AHRESP realiza Fórum para a Valorização das Profissões este mês

A AHRESP vai organizar o Fórum para a Valorização das Profissões no dia 29 de Março, em São Miguel, nos Açores. O evento terá lugar no Azoris Royal Garden Leisure & Conference Hotel, em Ponta Delgada, a partir das 10h00.

 

A abertura conta com as participações de Carlos Moura, presidente da direcção da AHRESP, Pedro Nascimento Cabral; presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada e Berta Cabral, secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas.

Ao longo do dia, em três painéis, especialistas de diversas áreas vão expor as suas visões sobre a temática da valorização das profissões, uma necessidade que a AHRESP reforça constantemente como sendo fundamental para mitigar o problema da falta de mão-de-obra no sector do turismo.

No primeiro painel, representantes de diversas áreas vão partilhar visões, experiências e soluções sobre os principais desafios que enfrentam, nomeadamente as (não) respostas do enquadramento laboral às especificidades das suas actividades.

A falta de pessoas disponíveis para trabalhar no sector do turismo e as melhores soluções estratégicas para resolver o problema dão o mote ao segundo painel. Será o investimento na formação e na dignificação suficiente para resolver o problema? A solução passa por pagar melhores salários ou há outros factores tão ou mais valorizados pelos profissionais? Existem casos de sucesso? Já existem experiências em restaurantes total ou parcialmente automatizados. Estaremos a caminhar para a “substituição” das pessoas? Estará a escassez de profissionais a incentivar novos mercados?

A urgente necessidade de aliviar o peso que as empresas carregam por conta da carga fiscal e contributiva sobre os rendimentos do trabalho será o tema central do último painel. Tem a fiscalidade sobre o trabalho funcionado como um entrave ao emprego? Que medidas devem ser tomadas para que a fiscalidade funcione como um verdadeiro incentivo à contratação e à manutenção de postos de trabalho? São estas as questões que vão incitar ao debate e à partilha de ideias sobre outra das grandes preocupações da AHRESP.

A inscrição pode ser feita aqui.

Ler Mais