Ainda faz (ou a sua empresa promove) muitas viagens empresariais? Leia esta notícia
As viagens empresariais estão a regressar, mas também a transformar-se, trazendo consigo novas tendências e requisitos estabelecidos pelo viajante de negócios na experiência de viagem. Quem o afirma é a Consultia Business Travel, uma empresa especializada na gestão integrada e no aconselhamento das viagens empresariais, que através dos vários dados registados consegue apresentar uma radiografia das viagens empresariais que revela novas tendências nas preferências, tanto em termos de serviços como de experiência de viagem.
De acordo com dados da Consultia Business Travel, no que respeita à reservas de hotéis, a categoria de 4 estrelas é a mais procurada, embora a procura por apartamentos turísticos seja uma opção cada vez mais popular para viagens de equipas técnicas de trabalho ou estadias de longa duração, com um aumento de reservas de 25% em 2023.
Este número reforça a tendência para viagens mais longas e com várias finalidades, de modo a que as viagens sejam planeadas com maior intencionalidade para cobrir vários objectivos e não apenas um. As viagens de um dia e uma noite estão a diminuir drasticamente, aumentando o número de viagens que incluem vários dias, locais e noites para cobrir uma série de objetivos, bem como a possibilidade de complementá-lo com algum lazer.
A Consultia destaca, ainda, a programação das viagens que é cada vez mais planeada com antecedência, tendência que se acentuou após a pandemia, pois os clientes fazem um planeamento no início do ano, muito detalhado e com o compromisso de o cumprir, para que possam programar as melhores opções para as suas viagens, ganhando em eficiência e economizar nos custos.
Assim, o tipo de meio de transporte determina o dia da semana em que a viagem é planeada, sendo a segunda-feira o dia preferido para as viagens de avião e o aluguer de automóveis, a quarta-feira para os transferes de barco e de comboio, enquanto a quinta-feira é o dia em que são solicitados mais transferes.
Em 2023, notou-se uma necessidade crescente das empresas se concentrarem na responsabilidade do viajante e não na logística das viagens. Cada vez mais, as empresas centralizam a gestão das reservas numa única pessoa e os viajantes partilham directamente os seus horários e agendas de modo a receberem diretamente a sua documentação de viagem. Esta prática, que já era comum para muitas organizações e empresas em vários países, ganhou impulso nos últimos anos.