A subida das taxas de juro está a criar uma tendência na procura de casas. Adivinha qual é?
Cerca de 50% dos portugueses já está a optar por trocar o imóvel actual por casas com áreas mais pequenas e valores mais baixos, para evitar risco de incumprimento dos empréstimos, num período em que a subida das taxas de juro pressiona, cada vez mais, os orçamentos familiares, revelou a imovendo, após análise de um inquérito a mais de 800 pessoas que, na primeira semana de Abril, utilizaram a imobiliária digital para encontrar propriedades.
Além disso, o inquérito revelou ainda que 20% dos proprietários que colocaram um imóvel à venda no primeiro trimestre do ano, fizeram-no para colmatar as necessidades que se acumulam devido à inflação e aumento das taxas de juro.
Apenas 23% dos portugueses que consultaram a imovendo na primeira semana de Abril procuravam imóveis com valores e áreas superiores aos que actualmente possuíam, face aos 47,9% que se registaram na primeira semana de Janeiro.
O estudo revela que o número significativo de proprietários a vender os seus imóveis para fazer face a necessidades financeiras reflecte o adensar da incerteza económica e das dificuldades nos orçamentos das famílias portuguesas.