Acha que teletrabalho é o modelo preferido dos colaboradores? Engana-se, estudo diz que é o modelo presencial.

O teletrabalho é um modelo de trabalho que tem vindo a ganhar adeptos, mas modelo presencial continua a ser o preferido dos colaboradores, sendo a primeira preferida por apenas 11% dos profissionais. Esta é uma das conclusões do estudo “Necessidades e Expectativas dos Colaboradores de Empresas em Portugal”, desenvolvido pela Multipessoal, que analisou tendências e preferências dos colaboradores de empresas no país.

 

A principal razão para a preferência pelo trabalho 100% presencial é o facto de não haver outra hipótese para a realização do trabalho (34%) e o contacto humano/socialização (32%).

Quanto ao modelo híbrido, este é eleito como o favorito por 40% dos inquiridos, destacando-se o escalão etário dos 25 aos 34 anos, em que 48% prefere este regime de trabalho, e a área da Grande Lisboa, em que mais de metade dos profissionais (51%) elege esta opção.

O poder de escolha entre trabalhar em casa ou no escritório (31%), a poupança em tempo e dinheiro (28%), a flexibilidade (25%) e a conciliação da vida profissional com a vida pessoal (25%) são os principais drivers de quem prefere o modelo de trabalho híbrido.

No que se refere aos modelos de trabalho em vigor, o estudo revela que 78% dos inquiridos se encontra actualmente a trabalhar de forma exclusivamente presencial, 17% num regime híbrido e apenas 5% num modelo totalmente remoto.

Em termos globais, 64% dizem estar satisfeitos com o modelo de trabalho que têm atualmente, no entanto, mais de 1/3 preferia ter outro. Destes, 27% preferiam o trabalho em regime híbrido e apenas 1% um modelo totalmente presencial.

Ler Mais