A maneira de recrutar está a mudar. Veja aqui as novas “regras” para a procura de emprego (e siga-as)
Se perguntar a qualquer profissional se procurar emprego é tarefa fácil e agradável, muitos poucos responderão afirmativamente. O Business Insider falou com especialistas, desde recrutadores e executivos de RH a coaches de carreira e responsáveis de gestão de sistemas de rastreio de candidatos, e reuniu as melhores dicas sobre o tema, para cada etapa do processo de contratação.
Descubra as novas regras para a procura de emprego.
LANÇAR AS BASES
Olhe para dentro
Se ainda estiver empregado, não assuma que os únicos bons empregos estão fora da sua empresa actual. De acordo com dados da Greenhouse, os candidatos internos têm cinco vezes mais probabilidades de conseguir um emprego do que os externos. Para ter uma vantagem sobre a concorrência, pesquise as vagas na empresa antes de serem publicadas. Convide para um café os colegas que estão a fazer o trabalho que pretende e peça-lhes que o avisem se souberem de alguma vaga. O networking começa em casa.
Faça uma lista das empresas favoritas
Uma mercado de trabalho pouco dinâmico significa que é necessário ser mais cirúrgico. Se está no nível júnior, candidate-se livremente. Mas se tiver experiência, comece a pensar seriamente nas empresas nas quais gostaria mesmo de trabalhar, porque vai canalizar muito do seu tempo e energia para conseguir aquela vaga.
Mantenha a lista curta
Matt Tague, recrutador de tecnologia que se tornou consultor de carreira, aconselha criar uma lista de, no máximo, cinco empregadores favoritos. «Pesquisar uma empresa adequadamente leva tempo. Mais empresas de sonho = investigação de menor qualidade», diz.
Não tenha receio de fazer contactos
Observe as empresas da sua lista e identifique os gestores que lideram as equipas que espera integrar. Mesmo que não existam vagas de emprego publicadas, envie uma mensagem aos responsáveis e peça uma conversa rápida. O objectivo não é pedir um emprego, mas sim aprender sobre a equipa e estabelecer uma ligação.
Peça a ajuda de todos os que conhece
Amigos, antigos colegas, vizinhos, colegas de faculdade, conhecidos do ginásio. Toda a gente.
ORGANIZE-SE NO LINKEDIN
Marque presença
Manter uma presença activa na plataforma é essencial, é aí que os recrutadores e procuram e avaliam candidatos. Publique e comente, de forma a mostrar que está envolvido na sua carreira e disponível para responder às mensagens de um recrutador em tempo útil. Se puder, arranje uma subscrição Premium Career (25 euros/mês), já que oferece mais créditos de mensagens e vai precisar deles para networking.
Siga o seu top 5
Pegue na lista de cinco empresas que fez e certifique-se de que segue cada uma delas no LinkedIn. Geralmente, os recrutadores filtram as pessoas que já seguem a empresa, por isso garante que aparece no radar deles. «Mostra um pouco mais de iniciativa, à-vontade e motivação», diz Jenny Diani, directora de recrutamento técnico global da Autodesk. «Queremos ver quem está realmente motivado e interessado em trabalhar na nossa empresa.»
Optimize o seu perfil
Liste as suas competências. Os recrutadores querem ver mais do que cargos. Escolha cinco skills para destacar em cada função que desempenhou.
Preencha a secção “Sobre”. Resuma as principais qualificações e liste as cinco competências mais relevantes para o tipo de função que pretende desempenhar.
Invista na imagem. A primeira impressão é fundamental. Publique uma boa fotografia de rosto, defina uma fotografia de capa e certifique-se de que os logótipos dos seus empregadores aparecem.
Oculte a sua idade. A discriminação etária existe e é real. Se tiver mais de 40 anos, não especifique o ano em que se formou na universidade.
Deixe o badge funcionar
Os recrutadores não só não se preocupam com o badge #opentowork, como alguns até dão prioridade aos candidatos que o utilizem. Mantenha-o visível e escreva sobre isso: articule o tipo de função que pretende; destaque as competências e principais conquistas; seja positivo. Porém, não menospreze o antigo empregador ou antigos colegas.
DÊ UM BOOST AO SEU CURRÍCULO
Aposte num cv a sério
Ninguém nasceu a saber escrever um currículo, por isso pesquise em sites especializados e aprimore o seu cv.
Despiste os bots de IA personalizando o seu cv para cada vaga
As empresas estão cada vez mais a utilizar IA para avaliar os candidatos com base na correspondência entre os seus currículos e a descrição da função. E os recrutadores geralmente priorizam os currículos filtrando-os por palavras-chave do anúncio de emprego. Por isso, certifique-se de que utiliza exactamente essas palavras no seu cv e liste conquistas que demonstrem que já fez o que a empresa procura.
Use um bot para derrotar os bots
A personalização consome tempo, mas existem ferramentas online que podem fazer grande parte do trabalho por si. O Teal, por exemplo, compara o seu currículo com as ofertas de emprego e sugere novos tópicos para os tornar mais compatíveis.
Cuidado com as “boss vibes”
Muitas empresas estão a reduzir o número de gestores intermédios, o que tem obrigado profissionais de nível sénior a candidatarem-se a cargos de nível inferior. Se for o seu caso, não dê ênfase às suas competências de gestão no seu cv, em vez disso, posicione-se como um jogador/treinador. Destaque as formas como continuou a contribuir como colaborador individual, mesmo estando numa posição de supervisão.
Não pense que vai trabalhar em casa
Dada a tendência de regresso ao escritório, a maioria das empresas está a anunciar apenas para funções presenciais ou híbridas. Muitos recrutadores nem se dão ao trabalho de considerar candidatos que vivem longe. No seu currículo, especifique o local onde vive no topo. Se for longe dos escritórios da empresa e estiver disposto a mudar-se, indique-o ao lado da sua localização actual.
Competências do trabalho remoto
Se se candidatar a uma vaga híbrida, adapte o seu currículo para provar que é bom a trabalhar remotamente, como autonomia e gestão eficaz de tempo. Anote as funções que desempenhou e que foram totalmente remotas e mostre a sua experiência a trabalhar com equipas distantes.
Deixe de lado a carta de apresentação
Ninguém lê. Para as empresas que precisam de uma, envie algo genérico, mas não gaste muito tempo a personalizá-la. O currículo é o documento muito mais importante.
COMECE A CANDIDATAR-SE
Chegue primeiro
Muitos sistemas de rastreio apresentam os candidatos pela “ordem de chegada”, mas nem sempre os recrutadores seleccionam todos os candidatos e muitas empresas retiram o anúncio assim que recebem candidatos suficientes, o que pode acontecer em poucos dias. Por isso, certifique-se de que se candidata o mais rapidamente possível. Dica profissional: configure alertas de emprego no LinkedIn para receber uma notificação sempre que uma nova vaga for publicada.
Fure a fila
A menos que uma empresa lhe diga especificamente para não o fazer, envie uma mensagem directa ou um e-mail apresentando-se ao recrutador. Mostra iniciativa e pode suscitar a curiosidade do recrutador para clicar no seu perfil do LinkedIn (e se gostar do que vir, colocá-lo-á no caminho rápido).
Faça o que puder para conseguir uma referência
Segundo dados da Greenhouse, com uma referência tem nove vezes mais probabilidades de ser contratado do que um candidato sem ela. Uma recomendação de alguém que o conhece bem é melhor, mas se não for próximo de ninguém nessa empresa, tente pôr-se em contacto com os colegas da equipa à qual espera juntar-se. E não tenha vergonha de perguntar se estariam dispostos a falar sobre si com o responsável pela contratação — muitas empresas oferecem bónus de recomendação aos seus colaboradores.
Se não conseguir, candidate-se à mesma
Não consegue encontrar uma ligação na empresa? Experimente à mesma. Numa análise, a Greenhouse descobriu que 68% das contratações feitas pelos seus clientes eram de candidatos externos sem referências. As hipóteses serão baixas, mas não custa tentar.
ARRASE NAS ENTREVISTAS
Faça o trabalho de casa
Houve uma altura em que os profissionais experientes podiam improvisar entrevistas apenas com base no carisma. Osc tempos mudaram. Agora, espera-se que o candidato tenha feito uma pesquisa extensa e isso vai além do site oficial. Leia todas as notícias sobre a empresa, assista a todos os vídeos institucionais que puder e esteja pronto para mostrar que já compreende os problemas que a empresa está a enfrentar e por que é o único qualificado para os resolver.
Obtenha ajuda do ChatGPT
Dê a descrição do cargo, o seu currículo e o cargo do entrevistador, e peça ao ChatGPT para gerar várias perguntas de exemplo para responder. Pode até fazer com que ele analise as suas respostas, mas na entrevista não reproduza as suas sugestões na íntegra. Os recrutadores conseguem perceber quando está a replicar respostas prontas e robóticas.
Utilize o método STAR
Se uma pergunta de entrevista começar com “conte-me uma ocasião em que…”, a sua resposta deve ser estruturada em quatro etapas: Situação, Tarefa, Acção, Resultado (STAR). Além de preparar as suas respostas pode construir uma folha de cálculo de histórias formatadas no método STAR e mantê-la actualizada.
Cuidado com a resposta a esta pergunta
Não responda “Sou perfeccionista” à pergunta “Qual é a sua maior fraqueza?”. É ridículo, e os recrutadores vão perceber isso imediatamente. Em vez disso, fale sobre algo que já foi uma fraqueza e depois explique como a superou.
Envie um e-mail de agradecimento
E não um genérico “muito obrigado pela entrevista de ontem”. Mencione algo específico da conversa que o tenha impressionado ou um pensamento adicional que tenha tido sobre algo que lhe foi perguntado. Ganhará pontos extra se conseguir ligar isso aos contributos que espera dar.
Coleccione os fracassos
Foi rejeitado? Encare-o como mais uma oportunidade de networking. Envie ao entrevistador um pedido de ligação no LinkedIn e pergunte se pode contactá-lo dentro de alguns meses para ver se há mais vagas disponíveis.
MANTENHA A CALMA
Seja organizado
É comum os candidatos a emprego manterem uma folha de cálculo com as vagas a que se candidataram. Mas ainda mais importante é registar todas as pessoas com quem falou ao longo do caminho. Inclua onde trabalham, como os conheceu, um resumo da conversa que tiveram e quando falaram. Depois, contacte-os a cada poucos meses e peça uma indicação quando houver uma vaga de emprego na empresa.
Não leve as rejeições a peito
A Datapeople, fornecedora de análises de recrutamento, descobriu que quase um terço de todas as ofertas de emprego nunca resultam em contratação e são inúmeros os factores que estão em jogo, por isso isso, pare de ficar obcecado com o motivo da sua rejeição, provavelmente não teve muito a ver consigo. Siga em frente.
Crie um grupo de apoio
Actualmente, a procura de emprego é uma odisseia. Certifique-se de que se rodeia de pessoas que realmente compreendem isso. Não está sozinho.
Faça pausas, fins-de-semana, férias.
O esgotamento na procura de emprego é real. Mantenha-se mentalmente saudável com pausas.
Se conseguiu a vaga…
Parabéns, mas a procura de emprego ainda não terminou. Continue a fazer networking nas empresas da lista, vá a eventos do sector, conecte-se com profissionais. Quanto mais trabalho fizer enquanto tiver um emprego, mais fácil será da próxima vez que estiver à procura de um.