A qualidade do sono é fundamental para a saúde e também para o desempenho profissional. Se dorme mal, veja aqui o que deve mudar
Ninguém consegue estar no seu melhor quando não dorme o suficiente.
Por isso a Forbes reuniu cinco dicas para melhorar o sono para aumentar a resiliência e o desempenho:
1. Estabeleça um hábito de sono consistente
Para evitar os efeitos negativos do sono excessivo, tente dormir e acordar à mesma hora ao fim de semana, com uma janela de no máximo de duas horas de diferença em relação à sua rotina diária.
2. Evite luzes fortes antes de dormir
A melatonina, uma substância química do cérebro que promove o sono, é desencadeada pela escuridão. Assim, diminuir as luzes do ambiente avisa o corpo de que é hora de mudar a produção de serotonina para a melatonina.
3. Rastreie
Já há aparelhos que monitoram o tempo gasto em cada etapa de descanso, assim como a frequência cardíaca padrão e a contagem de passos. Usá-lo quando for dormir trará mais consciência sobre a quantidade e a qualidade do sono.
4. Esqueça a bebida
Embora uma taça de vinho ou algumas cervejas possam ajudá-lo a adormecer mais rápido, o álcool reduz o tempo gasto no sono REM, o estágio mais restaurador para o cérebro.
5. Mude a sua mentalidade
O sono é tão essencial para a saúde e para a performance quanto uma dieta saudável e o exercício físico. Não é algo opcional.