Accenture e Geek’alm acreditam que são necessárias mais mulheres no sector da tecnologia

O terceiro e último episódio da campanha Women in Tech em Portugal da Kaspersky já foi lançado e, desta vez, conta com a Managing director da Accenture Portugal, Paula Fernandes. À conversa com a Youtuber de tecnologia Geek’alm, Paula Fernandes revela que o futuro passa cada vez mais por profissões relacionadas com tecnologia, mas que são necessárias mais mulheres para assegurar a diversidade no sector.

Paula Fernandes conta com mais de 10 anos de experiência na área da tecnologia e iniciou o seu percurso profissional na área de planeamento e gestão da Sonae Turismo, após ter concluído a sua formação em economia, no ISEG.

Chegou à Accenture em 2001 como SAP Logistic consultant e foi seguindo o seu percurso na empresa, até se tornar Managing director, função que só recentemente começou a desempenhar. Ao longo da conversa, Paula Fernandes partilha a sua visão em relação ao universo das tecnologias e às oportunidades de carreira, reconhecendo a sua paixão pela área de IT e referindo que vê a mesma como uma das grandes apostas para futuras carreiras profissionais.

A Managing director da Accenture aborda igualmente a sua experiência e percurso profissional até chegar à sua posição actual, partilhando também várias perspectivas relativamente às oportunidades na área de IT e às questões de género. Crente no futuro das tecnologias e de uma crescente igualdade entre homens e mulheres, salienta que: «Hoje em dia, há tanta necessidade de talento na área tecnológica que o género é um pormenor. Já não estamos a falar de selecionar A ou B, precisamos dos dois, dos três, dos quatro, dos 100. Posso dizer que a Accenture Portugal, este ano, já conseguiu recrutar talvez 500 pessoas para a área de tecnologia. Já estamos com um nível de necessidade em que a questão de ser homem ou mulher não se põe, e acredito que, de uma maneira geral, as empresas não olhem para essa questão».

Porém, Paula Fernandes destaca também que, para muitas mulheres, no momento de escolha do seu curso ou formação, as áreas das tecnologias ou engenharia informática ainda não são a primeira opção, havendo, por isso, uma necessidade de incutir, desde o início, a curiosidade nos mais jovens. A profissional de IT reconhece também que há mais mulheres a enveredar pela área de IT, mas, efetivamente, a Accenture Portugal continua a receber mais candidaturas de profissionais do sexo masculino do que do sexo feminino.

De acordo com as conclusões do estudo realizado pela Kaspersky a nível global, que procurou aferir as percepções sobre as diferenças de género dentro da indústria tecnológica, cerca de um terço (38%) das mulheres inquiridas afirmaram que a falta de profissionais femininas na indústria é um dos factores que as faz recear entrar no sector, o que permite concluir que ainda existem muitas inseguranças e preconceitos em jogo que podem limitar o acesso à profissão.

Para Evgeniya Naumova, vice-presidente da Rede Global de Vendas da Kaspersky e porta-voz da campanha, «é necessário reforçar e consciencializar que a indústria tecnológica tem lugar para as mulheres e este é um caminho que precisa de começar o mais cedo possível. Ter mais mulheres a trabalhar na indústria vai certamente inspirar e tranquilizar outras, relativamente a certos receios que possam estar associados à desigualdade de género no sector».

E acrescenta que: «Na Kaspersky, temos o poder de encorajar jovens mulheres a não desistirem de uma carreira bem-sucedida no sector tecnológico, apenas porque esta é uma área em que os homens se encontram em maioria numérica. E é isso que queremos fazer. Utilizar a nossa voz para incentivar à mudança e continuar a contrariar tendências menos favoráveis para o universo feminino, e que vão muito além da tecnologia».

A Women in Tech @ Kaspersky Portugal é uma campanha promovida pela Kaspersky, que pretende dar voz a várias mulheres portuguesas que trabalham no sector de IT e cuja carreira pode inspirar outras a juntarem-se ao mundo da tecnologia. Assista aqui à última conversa. Todos os episódios da campanha estão disponíveis no canal de YouTube da Geek’alm.

Ler Mais