Adene: Aposta na formação sustentável
A Academia ADENE quer reforçar competências e aquisição de novas qualificações profissionais nas áreas de eficiência energética, na certificação energética dos edifícios, nas energias renováveis, na mobilidade sustentável e na eficiência hídrica.
Jorge Barata Marques, director de Formação, Informação e Educação da ADENE – Agência para a Energia, fala da aposta na formação que a entidade tem feito através da Academia ADENE.
Sobretudo direccionada para profissionais do sector de energia, água e sustentabilidade, nomeadamente engenheiros, arquitectos, técnicos, gestores e outros interessados em reforçar conhecimentos ou adquirir novas competências, a Academia ADENE pretende dar respostas aos profissionais de hoje, que querem estar preparados para o amanhã.
Quais os principais objectivos dos executivos que procuram as formações da Academia ADENE?
Os principais objectivos passam pelo reforço de competências e aquisição de novas qualificações profissionais nas áreas de eficiência energética nos edifícios e indústria, na certificação energética dos edifícios, nas energias renováveis, na mobilidade sustentável e na eficiência hídrica. Também se tem vindo a notar um crescimento na procura de formações com reconhecimento internacional, como é o caso dos cursos de Verificação e Medição (CMVP), Factores Ambientais, Sociais e da Governança (ESG) e a Certificação Sustentável LEED.
Quais os programas e cursos de formação actualmente disponíveis na Academia ADENE e de que forma respondem às necessidades do mercado?
Para dar uma ideia da dinâmica da Academia ADENE, no ano passado realizámos mais de 70 acções de formação, nas quais participaram mais de mil formandos, traduzindo-se em mais de 1500 horas de formação.
Na área da Certificação Energética dos Edifícios, mantém-se a procura elevada pelos cursos de Desempenho Energético de Edifícios, no sentido de habilitar os técnicos para avaliar os requisitos energéticos previstos na legislação, avaliar o desempenho energético dos edifícios e determinar a classe energética e respectivas medidas de melhoria.
A Academia ADENE tem promovido acções de formação em gestão de energia e manutenção em edifícios de serviços com o intuito de apoiar os técnicos na elaboração de planos de manutenção e respectiva gestão de energia, com vista à optimização do seu funcionamento. Ainda neste âmbito, encontramo-nos a promover o curso Inspecções a Sistemas de Aquecimento e Arrefecimento em Edifícios, conferindo conhecimentos aos técnicos para avaliar a eficiência de funcionamento dos sistemas, elaboração de relatórios de inspecção e recomendações para a melhoria do desempenho energético dos sistemas técnicos.
Na área dos edifícios, destaca-se a formação de técnicos altamente qualificados nas áreas das auditorias energéticas, reabilitação de edifícios, sistemas de automação e controlo de edifícios, ventilação, entre outros.
Nas energias renováveis, a formação em sistemas fotovoltaicos representa actualmente o curso com maior procura do mercado, tendo sido direccionado para a componente do autoconsumo e comunidades de energia, com o objectivo de capacitar os profissionais para o mercado dos sistemas fotovoltaicos, potenciando a produção de electricidade destinada à produção de energia descentralizada.
Na área da gestão de energia, muitas empresas têm frequentado o curso relativo à ISO 50001 para qualificar auditores em Sistemas de Gestão de Energia.
A Academia ADENE disponibiliza, igualmente, formações com reconhecimento internacional, como é o caso do curso de Verificação e Medição (CMVP), Factores Ambientais, Sociais e da Governança (ESG) e certificação em construção sustentável LEED. Estes cursos permitem aos técnicos uma maior especialização na sua área de actuação.
Na componente de eficiência hídrica, verifica-se uma procura crescente pelos cursos de Auditores e Consultores AQUA+ de Eficiência Hídrica no âmbito dos edifícios residenciais, empreendimentos turísticos e alojamento local.
Na área da mobilidade eficiente, têm sido realizadas formações para Auditores e Gestores de Frota MOVE+, com o objectivo de qualificar auditores para actuar no âmbito do sistema de avaliação e classificação energética de frotas automóveis.
Que metodologias de ensino são utilizadas nos cursos de formação de executivos?
As formações da Academia ADENE têm uma forte componente técnica, com recurso a casos práticos, cálculos e aplicação de diversas ferramentas de cálculo e software de apoio.
Por vezes, são também realizados workshops, sempre que há necessidade de comunicar em mais larga escala com os técnicos algum tema relacionado, como por exemplo alterações ou actualização da legislação do desempenho energético de edifícios, bem como promover algum tipo de esclarecimento.
Quais são os principais benefícios que os participantes podem esperar ao concluir um programa de formação na Academia ADENE?
As formações promovidas pela Academia ADENE apresentam uma forte componente técnica, sendo focadas no desenvolvimento e implementação de soluções, processos e tecnologias mais eficientes. Ao mesmo tempo, pretende-se valorizar os profissionais através de qualificação e aperfeiçoamento técnico.
A ADENE tem parcerias com empresas ou outras instituições para os programas de formação?
A Academia ADENE procura disponibilizar formação que traga inovação às várias áreas em que se posiciona, sendo as parcerias com instituições muito importantes para a formação e (re)qualificação dos profissionais que nos procuram. A título de exemplo, foi recentemente assinado um protocolo com a Association of Energy Engineers (AEE), com o objectivo de disponibilizar aos profissionais portugueses, novos cursos de formação com certificação internacional nas áreas da gestão de energia, eficiência energética e hídrica, energias renováveis, auditoria de carbono, entre outras.
Através da Academia, a ADENE associou-se ao Centro para a Transição Energética, resultante da união de esforços do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), da Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN) e da ADENE, com o propósito de promover e realizar formação profissional, prestação de serviços de apoio técnico a entidades no âmbito das áreas da transição energética e da acção climática, das energias renováveis, do hidrogénio verde, da eficiência energética e hídrica, e da mobilidade sustentável.
Quais as tendências emergentes na formação que a ADENE está a considerar para o futuro?
No âmbito da sua missão, a ADENE continuará a apostar na formação especializada na área da energia, água e sustentabilidade, com o propósito de formar técnicos mais qualificados, especialmente no âmbito dos green jobs, potenciando o acesso a novas oportunidades de mercado e contribuindo para a transição energética.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Formação” publicado na edição de Junho (n.º 162) da Human Resources.
Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.