Apostas online em Portugal crescem 24,8% no primeiro trimestre face a 2022

O jogo online, compreendendo apostas desportivas e casino, cresceu quase um quarto relativamente ao período homólogo. E a tendência estará para continuar.

Segundo o relatório de atividade do Serviço de Regulação e Inspeção de Jogos de Portugal (SRIJ), relativo ao primeiro trimestre deste ano, o jogo online registou um total de receita bruta de cerca de 196,4 milhões de euros.

O valor representa um aumento de 24,8% em comparação com o mesmo período de 2022 e uma pequena subida em relação aos 195,3 milhões registados no último trimestre do ano passado.

Mercado em crescimento e em desenvolvimento

O desenvolvimento fulgurante do mercado de apostas desportivas online em Portugal é um facto inegável.

A qualidade das plataformas também ajuda a explicar este sucesso. Os bónus sem depósito atraem novos apostadores todos os dias, quer se trate de bónus de boas-vindas, quer de ofertas avulsas e orientadas a uma determinada competição ou evento desportivo.

A facilidade de acesso por meio de smartphone e tablets, com sites otimizados e, cada vez mais, com apps para iOS e Android, é outra mais-valia.

É também certo que o número de casas de apostas licenciadas e autorizadas pelo SRIJ tem crescido continuamente. Conforme o acima mencionado relatório do SRIJ, o número de casas de apostas legais passou de sete em 2019 para doze no início de 2023.

E estes números não incluem a mais recente “aquisição” deste mercado, a Azartia Games, S.A., que traz a marca Golden Park para Portugal. A marca compreenderá apostas desportivas e casino online, à semelhança da maioria dos seus concorrentes já em atividade.

Uma tendência quase ‘mecânica’

É curioso notar que a tendência de crescimento foi praticamente igual à do ano anterior, para os mesmos trimestres. O crescimento do volume de receita bruta entre o primeiro trimestre de 2021 e o de 2022 havia sido de 23%, quase o mesmo que se verificou agora.

No primeiro trimestre, os operadores de apostas desportivas e casino haviam registado receitas de 128 milhões de euros. Com os 157,4 milhões que se registaram no primeiro trimestre de 2002, podemos ver como o mercado está claramente em fase de ascensão e ainda longe da chamada “maturidade”, termo técnico em ciências económicas e de gestão aplicado a um mercado que atingiu o máximo da capacidade de captação de clientes.

O que esperar para o futuro?

É provável que o interesse do público se mantenha, nomeadamente entre os mais jovens, os que estão a desenvolver o hábito e o gosto pelo jogo online. Consoante o relatório do SRIJ, cerca de 60% dos utilizadores têm entre 18 e 34 anos, o que facilmente se explica pelo maior à vontade com a utilização de tecnologias digitais e pelo entusiasmo relativamente à novidade.

Importa salientar que o resultado de receita bruta do primeiro trimestre de 2023, em termos absolutos, foi o melhor de sempre, batendo por pouco os 195,3 milhões conseguidos pelas empresas de jogo nacionais no último trimestre de 2022.

O SRIJ publica relatórios de atividade trimestralmente, esperando-se para breve a publicação dos resultados relativos ao já findo segundo trimestre.

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