Altice: Construir o futuro desde o primeiro dia

No cenário competitivo das telecomunicações, a Altice Portugal está a estabelecer um novo padrão no onboarding e inboarding, dando a conhecer que a experiência de excelência desde o primeiro dia é o caminho para o sucesso a longo prazo.

 

O processo de onboarding, ou a integração dos novos colaboradores, tornou-se um pilar fundamental nas estratégias de Recursos Humanos das empresas modernas. A Altice Portugal está a revolucionar o onboarding ao promover «uma experiência única e de excelência» para os novos talentos. Ao longo deste artigo, vai ser explorado em detalhe a forma como a empresa em Portugal está a estabelecer um novo padrão.

No centro da estratégia de onboarding da Altice Portugal está a procura pela personalização e pelo sentimento de pertença. A empresa acredita que os novos colaboradores devem ser os primeiros embaixadores da marca. O onboarding do programa de trainees é uma experiência massiva., « Para os restantes colaboradores, a sua integração é feita de uma forma mais personalizada nos primeiros dias, sendo posteriormente acompanhados por um programa de grupo ao final de seis meses», refere fonte oficial da empresa.

 

O segredo está ADN
«Procuramos, acima de tudo, transmitir o ADN da Altice desde o primeiro dia na empresa», afirma a empresa de telecomunicações , antes de explicar o método utilizado. O onboarding é realizado através de uma sessão individualizada, onde é realizado um tour ao longo de temas organizacionais, entre os quais a cultura, a missão e os valores defendidos pela empresa.

Além disso, também é feita a partilha de informações sobre as políticas de gestão e desenvolvimento de Recursos Humanos da organização. Trata-se de iniciativas de Responsabilidade Social interna, nomeadamente as medidas de envolvimento e proximidade. «São iniciativas que constituem uma mais-valia e que nos diferencia no mercado. É igualmente promovida uma viagem aos principais espaços e instalações do local de trabalho, que vão passar a ser a nova casa do colaborador», acrescenta. O objectivo é transmitir a identidade da Altice Portugal aos novos membros, ao mesmo tempo em que são destacadas as políticas de gestão, desenvolvimento e iniciativas de Responsabilidade Social.

No momento de onboarding, «é importante garantir um alinhamento com os valores da empresa, nomeadamente ao nível da sustentabilidade, da responsabilidade social e da proximidade com o colaborador». Neste sentido, a Altice Portugal entrega um Kit de Acolhimento que inclui artigos que promovem esses valores e a forma de estar da empresa, sobretudo através da «utilização de materiais recicláveis nos produtos oferecidos».

 

A chave para o sucesso
O acompanhamento contínuo é uma parte vital do onboarding na Altice Portugal. As equipas de Employer Branding, Onboarding e Consultoria de Recursos Humanos mantêm um contacto permanente com os novos colaboradores, facilitando a respectiva integração na organização. «Dos factores mais apreciados pelos colaboradores na Altice, salienta-se o facto de haver um contacto permanente, o que facilita na integração dos novos membros. Este acompanhamento abrange as temáticas de âmbito processual, de gestão do dia-a-dia e as dinâmicas relacionais na área de integração e na empresa em geral», acrescenta.

Segundo a Altice Portugal, para um onboarding ser bem-sucedido, é importante que, desde o primeiro momento na empresa, o colaborador seja envolvido nas dinâmicas e que isto lhe promova uma experiência única e contínua.. Por norma, «o sucesso do colaborador vai ditar o tempo de permanência na organização e, por conseguinte, o sucesso de dotar a empresa dos melhores talentos para o futuro».

No que respeita às faixas etárias mais jovens – por vezes, com pouca ou nenhuma experiência profissional -, um onboarding bem-sucedido pode ajudar a reduzir a ansiedade, a incerteza e até mesmo o tempo de adaptação do colaborador. Desta forma, a empresa tem a preocupação de dar a conhecer aos colaboradores os valores e dinâmicas laborais. Paralelamente, a Altice Portugal ainda procura fomentar o seu próprio processo de conhecimento e aprendizagem, através de canais como a myAltice (website interno da empresa), que disponibiliza toda a informação sobre as áreas de negócio ou iniciativas da empresa. Por outro lado, também defende que este sucesso é potenciado através da forma de acolhimento dos novos elementos em formato de e-learning, que permite uma aprendizagem mais robusta para o seu percurso profissional dentro da organização.

A Altice Portugal está a redefinir o onboarding, tornando-o um processo de excelência que transcende a «simples integração». A empresa de telecomunicações acredita que o sucesso desta prática não dita apenas a permanência dos colaboradores, mas também influencia o futuro da organização. «O onboarding é muito mais do que um ritual de passagem ou integração, dado que é visto como sendo o alicerce de um futuro promissor para todos os colaboradores», refere um porta-voz da organização.

Numa empresa de grande dimensão, o processo de integração ganha uma importância considerável, na medida em que alguns dos números apresentados na sessão de acolhimento podem assumir-se impactantes. A título de exemplo, a Altice Portugal reúne mais de 6000 colaboradores, distribuídos em mais de 40 áreas de negócio. Neste sentido, é natural que «os futuros talentos valorizem bastante o plano de integração que prevê, desde logo, a identificação de um buddy, que é responsável por facilitar o dia de trabalho, desde os acessos, zonas de convívio e restauração, localização de outras direcções, até, aos traços culturais que pintam a diversidade da Altice Portugal». Por outro lado, também são valorizados os pontos de monitorização – sobre a forma como a integração tem decorrido na equipa e na empresa -, que são feitos pela direcção de pessoas e organização, ao fim de três, seis e nove meses.

«Estamos convictos de que a forma como o onboarding e a integração são conduzidos na Altice Portugal vão determinar o sucesso profissional do colaborador a prazo, uma vez que, nestes processos, temos o cuidado de facilitar a cada colaborador, independentemente da data de vinculação, um grupo de referência, ou seja, os pares que no mesmo trimestre integraram a empresa», defende fonte oficial da Altice. Neste sentido, são desenvolvidas dinâmicas de grupo que permitem aos colaboradores conhecer não só o negócio, como também a cadeia de valor da Altice Portugal. Estas iniciativas trimestrais são realizadas sempre em locais emblemáticos para a empresa e que, de alguma forma, carregam a história e o legado nas telecomunicações e tecnologia.

 

Boas práticas de inboarding
À semelhança do que acontece com o onboarding, a empresa de telecomunicações vê o inboarding como uma ferramenta crucial para retenção de talentos, assim como para a integração na mobilidade interna dos colaboradores. Programas como o «Drive» e a promoção de colaboradores internos para novas funções são parte integrante dessa estratégia. «É através do inboarding que conseguimos reter o talento, proporcionar uma correcta integração na mobilidade interna dos colaboradores e garantir que os mesmos são dotados de ferramentas necessárias para desempenharem as suas funções». Prova disso mesmo foi a adopção de uma política de mobilidade interna dentro da empresa, que foi reforçada, em Junho deste ano, com o programa Drive e com a promoção de colaboradores internos.

Além disso, a Altice Portugal não quer deixar de lado os colaboradores mais antigos e procura promover momentos dinâmicos, com o intuito de cultivar o sentimento de pertença com a empresa. «Consideramos que é muito importante que todos os profissionais continuem a sentir que fazem parte da Altice como um todo e que a sua experiência enquanto profissionais também é valorizada», refere a organização.

Em termos de dinâmicas, a empresa aposta tanto na atracção, como na retenção de talentos, garantindo, em simultâneo, que são realizadas acções que promovam o engagement, seja para os mais novos ou para quem já lá está há mais de 20 anos. Algumas das boas práticas de inboarding da Altice passam pela política de comunicação interna, que permite que todos os colaboradores estejam a par de tudo o que é efectuado na organização.

A comunicação interna da empresa passa, sobretudo, pela divulgação de informação sobre as áreas de negócio junto dos colaboradores; pela criação de webinares com temáticas importantes para a empresa, como, por exemplo, os programas de 5G, Inteligência Artificial, team buildings, voluntariado, e outras iniciativas de formação que permitam aos colaboradores compreender o actual processo de transformação digital da empresa.

No âmbito da promoção do equilíbrio entre a vida profissional e pessoal/ familiar, a organização possui um vasto programa de acções que contribuem para uma maior fidelização dos colaboradores. A título de exemplo, é promovida a prática desportiva, como a realização de corridas, caminhadas ou torneios de padel. «Existe a preocupação generalizada da empresa em fomentar acções que façam os colaboradores sentirem-se embaixadores da Altice, enquanto empresa e marca presente no mercado nacional e internacional», conclui fonte oficial da Altice Portugal.

 

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Onboarding/Inboarding” na edição de Outubro (n.º 154) da Human Resources, nas bancas.

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