Acha o seu chefe assustador? Estes são os emails mais “terríveis” dos principais CEO das tecnológicas
Alguma vez se perguntou como seria receber um e-mail do seu chefe se ele fosse o Steve Jobs ou o Elon Musk? A liderança também tem um lado negro, onde as palavras podem ser armas afiadas e as decisões têm consequências globais. Mensagens que revelam a pressão, as exigências e o medo que quem está no topo do poder pode gerar. O El economista partilha os mails mais assustadores de alguns conhecidos CEO.
O mundo da tecnologia é caracterizado pela inovação e mentes brilhantes, mas por trás dos ecrãs escondem-se figuras imponentes com muito poder. Eis alguns dos e-mails mais assustadores dos CEO de tecnologia.
Elon Musk, CEO da Tesla
O mundo inteiro conhece Elon Musk e a sua personalidade excêntrica, e é bem sabido que trabalhar para ele pode ser um inferno (que o digam os ex-colaboradores do Twitter). Musk não hesita na hora de despedir e receber um e-mail destes não deixa, certamente, ninguém indiferente.
“Quem quiser estar em teletrabalho tem de estar no escritório no mínimo (e digo mínimo) de 40 horas por semana ou sair da Tesla. Isto é menos do que pedimos aos trabalhadores das fábricas. Se não apareceres, assumiremos que te despediste.”
Steve Jobs, antigo CEO de Apple
Steve Jobs aparentava ser uma pessoa calma e tranquila, porém isso não impedia de, de vez em quando, mostrar o seu lado mais intimidante. Embora o e-mail não fosse para os colaboradores, mas sim para o CEO da Adobe, Bruce Chizen, o tom da mensagem sugere que Jobs não era “pera doce” quando estava zangado.
“Bruce,
A Adobe está a contratar pessoas da Apple. Já contrataram uma pessoa e estão a chamar muitas mais. Tenho uma regra fixa com os nossos responsáveis de recrutamento: não contratamos na Adobe. Parece que tem uma política diferente. Um de nós tem de mudar de política.
Por favor, diga-me quem.
Steve”
Mark Zuckerberg, CEO da Meta
Mark Zuckerberg é outro dos CEO de tecnologia que parece nunca se zangar e está sempre de bom humor, mas a verdade é outra. A fuga de documentos internos é algo que o incomoda, e é quase garantido que quando este e-mail chegou ao destinatário, deve ter sido dominado pelo medo.
“Por favor, demite-te.
Peço a quem tenha partilhado isto que se demita imediatamente.
Se achas que em algum momento é apropriado partilhar informação interna, deves sair. Se não te demitires, é garantido que vamos descobrir quem és de qualquer forma.”
Andy Jassy, CEO da Amazon
Regressar ao escritório depois de meses de teletrabalho foi um assunto polémico nas empresas, especialmente nas tecnológicas, mas receber um email como o do CEO da Amazon, Andy Jassy, certamente fará pensar duas vezes antes de reclamar.
“O momento de desacordo e comprometimento já passou.
E se não consegues discordar e comprometer-te, também o entendo, mas provavelmente não vai resultar para ti na Amazon, porque vamos regressar ao escritório pelo menos três dias por semana e não é correcto que todos os nossos colegas estejam três dias por semana e que as pessoas se neguem a estar dois.”
Bob Iger, CEO da Disney
Os cortes massivos nas empresas deixam qualquer um sem dormir, e o CEO da Disney, Bob Iger, avisar que isso vai acontecer e que em breve será enviado um e-mail a dar nota disso, as horas seguintes no escritório devem ser bem assustadoras.
“Vamos cortar 7 mil postos de trabalho, a situação económica obriga-nos a isso. Nas próximas horas as pessoas seleccionadas receberão um email a informar que os seus serviços na empresa já não são necessários.”