As conversas informais no escritório estão a desaparecer. Há uma geração que não consegue falar com os colegas (até evita entrar na copa)
A arte da conversa informal no escritório está a morrer porque os trabalhadores mais jovens se sentem mais confortáveis a comunicar online, reporta o New York Post.
Uma sondagem realizada pela OnePoll.com a dois mil profissionais empregados descobriu que 74% tem dificuldade em manter conversas ligeiras com colegas de trabalho na copa ou no elevador. Quase metade (48%) admite usar o WhatsApp, Teams ou e-mail porque é mais conveniente – mesmo que estejam sentados perto do destinatário. No geral, 27% dos inquiridos afirmam que se sentem mais confortáveis a comunicar online do que pessoalmente.
Estas preferência é mais acentuada entre os profissionais mais jovens (40% da Geração Z), em comparação com 33% dos Millennials e 24% da Geração X. O inquérito revelou também que 40% dos jovens adultos disseram que é «como aprender uma nova língua». Descobriu-se também que 27% dos inquiridos (41% da Geração Z) sentem pena dos “recém-chegados” ao escritório que nunca tiveram de dominar a arte da “conversa fiada” no local de trabalho.
«Qualquer pessoa que já tenha trabalhado num escritório se identifica com isto. Com a implementação do trabalho híbrido, não temos a mesma prática diária em interacções sociais que tínhamos quando a maioria de nós estava no escritório a tempo inteiro», diz Anna Beheshti, directora de Marketing da Tilda, empresa britânica do sector alimentar que incentiva a pequenas conversas de dois minutos com opções de almoço para micro-ondas.
«Para alguns, a arte da conversação surge naturalmente, mas, para muitos, são estas pequenas trocas quotidianas – os micromomentos de conexão – que ajudam a construir confiança e relações», acrescenta. Além de benéficos para a cultura do local de trabalho, estes momentos aportam vantagens para o bem-estar dos colaboradores. Por isso, partilhar um pouco de conversa de circunstância, seja no elevador ou na copa durante a pausa para o almoço, pode ser um óptimo quebra-gelo.
O inquérito revelou ainda que 28% evita entrar na copa do escritório para não ter de falar com alguém. Enquanto 13% dos que se atreve a fazê-lo, coloca rapidamente a comida no micro-ondas e ausenta-se até estar pronta, devido à ansiedade.
Apesar das dificuldades com as conversas informais, é evidente que a comunicação com os colegas de trabalho cara-a-cara tem um impacto positivo, com 38% a afirmar que beneficia o seu humor e bem-estar, além de despertar sentimentos de relaxamento, felicidade e confiança após dois dedos de conversa positiva.
Por isso, não é de admirar que 51% acredite que as conversas informais no escritório melhoram a comunicação, levam a uma força de trabalho mais feliz (49%) e melhoram o moral da empresa (48%). Isto porque conhecer melhor os colegas (59%) ajuda a aumentar a autoconfiança (48%) e é também uma forma mais rápida de descobrir a resposta a alguma dúvida (47%).