Aliança europeia criada em Portugal vai discutir futuro das startups em Bruxelas

A European Startup Nations Alliance (ESNA), entidade europeia dedicada ao apoio ao empreendedorismo com representação permanente em Lisboa, da qual a Startup Portugal é membro-fundador, realiza o ESNA Forum 2024, que terá lugar em Bruxelas nos dias 27 e 28 de Novembro.

Este evento reunirá decisores políticos, organizações e partes interessadas de toda a Europa, criando um ambiente colaborativo focado em «apoiar as startups e discutir estratégias para o desenvolvimento responsável da inteligência artificial (IA)».

As discussões no ESNA Forum 2024 alinhar-se-ão com as directrizes políticas estabelecidas pela Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para 2024-2029, que defendem um “estatuto legal em toda a UE” destinado a facilitar o crescimento de startups. Entre os principais anúncios estará a introdução de novos membros na ESNA e o progresso na conversão da ESNA numa Consórcio Europeu de Infraestrutura Digital (EDIC). O fórum explorará ainda oportunidades de financiamento no panorama da UE e partilhará estratégias eficazes para a escalabilidade das startups.

«Este fórum representa uma oportunidade crucial para que líderes de toda a Europa se unam e impulsionem o empreendedorismo», afirma Arthur Jordão, director executivo da ESNA.

O fórum começa no dia 27 de Novembro com uma intervenção de David Clarinval, vice-primeiro-Ministro da Bélgica. Em seguida, representantes ministeriais dos estados-membros da ESNA partilharão insights sobre as suas contribuições nacionais e estratégias para fortalecer o apoio às startups. Neste primeiro dia, o secretário de Estado da Economia português, João Ferreira, também estará presente, sublinhando a importância de Portugal para o empreendedorismo.

O segundo dia contará com discussões sobre a abordagem regulatória da IA na Europa e o seu impacto no ecossistema de startups, com contribuições de figuras de destaque, como Lucilla Sioli, directora do Gabinete de IA da Comissão Europeia, e Carme Artigas, co-presidente do Conselho Consultivo da ONU sobre IA.

Ler Mais