As dez lições de Steve Jobs

Steve Jobs, chairman e fundador da Apple, morreu aos 56 anos, vítima de tumor neuroendócrino.

As bolsas reagiram com as acções da empresa tecnológica a desvalorizar. Na bolsa de Frankfurt caíram 2,45%.

Nas redes sociais, o vídeo da cerimónia de graduação da Universidade de Stanford, em 2005, é um dos mais partilhados (ver em baixo).

A revista Forbes opta por recordar o legado de Steve Jobs através de dez lições que todos podem aplicar nas suas vidas:

1. A inovação deve reunir arte e ciência: esta é a marca distintiva da Apple face às suas concorrentes.

2. O cliente não tem sempre razão: quando se trata de inovar e apresentar produtos que os consumidores nunca viram antes , não se pode esperar que estejam preparados para o receber antes mesmo de o conhecerem.

3. Não temer o falhanço: Steve Jobs foi despedido pelo seu sucessor na empresa que ele próprio fundou. Na sequência disso, criou a Pixar e acabaria por regressar à Apple para voltar a revolucionar a tecnologia.

4. É impossível planear tudo: há um lado imprevisível na vida que não se controla, mas que, em retrospectiva, ganhará sentido.

5. Seguir a intuição: Steve Jobs queria construir computadores, apesar de esta ser uma escolha improvável de carreira. Ainda assim, seguiu a intuição e acabou por inovar na forma como nos relacionamos com a tecnologia.

6. Tirar o melhor de cada um: O fundador da Apple era um perfeccionista, conhecido pelo seu feitio irascível. Ainda assim, tinha a capacidade de atrair as pessoas mais talentosas para trabalhar consigo porque exigia dele próprio e da sua equipa o melhor de cada um.

7. “Não se preocupe em provar que está certo. Preocupe-se com o sucesso” : a frase foi dita por Steve Jobs, numa entrevista, a propósito do seu despedimento da Apple. Por vezes é a capacidade de voltar atrás e optar por um caminho diferente que leva ao sucesso.

8. Rodeie-se de talento: uma equipa de talentos é condição essencial ao sucesso, não basta ter apenas uma mente brilhante.

9. “Stay Hungry. Stay Foolish” (em tradução livre: alimente a insatisfação, alimente a loucura): este era o moto do fundador da Apple.

10. Trabalho, determinação e visão: por muito genial que se seja, nada se atinge sem trabalho.

Veja o vídeo em que Steve Jobs fez o discurso na cerimónia de graduação da Universidade de Stanford.

Ler Mais