Altice Portugal. A fórmula perfeita: Mais bem-estar = A maior produtividade
A preocupação com o bem-estar tem tido um maior enfoque nas empresas e a Altice Portugal dá-nos algumas pistas sobre uma possível relação com a produtividade dos colaboradores.
O bem-estar dos colaboradores é um tema que assume uma cada vez maior importância na Altice Portugal, revelando-se essencial para o sucesso e o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal dos funcionários. É baseado nesta premissa que fonte oficial da empresa defende «a preocupação contínua com a implementação de programas que contribuam para a proximidade e bem-estar dos colaboradores».
Prova disso mesmo, é a realização, em 2022, do Inquérito de Clima. Os resultados deste estudo demonstram que existe a percepção generalizada de que o well-being é um sinónimo de ambiente de trabalho saudável. Porém, há especialistas que defendem que o bem-estar tem seis dimensões essenciais, como a componente física, mental, emocional, espiritual, social e ambiental. A actuação da Altice Portugal pretende, assim, abranger todas estas dimensões, de modo a impactar de forma completa os seus colaboradores.
No entanto, e face aos mais recentes estudos, há uma crescente preocupação da empresa com os casos de esgotamento e de burnout. De acordo com a empresa, todos estão cientes da importância da componente mental, tendo sido criados planos de saúde para os colaboradores e respectivos familiares, através da parceria com a Altice Cuidados de Saúde.
Promoção de bem-estar a nível interno
Segundo fonte oficial da Altice Portugal, a organização tem vindo a promover um programa de bem-estar transversal, com o intuito de «implementar uma política de conciliação da vida profissional e pessoal». Nesse sentido, tem levado a cabo inúmeras iniciativas planeadas para pensar no estilo de vida dos colaboradores e na ocupação dos seus tempos livres com os respectivos filhos.
Entre as medidas criadas, destacam-se «a flexibilidade de horários; o trabalho remoto; a dispensa de assiduidade para levar os filhos à escola no primeiro dia de aulas; o dia de aniversário; e a celebração da antiguidade com dias de dispensa de trabalho». Além disso, foi implementado um regime de parentalidade mais favorável para os colaboradores da empresa. «Acrescentámos um dia adicional à licença parental exclusiva do pai, mais dois dias por mês durante o primeiro ano de vida da criança e um dia adicional de assistência ao filho», sustenta a organização.
Por último, a empresa também fornece o “Kit Bebé Altice”, que normalmente é entregue ao pai ou à mãe após o nascimento da criança.
No verão de 2022, a Altice Portugal realizou também o piloto “Plataforma de Verão”, que «permite aos colaboradores folgarem durante a tarde de sexta-feira, desde que seja garantido o cumprimento da carga horária semanal nos quatro dias antecedentes». Face à adesão por parte dos colaboradores, fonte oficial do grupo revela que esta medida está a ser aplicada este ano. Uma iniciativa que vai permitir «trazer maior flexibilidade de horário e facilitar a conciliação entre a vida pessoal e profissional».
Os benefícios concedidos pela Altice Portugal englobam também o programa VIDA – uma medida anual de Mindfulness que conta já com oito edições. «Trata-se de um espaço semanal de reflexão e partilha, que promove hábitos de vida e de trabalho mais saudáveis, além de melhorar as relações e os níveis de motivação, resiliência e produtividade», explica.
No que concerne à dimensão física – e com o objectivo de fomentar a prática desportiva –, a Altice Portugal promove a Corrida Solidária que assinalou este ano a sua 4.ª edição em Pombal. Ainda no âmbito do desporto, a empresa realiza, pelo menos uma vez por ano, um torneio de padel para os colaboradores. Adicionalmente, informa também que «vão lançar este ano, em conjunto com o Clube Desportivo da Altice, sessões de Ginástica Laboral». Por outro lado, tão importante como o exercício físico, é ter uma alimentação saudável e fazer regularmente rastreios de saúde. «Temos workshops sobre alimentação saudável e beleza, em parceria com a Altice Cuidados de Saúde, e disponibilizamos sessões de yoga, Reiki e massagens», revela a mesma fonte.
Além do exercício físico, a organização refere ainda algumas das medidas que visam incentivar os hábitos de leitura. «A empresa dispõe de três espaços físicos, onde podem ser reservados livros de forma gratuita», sem esquecer que os colaboradores também «podem recorrer à aplicação online ou pedir entrega por correio interno». Os programas não ficam por aqui e são, ainda, «disponibilizadas colónias de férias para os filhos dos colaboradores em vários pontos do país», cuja comparticipação da empresa está dependente dos rendimentos dos agregados familiares.
Ainda na componente familiar, a Altice Portugal atribui subsídios de estudo aos filhos dos colaboradores no âmbito do programa de apoios ao estudo. «Esta ajuda financeira é calculada de acordo com o rendimento do agregado familiar», partilha o representante da empresa. Para além dos subsídios, a organização «atribui também prémios de excelência para os filhos dos colaboradores que terminarem o ensino secundário com médias de excelência», assim como bolsas de estudo para a ingressão no ensino superior.
O mesmo porta-voz lembra, também, o programa de estágios de Verão, para os filhos dos colaboradores com o 12.º ano ou ensino superior e que tem a duração de um mês. «Esta iniciativa proporciona aos jovens uma experiência de trabalho e acções de formação, voluntariado e teambuilding, que enriquem o currículo dos jovens».
No que respeita à dimensão social, a empresa de telecomunicações «lança um concurso interno para descobrir os colegas que mais promovem a felicidade na Altice Portugal, atribuindo uma oferta para os vencedores». Por último, promove, de forma contínua, iniciativas de voluntariado, quer na vertente empresarial, quer na componente familiar.
Benefícios de bem-estar VS. Produtividade?
Em relação à satisfação dos colaboradores, fonte oficial da Altice deixa a garantia de que «todas as iniciativas da empresa são avaliadas pelos funcionários», acrescentando que «esse feedback ajuda a reforçar a realização de programas de bem-estar». Além disso, os programas já mencionados são «uma evidência da preocupação constante da empresa com o ambiente de trabalho, a performance individual e, consequentemente, com os resultados da empresa».
Já sobre o impacto que tem o teletrabalho na produtividade dos colaboradores, a empresa «confia no trabalho de cada um», com a devida ressalva de que têm de «existir resultados». Em seguida, sublinha que se tratou de «uma mudança radical na forma de trabalhar, em que a gestão virtual de equipas se tornou uma competência chave para os líderes».
Na visão da organização, a responsabilidade e a confiança potenciam a performance, transformando um grupo de pessoas numa equipa capaz de proporcionar um ambiente de bem-estar, com mais energia e maior participação. Após a pandemia, houve outro desafio para a Altice Portugal, nomeadamente com a definição das principais directrizes para a continuidade do regime híbrido. Uma situação que «passou a ter mais impacto para os colaboradores», nomeadamente em questões de bem-estar e equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
Objectivos e novidades para o futuro
No que respeita à política de bem-estar, a Altice Portugal continua a «implementar programas que potenciam o bem-estar dos seus colaboradores», prevendo a continuidade destas iniciativas dentro da organização. Segundo fonte oficial da companhia, esta actuação tem contribuído para a «promoção de uma cultura aberta de gestão de necessidades pessoais e profissionais». Conciliar a vida familiar com o trabalho pode ser uma preocupação constante para os colaboradores e, nesse sentido, a organização «projecta soluções capazes de satisfazer as necessidades individuais».
Já sobre as novidades na área do bem-estar, a empresa de telecomunicações informa que foi criado o «Foco» – um programa que está em curso no Continente e nos Arquipélagos dos Açores e da Madeira. Esta iniciativa agrega «palestras e partilhas de experiências sobre temas de negócio, acções relacionadas com a saúde, sessões de Reiki e partilha de hobbies entre os colaboradores». Além disso, informa que a Altice Portugal vai investir continuamente em novos programas e iniciativas que cheguem a cada vez mais colaboradores, independentemente do espaço físico onde se encontram.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “well-being” na edição de Agosto (n.º 152) da Human Resources, nas bancas.
Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.