A mania de agradar os outros pode estar a sabotar o seu potencial de liderança. Eis como parar de o fazer

Procurar a validação dos outros pode ter benefícios no curto prazo, mas com o decorrer do tempo não compensa. A Fast Company partilha quatro estratégias para que possa encontrar o equilíbrio certo entre procurar aprovação externa e atrair outras pessoas com confiança a apreciarem o seu merecido valor.

Liderança é a arte de influenciar outras pessoas a agir e a promover mudanças. Claro que é mais fácil dizer do que fazer, primeiro porque as pessoas são complexas e, segundo, porque mudar comportamentos leva tempo e esforço. Assim, num esforço de minimizar o atrito com os colaboradores para obter os resultados desejados, muitos líderes caem numa armadilha: agradar às pessoas.

Agradar pode, aparentemente, funcionar no curto prazo. Também pode parecer a única maneira de ter sucesso. Afinal, operamos num mundo altamente competitivo, transaccional e repleto de distracções, onde obter a adesão das pessoas é fundamental para atingir os objectivos. E sejam eles quais forem, somos constantemente instruídos a seguir a sabedoria convencional de que “o cliente tem sempre razão” e a focar-nos nos seus benefícios.

Além disso, não agradar aos outros pode ter um efeito prejudicial na reputação, especialmente porque as pessoas falam. Um estudo descobriu que 95% dos clientes partilham as suas más experiências com outras pessoas e 87% partilham as boas experiências. A forma como os outros falam sobre si pode impactar qualquer negócio, e ter consciência da importância da sua reputação pode deixar qualquer um inclinado a procurar aprovação a qualquer custo.

Ainda que agradar os outros possa funcionar temporariamente a seu favor, muitas vezes tem um retorno negativo.

Várias pesquisas mostram que praticamente não há benefício em prometer em demasia. Na verdade, muitas vezes leva à decepção e pode passar uma mensagem de deferência excessiva, posicionando a pessoa como inferior no futuro do relacionamento.

É fundamental saber que fazer muito para provar o seu valor pode ser prejudicial, tanto para a sua capacidade de influenciar e liderar os outros, como para a sua autoestima. Aqui estão quatro estratégias que vão ajudar.

Lembre-se de que agradar a todos no curto prazo limita a influência no longo prazo

Num esforço de demonstrar valor às pessoas que detêm o poder sobre a sua carreira, é fácil cair no modo “obter validação”. Como líder pode pensar que, desde que mantenha o seu chefe e os seus clientes satisfeitos, está tudo bem. Mas esse foco pode limitar drasticamente a sua capacidade de ser visto como um líder eficaz. Os outros procuram nos líderes inspiração e direcção constantes.

Demonstre o seu valor baseado em objectivos claros

Muitas vezes, as pessoas a quem deseja agradar também procuram a validação dos outros. Por isso, quando se sentir a duvidar se é bom o suficiente aos olhos de alguém, lembre-se de que a maioria das pessoas não está a pensar em si e estão muito mais focadas em si mesmas.

Portanto, pare de procurar validação externa (que é subjectiva, imprevisível e inconstante) e comece a provar a si mesmo o que sabe e consegue fazer bem. Esse aumento de autoeficácia irá atrair mais pessoas.

Essa estratégia pode levar tempo, mas a recompensa será maior. Pode gastar o seu tempo a investir nos seus próprios objectivos e valores, em vez dos objectivos incertos e pouco claros de terceiros.

Faça uma pausa da validação

Tal como planeia, na sua agenda, um tempo para reflexão, pode ser útil fazer uma pausa na procura de validação de outras pessoas.

Se precisa de agradar os outros para avaliar o seu sucesso, não se preocupe pois não está sozinho. Tirar férias desse feedback pode ser exactamente o que precisa para perceber que é possível ter sucesso independentemente da aprovação dos outros. Ainda mais importante, essa pausa pode revelar que está pronto para alcançar o próximo nível da sua carreira.

Procure validação em si próprio

Ao perguntar-se constantemente se é aprovado pelos demais, vai acabar por diminuir o poder dos seus sistemas internos de validação. E quando as percepções dos outros e a atenção excessiva que lhes dá atrapalham o conhecimento que tem de si próprio, está a subestimar os seus pontos fortes e a sua competência, o que pode levar a insegurança.

Comprometa-se a lidar com essa insegurança, reconhecendo triunfos passados e honrando as suas intenções, tal como o faz com os demais. Uma pesquisa revela que escrever, para si mesmo, sobre a sua situação de forma mais compassiva pode reduzir drasticamente a autocrítica e as dúvidas.

E quando muda o seu afecto emocional para um nível mais positivo, pode perceber que é hora de evoluir e mudar para alcançar o seu potencial. A partir daí, poderá orgulhar-se dos seus pontos fortes e aportar valor com base na confiança conquistada e não na deferência.

Procurar a aprovação dos outros faz parte da natureza humana e traz recompensas a curto prazo. Mas desenvolver uma necessidade crónica de provar o seu valor pode impedi-lo de ver o seu valor interno, bem como diminuir a sua posição aos olhos dos outros e sabotar o seu potencial de liderança. Com estas estratégias, pode abordar os seus colegas e clientes com um nível saudável de autoconfiança que será retribuída com reconhecimento e respeito.

Ler Mais