As cinco competências mais importantes para uma liderança eficaz são estas. Confira se as tem

Consciente da importância de formar os quadros de liderança, a GoodHabitz, empresa de e-learning corporativo, reúne as competências mais valorizadas nestes profissionais de topo do presente e do futuro, em Portugal.

 

Confira aqui:

1. Comunicação
É certo que a comunicação é a base para uma boa liderança, mas muitas vezes é preciso aprender a comunicar ou a aprimorar a forma como o fazemos. Isto envolve saber passar a informação necessária de forma clara, bem como ouvir os colaboradores, dar e receber feedback. É então essencial que os líderes estejam capacitados para comunicar de forma positiva e até para criarem as expectativas certas, nomeadamente, através da definição de objectivos realistas e da motivação dos colaboradores.
2. Liderança empática
No dia-a-dia corrido de uma empresa é fácil ficar preso apenas a conversas sobre o negócio, uma vez que a tendência é ter o foco na eficiência do trabalho e nas actualizações sobre os projectos em prol do acompanhamento do colaborador. Contudo, estas actualizações pessoais são muito importantes para conseguir o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. É, portanto, fundamental que os gestores invistam tempo a perceber os desafios e objectivos pessoais dos profissionais. É ainda importante que os líderes tenham as ferramentas certas para conduzir estes desafios com empatia e ajudar os colaboradores a manterem-se num caminho saudável.
3. Criação de espírito de equipa
Ao falar de espírito de equipa vêm muito à cabeça actividades de team building, como festas e viagens de grupo, mas nem sempre estes planos são fáceis de concretizar, pelo que cabe aos líderes promoverem um ambiente e cultura positivos, garantindo que todos se sentem bem-vindos, incluídos e valorizados – o que só pode ser garantido com as competências certas.
4. Liderança inspiracional
Os líderes, além de guiarem as suas equipas, têm também o papel de ser exemplo. Isto significa ensinar os colaboradores a encontrarem a sua própria forma de trabalhar, incentivar as equipas a explorarem novos processos, a ganhar experiência e novas competências e a desenvolver os seus talentos. É, por isso, fundamental que os team leaders sejam uma inspiração para o sucesso no trabalho.
5. Competências digitais
Em pleno século XXI, pode parecer óbvia a necessidade de capacitar os líderes com competências digitais, mas estas, nos dias que correm, vão muito além de garantir que estes sabem mexer em computadores ou trabalhar com determinado software. Para ser um bom líder actualmente é necessário saber guiar as equipas na utilização de plataformas digitais, ser facilitador e impulsionador da colaboração online e também ajudar os colaboradores a ultrapassar certas limitações, nomeadamente, do trabalho remoto – se se verificar.