As 4 fases da mudança e a Comunicação

Por Vera Norte, Co-Founder & Managing Partner do Comunicatorium

“Mudança” será sem duvida, das palavras que mais utilizamos na gestão das pessoas ;temos de mudar; temos de fazer novo, diferente, melhor, mudar atitudes, mudar comportamentos.

Na verdade mudar não é um processo fácil e de acordo com os especialistas passa inevitavelmente, em cada ser humano, por quatro fases distintas :

  • Choque / Negação
  • Resistência
  • Procura / Negociação
  • Solução / Aceitação

A forma e o tempo que vivemos em cada fase depende da situação concreta que passamos e de como ela nos impacta, mas cada uma das fases por si tem características diferentes e requer uma comunicação diferente.

É importante no contexto da gestão da pessoas perceber em que fase cada colaborador se encontra e adequar a sua comunicação da forma mais eficaz com o objetivo de que cada um chegue o mais rapidamente possível a fase de encontrar uma solução.

Na fase de choque ou negação é importante não argumentar mas providenciar factos, dar informação concisa, dar espaço para que possam ventilar a fúria e o medo, reconhecer os sentimentos e ajudar a estabelecer prioridades. É importante a escuta ativa, e sobretudo  evitar tomar reações personalizadas.

Na fase de Resistência  devemos continuar com informação regular, com a explicação lógica e os motivos que levam à mudança. Sobretudo estar atento à forma como essa resistência se manifesta (nem sempre é verbal) . Importante ajudar a fechar o passado e a encontrar formas de enquadrar para cada individuo os benefícios da mudança.

Na fase de Procura/Negociação devemos criar a possibilidade de discussão do futuro, dar abertura a novas possibilidades. É importante dar recursos e ajudar cada individuo a encontrar novas realidades.  Nesta fase há duvidas por esclarecer e é importante dar reconhecimento e apreciar as ideias e propostas que surjam. Nesta fase começa verdadeiramente a vontade de mudar.

As Soluções a encontrar para que a mudança aconteça e seja implementada tem de ser apoiada e é preciso dar tempo para acontecer.

 A mudança acontece num processo mais ou menos lento dependendo de cada individuo.  Não devemos criticar o passado nem apressar demasiado o futuro.

Por fim, é celebrar e dar reconhecimento pela mudança. Um ultimo  passo tantas vezes esquecido!

Ler Mais