Adecco: Um compromisso com a diversidade e inclusão

Human Resources
31 de Janeiro 2024 | 13:30

Na Adecco, a diversidade e a inclusão, fazem parte de uma jornada para um futuro melhor e constituem um pilar incontornável na estratégia de Employer Branding.

 

Num mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a estratégia de Employer Branding torna-se a peça-chave para as organizações se destacarem na atracção e fidelização dos melhores talentos. Na Adecco, esta estratégia vai além da mera procura por profissionais qualificados. De acordo com Vânia Borges, directora de Recursos Humanos da empresa, este é um compromisso sólido enraizado nos valores da marca, que se destaca pela abordagem centrada no apoio aos candidatos e pelo compromisso com a diversidade e inclusão. «Na Adecco, os nossos colegas descobrem um propósito e abraçam-no de forma autêntica e apaixonada. Este propósito vai para além do ambiente profissional, pois a empresa torna- se uma força positiva na vida de cada colaborador ao contribuir para a construção de carreiras significativas e ao impactar positivamente a sociedade», acrescenta a mesma responsável.

Os pilares estratégicos da Adecco são, por esse mesmo motivo, bastante claros: trabalhar para que outros possam fazê-lo. «Esta abordagem destaca-se pela ênfase no acompanhamento dos candidatos, garantindo não apenas que encontram uma posição desejada, mas que essa posição seja um verdadeiro match para os seus objectivos profissionais e pessoais», complementa Vânia Borges. A componente social é inegável e impacta diariamente a vida de pessoas e famílias ao facilitar a procura de oportunidades profissionais.

A preocupação da Adecco com a diversidade e inclusão é de tal forma impactante que foi reflectida na criação de um departamento, em Agosto de 2014, dedicado a promover um ambiente de trabalho inclusivo. Esta iniciativa não é apenas uma resposta às tendências sociais, mas sim um compromisso estratégico que reforça a mensagem de que a diversidade é uma peça crucial para o sucesso da organização. «A Adecco não abraça apenas a diversidade, mas integra-a de forma activa no seu Employer Branding», sublinha a directora de Recursos Humanos.

O objectivo deste departamento é facilitar a contratação, contribuindo para a construção de ambientes de trabalho inclusivos. No entanto, a empresa não esconde os desafios, especialmente na contratação de pessoas portadoras de deficiência com experiência profissional limitada. Segundo Vânia Borges, «a empregabilidade deste grupo ganhou destaque nos últimos dois anos, mas ainda enfrenta obstáculos que a Adecco está comprometida em superar».

A implementação do compromisso com a diversidade e inclusão passou por várias fases, começando com uma análise e foco na comunicação interna e externa. A formação e a gestão de carreiras de candidatos tornaram-se elementos-chave para assegurar uma integração bem-sucedida. Os resultados são especialmente visíveis na sensibilização das equipas internas, evidenciada pela adesão ao mês da Diversidade. «A participação activa dos colaboradores com o Departamento de Diversidade e Inclusão é um sinal de que a estratégia está no caminho certo, e as histórias concretas de candidatos reflectem o impacto positivo nas suas vidas», partilha a mesma responsável.

Pode, desta forma, dizer-se que a colaboração com clientes para promover valores de diversidade e inclusão tem sido bem recebida. O feedback positivo dos colaboradores e dos candidatos reflecte o reconhecimento e o orgulho pela decisão da Adecco em investir na diversidade e na inclusão. A crescente consciencialização, especialmente entre as gerações mais jovens, reforça a importância deste compromisso.

 

Procurar primeiro o candidato e depois a vaga
A estratégia de Employer Branding da Adecco, com destaque na diversidade e inclusão, diferencia a empresa num mercado cada vez mais competitivo. A preparação interna para acolher a diversidade não é apenas uma resposta a normas sociais, mas uma distinção que posiciona «a Adecco como líder na contratação de pessoas com deficiência».

Numa empresa de Recursos Humanos, a estratégia de Employer Branding, especialmente focada na diversidade e inclusão, é vital. A Adecco reconhece a responsabilidade de apresentar candidatos diversos, contribuindo para ambientes de trabalho mais enriquecedores. Do percurso na área de diversidade e inclusão, destacam-se, assim, dois ensinamentos essenciais: a preparação da empresa para acolher a diversidade como prioridade, e a abordagem de procurar primeiro o candidato e depois a vaga.

A diversidade desempenha um papel crucial no reforço da responsabilidade corporativa, ampliando a reputação interna e externa e o sentido de pertença à empresa. O Employer Branding é, na opinião da directora de Recursos Humanos, reforçado quando a empresa é um exemplo de diversidade e inclusão: «Acredito que a diversidade e a inclusão são os alicerces de um futuro melhor, mais igualitário e mais harmonioso para todos».

Cabe, então, a cada pessoa não apenas reconhecer a importância desses valores, mas também agir activamente para incorporá-los nas suas vidas, organizações e sociedades. «Quando celebramos e abraçamos as diferenças, estamos a construir um mundo mais rico, onde a verdadeira força reside na nossa capacidade de unir, aprender e prosperar juntos. Não é apenas uma questão de vantagem competitiva ou de cumprir normas sociais; é uma questão de justiça, compaixão e, em última instância, de construir um legado de inclusão que irá ecoar nas gerações vindouras», reflecte Vânia Borges.

A diversidade e a inclusão não são apenas palavras. De acordo com a mesma profissional, «são o caminho para um futuro verdadeiramente brilhante e globalmente unido, onde cada voz é valorizada, cada história é celebrada e cada ser humano é empoderado a alcançar o seu potencial máximo. Agora, cabe a cada pessoa construir esse futuro, um passo inclusivo de cada vez».

Com a sua estratégia de Employer Branding, a Adecco espera ser um exemplo e inspirar outras empresas a seguir o caminho da inclusão, na construção de um futuro onde todos tenham a oportunidade de fazer parte do mundo do trabalho.

Vânia Borges
Directora de Recursos Humanos, Adecco

 

 

Este artigo faz parte do especial “Employer Branding Best Practices” publicado na edição de Janeiro (n.º 157) da Human Resources, no âmbito da Employer Branding Conference 2024, promovida pela Talent Portugal.

 

Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Partilhar


Mais Notícias

«O digital está cada vez mais no radar dos directores de RH»

Candidatos com deficiência discriminados

Gestão de Escritórios de Advogados em foco

Como aproveitar as manhãs

Os três segredos da eficácia organizacional

Manuel de Sousa é o novo director-geral da ALD Automotive Portugal

O que mudou na legislação laboral?

Energia que dá vida ao futuro

“Creative Leaders Conference” traz especialista em Inovação Organizacional

ATEC promove dia aberto para apresentar oferta formativa

BES e EDP lançam programa de formação para empreendedores

“Juventude em Movimento” quer por jovens a “mexer” dentro da Europa

Mindcoach promove programa de certificação em skills emocionais

Burger King está à procura de futuros líderes

True-Skills lança formação dedicada ao sector automóvel

Vantagem+ promove seminário sobre nova Lei do Trabalho

Comunique como os melhores

Universidade de Macau recruta professores

Inspiring Future forma alunos do Ensino Secundário

Escola de Negócios das Beiras promove formações em Lisboa

ISCTE promove 2.ª edição da Universidade Intergeracional

Vantagem+ promove seminário sobre Risco e Orçamentação

NASA oferece 13 mil euros para ficar deitado durante 70 dias

Universidade do Porto apresenta estudo sobre Empreendedorismo Social

Paulo Pinto nomeado CEO Ibérico da La Redoute

Prémio Europeu de Recursos Humanos com candidaturas abertas

Sofitel apresenta plataforma de emprego

Luís Palha é o novo presidente da direcção da EPIS

Procura trabalho? Cuidado com as redes sociais

Aprenda a escrever o email perfeito

Mindcoach promove workshop para coaches profissionais

UPTEC e Telles Abreu celebram parceria

Semana “Santander és Tu” reforça relação com colaboradores e clientes

Gulbenkian promove estágios para instrumentistas

Human Resources Portugal lança suplemento de Emprego

Neves de Almeida adquire Palmon Search & Assessment

Número de casais desempregados duplicou em Novembro

Nova direcção de negócio do Sector Público da Microsoft Portugal

“Prefere ser trabalhador por conta de outrem ou por conta própria?”

As profissões mais e menos stressantes em 2013

“O futuro do trabalho já chegou?”

Startup Pirates

Lexmark adquire Acuo Technologies

5 tendências que vão definir o mundo do trabalho em 2013

Os melhores CEO de 2012

Sumol+Compal despede 70 trabalhadores

Vantagem + e PHC unem-se para formar profissionais

The Lisbon MBA apresenta “You suck!”

SAS prepara-se para encerrar postos de trabalho

Empresas alemãs querem investir em Portugal

Estágios para estudantes de engenharia e ciências no Japão

Grupo CH distinguido internacionalmente

Quidgest anuncia projecto de internacionalização

As tendências e o futuro do retalho em debate

Contentores e autocarros transformam-se em escritórios

Portucalense lança curso em Cultura e Economia Criativa

Oeiras International School pretende ser referência no ensino

O que têm em comum o humor e a gestão?

Companhias aéreas brasileiras Azul e Trip fundem-se

Equilíbrio entre a vida profissional e pessoal a melhorar

Aprender a não levar trabalho para casa

Diogo Faria de Oliveira eleito presidente da AEPSA

Schneider Electric entre as 100 Empresas Mais Éticas do Mundo

Empresários europeus debatem gestão do risco

60% das empresas com benefícios para colaboradores

Conhecidos os vencedores em Comunicação Interna

Grupo Golden lança nova área de negócios

Formação: Revista interna e newsletter

Talenter discute a felicidade

3.ª conferência da Human Resources Portugal

253 novos desempregados por dia

Mais de 2.800 profissionais na Expo RH

Ernst & Young procura jovem talento da fiscalidade

Gestão de Talento na área dos Media

296 vagas na União Europeia

Empresas não estão preparadas para gerir crises nos media sociais

Processos aumentam no PEETT

EGP-UPBS lança 3ª edição do programa em Gestão Internacional

GMV seleccionada para projecto europeu

98 mil trabalhadores dispensáveis

Greve geral na quinta-feira

Escolhas profissionais que garantem a felicidade

Concursos Internacionias como Oportunidade de Negócio

Edição de Março já nas bancas

Os países mais verdes

As melhores universidades do mundo

Dois anos para ter subsídio com recibos verdes

Coaching em encontro científico

IFE elege Masters do Capital Humano

EGP-UPBS abre candidaturas

Como Portugal pode dar o salto

Seminário internacional sobre consumo de psicotrópicos no trabalho

Raul Orofino: Formar com humor

Antonio Huertas é o novo presidente da Mapfre

Sumol + Compal investe 8 milhões em Moçambique

Aprender a liderar

Ábaco Consultores cresce 40%

Creativesystems lança solução inovadora na Alemanha

Human Resources Portugal na Expo RH

Ajuste na economia mais rápido que o esperado

2 mil empregos em perigo com escalada do preço dos combustíveis

EDP lança prémio de inovação

Como apresentar um CV a uma empresa

Zeinal Bava eleito 2º melhor CEO europeu

Filipe Ribeiro com novas funções na HP

As mulheres mais ricas do mundo

Empreendedorismo: os perfis a seguir no Twitter

ISLA apresenta 3º iExecutive

As 7 características de uma start-up “cool”

Como fazer uma empresa crescer

Portugal perde 8,2% trabalhadores independentes

Multipessoal com novo director da zona Sul

Bombeiros são os profissionais que despertam mais confiança

Aprender a gerir o tempo

Primeiro seminário de Gestão de Qualidade da Vantagem+

Quidgest promove World Wide Innovation

5 Conselhos para reconhecer fraudes no Facebook

Especialista mundial de Liderança em Portugal

Workshop: Pensar Cliente

José Falcão Mena responsável por novo departamento da Sonae Sierra

Empreendedorismo aplicado à indústrias criativas

Secretária de Estado do Turismo debate futuro do sector

Desemprego na mira dos investidores

HP com novo director geral

Acções de Team Building gratuitas

Greve Geral: Autoeuropa interrompe produção

Siemens Portugal vence prémios internacionais de comunicação

Nuria Chinchilla debate “Chegar ao topo é desejável para todos?”

Edição de Novembro nas bancas

Guru norte-americano: PME devem exportar

Curso de Técnico Superior de Segurança e Higiene no Trabalho

Vantagem+ organiza seminário de GRH em Cabo Verde

REN lidera ranking ibérico em RH, saúde e segurança no trabalho

Noesis com nova Business Manager

Leo Burnett desafio estagiário a ocupar lugar de director criativo

Semana do empreendedorismo em 106 países

Bentley convida colaboradores do futuro

PLMJ no ranking do Financial Times

Porque as mulheres ganham menos

Mudar de carreira: de músico a gestor

Reestruturação na Soares da Costa

Egor lança motiva4one

O poder da era digital em debate

Vistos para Angola em 30 dias e por 3 anos

Nova rede social para encontrar emprego

Inédito desde 2009: Portugal cria emprego

Desemprego desce na Europa

Sonae Sierra com empreendimento no Brasil

SEDES debate a “Escola do Futuro”

Gestores de investimento mais influentes

42 milhões de euros para investir

Brasil: mais vagas para executivos

Bank of America corta 30 mil lugares

Desemprego jovem surpreende Poul Thomsen

Correios dos EUA corta 120 mil lugares

Portugueses são os mais motivados da Europa do Sul

Melhores líderes têm estilo diversificado

Economia Moçambicana cresce 7,1%

Vantagem+ lança “Master PMP Program”

A Revolução Subtil

Políticas de RH para promover liderança no feminino

Pedido de trabalho original para a Google

Estão abertas inscrições para o Oracle University Masters

Profitecla reforça atribuição de subsídios

MRW com campanha para estudantes

Google+ suspende páginas da RTP e do Público

Irmã de Zuckerberg despede-se do Facebook

Google atinge 25 milhões de utilizadores

Encontrar trabalho depois dos 40

Os novos desafios da liderança

Novo director de Negócio na HP

Europac: Fátima de Barros na administração

UAL: Inscrições abertas para MBA Executivo

ROFF distinguida como Employer of the Year

500 professores fora das universidades

Credit Suisse despede 4% dos trabalhadores

40 novos postos de trabalho em Leiria

Américo Amorim é o português mais rico

Portugal em 33º no ranking da inovação

Empresas ibéricas vão ter rating ambiental

Infor contrata 400 engenheiros

Accenture promove saúde e bem-estar

A cultura organizacional afecta a sucessão

Como detectar o talento da inovação

Nobel surpreende precários espanhóis

Usar as férias para evoluir na carreira

Alliance Healthcare com novo CEO

Trabalhadores freelance são felizes

O primeiro passo da carreira: saber escolher o estágio

Liberty Medlog e Pwc associam-se a Porto Business School

Na Crédito y Caución a gravata fica em casa

Profissões do futuro

Bosch e Efacec ganham Prémio de Inovação Cotec

Bancos britânicos pessimistas

Taxa de desemprego jovem sobe para 28,1%

Multinacional reforça aposta na formação de talento jovem em parceria com a Universidade Lusófona

Critical volta a abrir portas para dar a conhecer o programa de Neurodiversidade e mostrar que carreiras tecnológicas estão ao alcance de todos

Cofidis nomeia nova directora de Operações Cliente e Parceiro

NOVA IMS e Universidade de Nova Iorque vão capacitar decisores públicos da Administração Local em dados e IA

Entrevista a Miguel Cruz, presidente da Infraestruturas de Portugal: Uma necessidade imperiosa de mudança, com foco nas pessoas

Está à procura de um emprego e quer destacar-se? Siga o conselho desta coach de carreira

Manpower | Mais além da flexibilidade: integração estruturada e produtividade

Mais de um milhão de estrangeiros estão registados na Segurança Social em Portugal. E a maioria trabalha por conta de outrem ou é trabalhador independente

Caixa Geral de Depósitos aposta na formação dos seus colaboradores

Como melhorar competências, produtividade e rendimento. (re)Veja a apresentação de Matt Beane na XXXI Conferência Human Resources

Mais Notícias