Adidas Porto: Do Porto para o Mundo

Para centralizar os serviços financeiros da Europa numa só localização, a adidas Porto delineou uma estratégia detalhada que garantisse eficiência e integração com as operações globais da empresa. Com o passar dos anos, e à medida que a empresa foi fortalecendo as actividades em Portugal, a zona do Porto tornou-se uma localização atractiva para a adidas global, revela Carlos Guimarães, VP GBS Operations & adidas Porto Leader.

 

Actualmente e após 15 anos de existência, há mais de 900 colaboradores nas áreas de GBS (Global Business Services), Technology, Digital e Supply Chain. «Começámos a nossa jornada como um FSSC (Financial Shared Services Center), que, em 2018, evoluiu para GBS, o que não só consolidou a presença da adidas em Portugal, como também nos posicionou como um empregador de referência na região», continua Carlos Guimarães.

A combinação de oportunidades de desenvolvimento profissional, benefícios centrados no desporto, saúde e bem-estar, escritórios de nível mundial e programas focados em liderança (como LeadBoost e Growing Great Leaders), aliados a um ambiente de trabalho dinâmico e inclusivo, tem sido a chave para atrair e reter talentos de excelência. «Como resultado, a adidas Porto é hoje reconhecida como uma das melhores empresas para trabalhar. A adidas global está no top 25 a nível mundial, o que fortalece ainda mais a nossa marca empregadora», conta Carlos Guimarães.

«Queremos ser reconhecidos como uma equipa de referência e um agente de transformação para a adidas global. Neste sentido, o Porto, mais concretamente a cidade da Maia, revelou-se a escolha ideal devido à sua localização geográfica estratégica, que oferece fácil acesso a outras partes da Europa e do Mundo. A cidade conta com uma infraestrutura moderna e uma força de trabalho altamente qualificada, particularmente nas áreas de tecnologia, negócios e finanças. Além disso, a proximidade com universidades de excelência e o tecido empresarial da região foram factores determinantes, assim como o acesso a talento com excelente nível de inglês e outras línguas relevantes para as nossas operações.»

 

Desafios da diversidade
«A multiculturalidade tem um impacto positivo na dinâmica de trabalho e na cultura organizacional, trazendo perspectivas e experiências diversificadas que fomentam a inovação e a criatividade. Com mais de 40 nacionalidades representadas e mais de 20% da nossa equipa composta por colaboradores estrangeiros, a diversidade cultural facilita a colaboração com equipas internacionais e mercados globais. Embora o inglês seja a nossa língua oficial, utilizamos diariamente mais de 15 business languages. Esta diversidade fortalece a marca adidas enquanto empresa global e inclusiva, atraindo talentos de todo o mundo e consolidando a nossa reputação», considera Carlos Guimarães. Esta estratégia também exigiu esforços adicionais para garantir uma comunicação eficaz e um sentimento de pertença e comunidade que abrangesse todos os colaboradores.

O crescimento rápido também foi um desafio. Gerir uma equipa em expansão e constante transformação requer uma infraestrutura robusta e processos bem definidos, mantendo simultaneamente a flexibilidade e a capacidade de adaptação, garantindo o crescimento individual.

O VP GBS Operations & adidas Porto Leader considera que «o desenvolvimento interno foi um factor crucial para superar esses desafios. Um exemplo disso foi o investimento em extensos programas de desenvolvimento de liderança, como LeadBoost e Growing Great Leaders, para capacitar os nossos líderes a gerir equipas de grande dimensão, diversas e com foco na excelência operacional. Adicionalmente, alterámos e desenvolvemos novas políticas, processos e benefícios flexíveis que se ajustassem à diversidade e motivações das novas áreas e culturas que fomos acolhendo.»

 

Identidade global
A relação entre a adidas Porto e a marca mãe global reflecte os valores e o propósito da empresa: “Through sport we have the power to change lives”. Esta conexão cria uma identidade coesa que une operações globais e locais, permitindo que a adidas seja reconhecida como uma marca inovadora e inclusiva em todo o Mundo.

A nível local, são promovidas iniciativas como torneios desportivos e apoio a causas, fortalecendo a sua presença como empregador de referência, uma sinergia que reforça a reputação da adidas, tanto local como globalmente, como uma empresa que valoriza o talento, a inovação e o impacto positivo na comunidade.

Aposta também no crescimento profissional e na progressão de carreira dos seus colaboradores, através de programas de desenvolvimento focados em liderança, ferramentas digitais e outros temas relevantes. Os colaboradores têm acesso a plataformas de e-learning, tanto internas quanto externas, onde podem escolher as suas áreas de desenvolvimento.

«Estamos comprometidos em criar oportunidades de aprendizagem contínua, incluindo participação em projectos globais de grande impacto e parcerias com universidades. Além disso, oferecemos planos de carreira personalizados, promovemos um ambiente de trabalho inclusivo e valorizamos a mobilidade interna entre diferentes áreas e disciplinas », afirma Carlos Guimarães.

A possibilidade de explorar oportunidades em outras localizações da adidas também é uma constante, reforçando o compromisso com o desenvolvimento dos colaboradores. Essas iniciativas contribuem para a retenção de talentos e a construção de uma cultura focada no crescimento contínuo.

Com a oferta de oportunidades globais em outros hubs, participação em projectos impactantes e programas de desenvolvimento personalizados, a adidas Porto destaca-se como um polo de atracção e retenção de talentos, tanto local como internacionalmente.

 

Este artigo foi publicado na edição de Janeiro (nº. 169) da Human Resources.

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