Adecco: Um compromisso com a diversidade e inclusão
Na Adecco, a diversidade e a inclusão, fazem parte de uma jornada para um futuro melhor e constituem um pilar incontornável na estratégia de Employer Branding.
Num mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a estratégia de Employer Branding torna-se a peça-chave para as organizações se destacarem na atracção e fidelização dos melhores talentos. Na Adecco, esta estratégia vai além da mera procura por profissionais qualificados. De acordo com Vânia Borges, directora de Recursos Humanos da empresa, este é um compromisso sólido enraizado nos valores da marca, que se destaca pela abordagem centrada no apoio aos candidatos e pelo compromisso com a diversidade e inclusão. «Na Adecco, os nossos colegas descobrem um propósito e abraçam-no de forma autêntica e apaixonada. Este propósito vai para além do ambiente profissional, pois a empresa torna- se uma força positiva na vida de cada colaborador ao contribuir para a construção de carreiras significativas e ao impactar positivamente a sociedade», acrescenta a mesma responsável.
Os pilares estratégicos da Adecco são, por esse mesmo motivo, bastante claros: trabalhar para que outros possam fazê-lo. «Esta abordagem destaca-se pela ênfase no acompanhamento dos candidatos, garantindo não apenas que encontram uma posição desejada, mas que essa posição seja um verdadeiro match para os seus objectivos profissionais e pessoais», complementa Vânia Borges. A componente social é inegável e impacta diariamente a vida de pessoas e famílias ao facilitar a procura de oportunidades profissionais.
A preocupação da Adecco com a diversidade e inclusão é de tal forma impactante que foi reflectida na criação de um departamento, em Agosto de 2014, dedicado a promover um ambiente de trabalho inclusivo. Esta iniciativa não é apenas uma resposta às tendências sociais, mas sim um compromisso estratégico que reforça a mensagem de que a diversidade é uma peça crucial para o sucesso da organização. «A Adecco não abraça apenas a diversidade, mas integra-a de forma activa no seu Employer Branding», sublinha a directora de Recursos Humanos.
O objectivo deste departamento é facilitar a contratação, contribuindo para a construção de ambientes de trabalho inclusivos. No entanto, a empresa não esconde os desafios, especialmente na contratação de pessoas portadoras de deficiência com experiência profissional limitada. Segundo Vânia Borges, «a empregabilidade deste grupo ganhou destaque nos últimos dois anos, mas ainda enfrenta obstáculos que a Adecco está comprometida em superar».
A implementação do compromisso com a diversidade e inclusão passou por várias fases, começando com uma análise e foco na comunicação interna e externa. A formação e a gestão de carreiras de candidatos tornaram-se elementos-chave para assegurar uma integração bem-sucedida. Os resultados são especialmente visíveis na sensibilização das equipas internas, evidenciada pela adesão ao mês da Diversidade. «A participação activa dos colaboradores com o Departamento de Diversidade e Inclusão é um sinal de que a estratégia está no caminho certo, e as histórias concretas de candidatos reflectem o impacto positivo nas suas vidas», partilha a mesma responsável.
Pode, desta forma, dizer-se que a colaboração com clientes para promover valores de diversidade e inclusão tem sido bem recebida. O feedback positivo dos colaboradores e dos candidatos reflecte o reconhecimento e o orgulho pela decisão da Adecco em investir na diversidade e na inclusão. A crescente consciencialização, especialmente entre as gerações mais jovens, reforça a importância deste compromisso.
Procurar primeiro o candidato e depois a vaga
A estratégia de Employer Branding da Adecco, com destaque na diversidade e inclusão, diferencia a empresa num mercado cada vez mais competitivo. A preparação interna para acolher a diversidade não é apenas uma resposta a normas sociais, mas uma distinção que posiciona «a Adecco como líder na contratação de pessoas com deficiência».
Numa empresa de Recursos Humanos, a estratégia de Employer Branding, especialmente focada na diversidade e inclusão, é vital. A Adecco reconhece a responsabilidade de apresentar candidatos diversos, contribuindo para ambientes de trabalho mais enriquecedores. Do percurso na área de diversidade e inclusão, destacam-se, assim, dois ensinamentos essenciais: a preparação da empresa para acolher a diversidade como prioridade, e a abordagem de procurar primeiro o candidato e depois a vaga.
A diversidade desempenha um papel crucial no reforço da responsabilidade corporativa, ampliando a reputação interna e externa e o sentido de pertença à empresa. O Employer Branding é, na opinião da directora de Recursos Humanos, reforçado quando a empresa é um exemplo de diversidade e inclusão: «Acredito que a diversidade e a inclusão são os alicerces de um futuro melhor, mais igualitário e mais harmonioso para todos».
Cabe, então, a cada pessoa não apenas reconhecer a importância desses valores, mas também agir activamente para incorporá-los nas suas vidas, organizações e sociedades. «Quando celebramos e abraçamos as diferenças, estamos a construir um mundo mais rico, onde a verdadeira força reside na nossa capacidade de unir, aprender e prosperar juntos. Não é apenas uma questão de vantagem competitiva ou de cumprir normas sociais; é uma questão de justiça, compaixão e, em última instância, de construir um legado de inclusão que irá ecoar nas gerações vindouras», reflecte Vânia Borges.
A diversidade e a inclusão não são apenas palavras. De acordo com a mesma profissional, «são o caminho para um futuro verdadeiramente brilhante e globalmente unido, onde cada voz é valorizada, cada história é celebrada e cada ser humano é empoderado a alcançar o seu potencial máximo. Agora, cabe a cada pessoa construir esse futuro, um passo inclusivo de cada vez».
Com a sua estratégia de Employer Branding, a Adecco espera ser um exemplo e inspirar outras empresas a seguir o caminho da inclusão, na construção de um futuro onde todos tenham a oportunidade de fazer parte do mundo do trabalho.
Vânia Borges
Directora de Recursos Humanos, Adecco
Este artigo faz parte do especial “Employer Branding Best Practices” publicado na edição de Janeiro (n.º 157) da Human Resources, no âmbito da Employer Branding Conference 2024, promovida pela Talent Portugal.
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