Apenas uma em cada dez empresas na Europa consegue crescer, em média, mais de 10% ao ano

O relatório European Scaleup Monitor mostra que apenas uma em cada dez empresas na Europa consegue crescer, em média, mais de 10% ao ano, durante um período de três anos.

 

Quando se trata de crescimento elevado (mais de 20% de crescimento anual), este diminui para um em cada vinte e quatro. Uma escala consistente é ainda mais difícil de alcançar: apenas 1,13% de todas as empresas europeias conseguem escalar mais de 20% durante dois anos num período de três anos.

O European Scaleup Monitor, o primeiro relatório elaborado no âmbito do projecto europeu que pretende incentivar e desenvolver o ecossistema scaleup e high-growing do qual a Nova SBE faz parte como membro fundador, analisa o panorama dinâmico das empresas de elevado crescimento (High Growth Firms – HGF)  e identifica algumas tendências interessantes no que diz respeito ao elevado crescimento na Europa:

1. As HGF mais jovens tendem a atingir taxas médias de crescimento anual mais elevadas (consistentes): são, em média, 20% mais rápidos do que os seus homólogos mais “maduros”.

2. Quanto mais elevada for a taxa de crescimento, maior será a dimensão da empresa, as empresas com mais de 50 trabalhadores registam mais do dobro da taxa de crescimento das suas homólogas mais pequenas.

3. Embora as HGF estejam bem distribuídas por diferentes indústrias, as TIC e as indústrias baseadas em serviços continuam na liderança.

4. Apenas 10% dos Hypergrowers (40% de crescimento consistente) são financiados e tendem a receber um surto de financiamento em estágio avançado no terceiro ano do hipercrescimento, implicando que o hipercrescimento seja um catalisador para o financiamento.

5. Três dos cinco principais países (em termos de concentração de HGF) são nórdicos: Helsínquia é um importante hotspot para o crescimento elevado e hipercrescimento, juntamente com Dublin e Munique.

Ler Mais