajudar os colaboradores a entenderem e a comunicarem, de forma consistente, os valores, a cultura e os benefícios de trabalhar na PRIO», acrescenta.

Para a responsável, o envolvimento dos colaboradores nos processos de recrutamento é uma forma eficaz de demonstrar a cultura organizacional e os valores da empresa aos candidatos. «Incentivamos os colaboradores a participarem nas entrevistas de selecção onde podem partilhar as suas experiências pessoais e as suas perspectivas sobre a vida na empresa», enaltece.

Ao nível da comunicação, a PRIO mantém canais de comunicação abertos para receber o feedback dos colaboradores sobre a estratégia de Employer Branding. «Mantemos canais abertos de comunicação para receber feedback contínuo dos colaboradores. Realizamos entrevistas de saída para avaliar a eficácia das nossas iniciativas e identificar áreas de melhoria», afirma a directora de Recursos Humanos. E acrescenta que «ao envolver os colaboradores na nossa estratégia, garantimos autenticidade, credibilidade e alinhamento com a nossa cultura e a nossa forma de estar».

No que diz respeito aos canais utilizados para divulgar a estratégia de Employer Branding, a responsável revela que, ao nível da comunicação interna, a PRIO recorre à intranet, aos emails corporativos e às reuniões regulares com todas as equipas. «Estes canais garantem que todos os membros da equipa estão actualizados e alinhados com os nossos valores, cultura organizacional e iniciativas de Employer Branding», assegura. Além disso, são ainda promovidos eventos e workshops internos, dedicados à discussão e educação sobre a estratégia em causa.

Numa perspectiva de comunicação externa, a empresa promove, de uma forma mais regular, a presença online da PRIO e dos seus colaboradores, seja através do website corporativo, seja a partir das redes sociais ou das plataformas de recrutamento. «Destacamos a nossa cultura, os nossos valores e oportunidades de carreira para os futuros talentos. Publicamos conteúdos relevantes, como vídeos e depoimentos de colaboradores, que tornam a PRIO um local de trabalho excepcional», explica. A nível externo, a empresa participa activamente em eventos de recrutamento e feiras de emprego nas universidades, com o intuito de se conectar com os futuros talentos, apresentando pessoalmente a estratégia de Employer Branding.

 

Futuro de diversidade
Em relação à temática da inclusão, Joana Couto começa por dizer que é um tema envolvente para qualquer empresa e a PRIO não é excepção. «Preocupamo-nos em garantir que todas as oportunidades de emprego são acessíveis a candidatos de diferentes origens, experiências e habilidades. De forma regular, voltamos a revisitar os nossos processos de recrutamento de forma a assegurar que qualquer enviesamento, mesmo que inconsciente, é eliminado. Adoptamos, por isso, uma linguagem inclusiva na divulgação das nossas descrições de job openings», complementa em seguida.

Ainda sobre o tema da inclusão, estão previstas algumas iniciativas por parte da PRIO, como, por exemplo, os workshops, as webinars ou as sessões de esclarecimento – que vão contar com a participação de todos os colaboradores e todas as lideranças. A responsável assegura que estas iniciativas vão estar centradas em temas como «o preconceito inconsciente, a diversidade cultural, a identidade de género», de modo a garantir que todos «os colaboradores estão capacitados para criar um ambiente de trabalho acolhedor e respeitoso».

Para o futuro, a PRIO pretende «continuar a inovar e a aprimorar as práticas de Employer Branding para garantir que permanece como um empregador de escolha». Para isso, afirma que continuará a investir em tecnologia e inovação. «Reconhecemos a importância de estar na vanguarda das tendências tecnológicas e da inovação para atrair os melhores talentos. Continuaremos a expandir as nossas parcerias estratégicas com as instituições académicas, institucionais, associações profissionais e outras organizações relevantes para atrair talentos qualificados», sublinha.

Só desta forma, assegura a responsável, será possível «fortalecer a cultura organizacional, apostar numa forma de estar inclusiva, disponibilizar benefícios e incentivos competitivos e promover um ambiente de trabalho colaborativo e positivo » – onde todos os colaboradores se podem sentir valorizados e motivados, contribuindo para o sucesso da empresa. Em síntese, «os planos futuros da PRIO estarão sempre ligados à vontade de fortalecer a marca empregadora, de atrair os melhores talentos do mercado que se movem pela inovação, colaboração e compromisso com a excelência em gestão de pessoas», conclui a directora de Recursos Humanos.

 

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Employer Branding” publicado na edição de Abril (n.º 160) da Human Resources.

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