ADENE: Formar profissionais para um futuro sustentável

A recente revisão do Plano Nacional de Energia e Clima 2030 propõe metas mais ambiciosas para Portugal, destacando-se a antecipação em quatro anos do objectivo de incorporação de energias renováveis na produção de electricidade.

 

O Plano Nacional do Hidrogénio e a Estratégia de Longo Prazo para a Renovação dos Edifícios apresentam-se como instrumentos estratégicos de referência para o planeamento e execução de políticas públicas nas áreas da energia e do clima, que devem integrar a dimensão da formação e (re)qualificação profissional como um compromisso, com vista à criação de emprego verde e garantir uma transição justa.

A adopção de políticas associadas à transição energética, adaptação às alterações climáticas, mitigação de gases com efeito de estufa e à descarbonização, está directamente alinhada com o crescimento económico e o mercado de trabalho.

Os desafios da transição energética apresentam-se como uma excelente oportunidade para apostar na reconversão e (re)qualificação profissional dos trabalhadores, contribuindo para uma economia neutra em carbono, fomentando a criação de emprego mais qualificado.

Neste contexto foi recentemente criado o Centro para a Transição Energética, resultante da união de esforços do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), da Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN) e da ADENE – Agência para a Energia, com o propósito de promover e realizar formação profissional, prestação de serviços de apoio técnico a entidades no âmbito das áreas da transição energética e da acção climática, das energias renováveis, do hidrogénio verde, da eficiência energética e hídrica e da mobilidade sustentável. Este centro tem dois grandes objectivos:

  • Valorização das pessoas, qualificação e aperfeiçoamento técnico nas áreas da transição energética e acção climática, através da frequência de formação profissional que permita o acesso a novas oportunidades no mercado de trabalho;
  • Valorização da capacidade empresarial, através do desenvolvimento de acções de consultoria e apoio técnico, destinadas a empresas, associações empresariais, ou outros agentes económicos e parceiros sociais, podendo ainda desenvolver acções de cooperação com entidades estrangeiras.

 

A ADENE, no âmbito da sua missão, tem apostado na formação especializada na área da energia, água e sustentabilidade, através da Academia ADENE, que tem como propósito a formação de técnicos, especialmente no âmbito dos green jobs. A Academia ADENE está orientada para a promoção do reforço de competências e qualificação dos profissionais nas áreas da certificação energética de edifícios, eficiência energética, energias renováveis, eficiência hídrica, mobilidade eficiente e certificação sustentável. Os cursos promovidos são direccionados a profissionais do sector, nomeadamente engenheiros, arquitectos, técnicos, gestores e outros interessados em adquirir ou reforçar conhecimentos e novas competências. Em 2023 foram realizadas 70 acções de formação, nas quais participaram mais de mil formandos, envolvendo mais de 1500 horas de formação.

No âmbito do Sistema de Certificação Energética dos Edifícios, do qual a ADENE é entidade gestora desde 2007, a Academia ADENE já qualificou mais de 2500 peritos qualificados, 2100 técnicos responsáveis pela manutenção de Sistemas Técnicos e 80 técnicos de gestão de energia.

Na área dos edifícios, destaca-se a formação de técnicos altamente qualificados nas áreas das auditorias energéticas, reabilitação de edifícios, sistemas de automação e controlo de edifícios, ventilação, entre outros.

Nas energias renováveis, a formação em sistemas fotovoltaicos representa actualmente o curso com maior procura do mercado, tendo sido direccionado para a componente do autoconsumo e comunidades de energia, com o objectivo de capacitar os profissionais para o mercado dos sistemas fotovoltaicos, potenciando a produção de electricidade destinada à produção de energia descentralizada.

Na área da gestão de energia, muitas empresas têm frequentado o curso ISO 50001 no sentido de qualificar auditores em sistemas de gestão de energia.

A Academia ADENE disponibiliza também formações com reconhecimento internacional, como é o caso do curso de Verificação e Medição (CMVP), Factores Ambientais, Sociais e da Governança (ESG) e certificação em construção sustentável LEED. Estes cursos permitem aos técnicos uma maior especialização na sua área de actuação.

Ainda na área da formação internacional, foi recentemente assinado um protocolo com a Association of Energy Engineers (AEE), com o objectivo de disponibilizar aos profissionais portugueses novos cursos de formação com certificação internacional nas áreas da gestão de energia, eficiência energética e hídrica, energias renováveis, auditoria de carbono, entre outras.

Na componente de eficiência hídrica, verifica-se também uma procura crescente pelos cursos de Auditores e Consultores AQUA+ de Eficiência Hídrica no âmbito dos edifícios residenciais, empreendimentos turísticos e alojamento local.

Na área da mobilidade eficiente, tem sido realizada formação para a auditores e gestores de frota MOVE+, com o objectivo de qualificar auditores para actuar no âmbito do sistema de avaliação e classificação energética de frotas automóveis.

A Academia ADENE desenvolve ainda formação à medida, direccionada para dar uma resposta mais eficaz às necessidades específicas de diversas entidades e formandos.

A ADENE, enquanto agência nacional para a energia, continua a apostar na promoção da literacia energética através da Rota da Energia, que já vai no quarto ano de implementação. Através da realização de sessões de informação, sensibilização e formação, presenciais e à distância, a Rota de Energia já esteve presente em mais de 80 municípios, tendo realizado cerca de 250 sessões em escolas, abrangendo mais de 11 000 alunos. Realizou também sessões formativas para mais de 800 técnicos municipais e 1200 técnicos de empresas e sensibilizou mais de 11 000 cidadãos. Por forma a criar uma maior dinâmica na promoção da literacia energética, a ADENE assinou, no final do ano, protocolos de colaboração com empresas do sector da energia, nomeadamente a Endesa, Iberdrola, E-Redes, Fundação Galp, Repsol e APE, para desenvolvimento de iniciativas e projectos que visem promover a eficiência energética enquanto factor crucial para atingir a neutralidade carbónica, aumentar a literacia energética e combater a pobreza energética.

A pensar nos mais jovens, a ADENE promove em 2024, a 2.ª edição da Escola de Verão, dirigida aos alunos do ensino secundário e universitário, com a realização de sessões dinâmicas e descontraídas, nas quais os alunos terão a oportunidade de conhecer e aprofundar os conceitos sobre energia, contactar com profissionais e empresas da área da energia e participar em visitas de estudo técnicas.

Por último, importa reafirmar que é indispensável uma forte aposta na formação e (re)qualificação dos profissionais e a consciencialização da sociedade, para implementar a transição energética e alcançar a sustentabilidade do planeta.

 

Texto: Jorge Marques – director de Formação, Informação e Educação na ADENE

 

Este artigo faz parte do Especial “Academias” publicado na edição de Março (n.º 159) da Human Resources.

Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais