Arménio Rego vence prémio “Agostinho Roseta”

A distinção foi atribuída pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade, que homenageia personalidades que implementam e difundem boas práticas para a melhoria e dignificação das condições de trabalho.

 

“Todos temos idade: Em prol do diálogo intergeracional nas organizações”, desenvolvido por Arménio Rego, professor da Católica Porto Business School e director do LEAD.Lab, em parceria com Andreia Vitória, docente da Universidade de Aveiro, foi o tema do trabalho de investigação que justifica a distinção.

Os estudos até hoje realizados demonstram que não existe qualquer relação consistente entre a idade dos trabalhadores e o seu desempenho. No entanto, os estereótipos em função da idade persistem no mercado de trabalho e são, muitas vezes, perfilhados pelos gestores. A investigação de Arménio Rego alerta, precisamente, para estes desafios sociais e laborais.

Este trabalho sublinha ainda a urgência de se reconhecer e potenciar as qualidades dos membros organizacionais, independentemente da sua idade. Promover a partilha das forças mútuas, implementando medidas de gestão de carreira ajustadas às mesmas, e criar ambientes sociais psicologicamente seguros são outras das necessidades identificadas pelos investigadores.

Veja também estas notícias

Ler Mais