Adivinha qual a faixa etária que mais consegue poupar mensalmente? Mas o montante máximo que a maioria seria capaz de suportar num imprevisto não é elevado

Metade dos consumidores seniores poupa mensalmente e essa taxa aumenta ligeiramente com a idade. De facto, mais de metade (50,3%) das pessoas com mais de 70 anos conseguem poupar. A larga maioria (77,7%) dos inquiridos neste estudo poupa 30% dos seus rendimentos. Os dados são do barómetro do Consumidor sénior em Portugal da Fundação MAPFRE.

 

O estudo mostra que nove em cada 10 agregados familiares seniores podem assumir imprevistos até 300 euros. E sete em cada 10 agregados familiares seniores têm mais do que uma fonte de rendimento mensal.

Mais de metade (54,6%) seria mesmo capaz de suportar uma despesa de 10 mil euros sem ter de pedir ajuda, ainda que tivesse de recorrer às suas poupanças.

Além de conseguirem poupar, 41,7% das pessoas com mais de 55 anos são uma rede de apoio para os seus filhos. 73,9% das ajudas são mensais e 30,8% dos beneficiários dependem delas.

Cerca de 64,6% sente que o preço actual da habitação e da energia pode pôr em causa a sua qualidade de vida. 54,2% consideram o mesmo relativamente aos seus gastos em alimentação.

A maioria dos consumidores portugueses prevê mesmo aumentar a despesa em habitação, água, energia, assim como na alimentação e na saúde, que são hoje também o Top 3 das despesas percepcionadas pelo cidadão sénior português.

Já 64,7% acredita que o actual sistema de pensões está em risco. Quase 90% estão predispostos a modificar os seus hábitos de consumo, dando prioridade a escolhas mais sustentáveis.

Perto de 40% da população portuguesa tem mais de 55 anos, são mais de 3,8 milhões de pessoas numa população de 10 milhões de habitantes, o que coloca enormes desafios a empresas, instituições e marcas.

Desenvolvido em Agosto, o estudo teve como base 1100 entrevistas a pessoas com 55 anos ou mais a viver em Portugal, tendo contado com a ajuda da Google na definição do público-alvo.

Ler Mais