As férias estão a acabar? Para descomplicar o regresso ao trabalho e às aulas, comece em casa. Cinco dicas de organização (que não sabia que precisava)
Susete Lourenço, especialista em consultoria de organização de espaços, autora do livro Casa Organizada, Casa Feliz e certificada em organização profissional, pela International Association of Professions Career College, revelou à La Redoute cinco dicas para ajudar a descomplicar o processo de organização da casa, no regresso às aulas e ao trabalho.
Veja como pode implementar melhorias no processo de reorganização da casa na rentrée.
Dica 1: Casa organizada… leveza na alma
Ter uma casa organizada pode trazer muitos benefícios, desde maior produtividade, redução do stress e até mais tempo livre para passar com a família e amigos. Muitas vezes, a desordem na nossa casa reflecte o caos das nossas cabeças. Desapegar-se do que não lhe serve, alivia o stress e a ansiedade. Simplifique!
Um dos segredos para manter a casa organizada é possuir apenas o necessário. Comece por desfazer-se de itens que já não usa e simplifique a decoração. Isso ajuda a reduzir a desorganização. Use caixas organizadoras para armazenar itens como roupas de cama e banho, roupas fora da estação, brinquedos, entre outros itens. Isso ajuda a manter o ambiente mais organizado e a economizar espaço.
Não descure a arrumação do guarda-roupa. Organize por cor e tipo de roupa, para cada estação e doe o que não usa mais. Isso pode economizar tempo e stress para se vestir de manhã. É importante ter um bom armário para apoiar nesta organização.
A organização é uma habilidade que pode ser aprendida e aprimorada ao longo do tempo. Mesmo pequenas mudanças diárias podem trazer grandes resultados e melhorias na sua vida. Reflicta sobre a sua relação com a organização e faça as mudanças necessárias para ter uma casa organizada e leveza na alma.
Dica 2: O hall de entrada é o espelho da casa
O hall de entrada é o espelho da casa e deve acolher todos os habitantes e visitantes de forma prática e organizada. Deve ser bem iluminado, para trazer alegria e aumentar a sensação de espaço e, sendo uma área de transição entre o mundo exterior e interior, deve responder às necessidades do dia a dia.
Um apoio para deixar os casacos da rua é importante. Em função do espaço e da decoração do seu hall de entrada, pode escolher opções para diferentes estilos: cabide de pé, com um design simples; cabide funcional com 5 bolas para fixar na parede; ou vestiário de parede “tudo em um”, com espelho e banco-sapateira. Não se esqueça ainda de colocar a chave sempre na entrada da casa para ser mais rápido, na manhã seguinte, sair.
Dica 3: Optimizar o espaço com móveis bem pensados
Quando o assunto é decoração e aproveitamento do espaço, investir em móveis inteligentes é fundamental. O que é um móvel inteligente? É uma peça pensada e criada tendo em conta as necessidades do ambiente, tornando-o mais funcional e organizado.
Os móveis multiusos optimizam mais o espaço e são comumente apelidados de dois em um. Por exemplo, na área do quarto, escolha uma cama suspensa, que liberta a área do chão, e cumpre a sua função de cama, tornando o ambiente mais amplo e funcional. Pode optar por uma cama com arrumação e estrado elevatório, que tem um design contemporâneo e optimiza o espaço, permitindo aumentar a área de arrumação e o acesso sempre que necessitar de algum item.
Na sala, invista num sofá-cama para optimizar a área de convivência e acomodar visitas e aposte em móveis personalizados, que aproveitam cada centímetro disponível, deixando o ambiente ainda mais confortável e prático.
Dica 4: Estimular a autonomia no regresso às aulas
O Verão está a terminar e em breve um novo ano escolar vai começar, é o regresso às aulas. Nesta altura, é importante, antes do ano escolar arrancar, preparar as crianças para iniciarem mais um ano lectivo. É importante organizarem o material escolar e o quarto.
O quarto não serve só para dormir, na grande maioria das vezes, é um espaço de brincadeira, mas também de estudo e concentração para os T.P.C. A cama é o elemento mais predominante num quarto, podendo apostar numa cabeceira de cama com cores envolventes. É simples e acaba por ser adequada para todas as idades. Já a secretária, pode ser com linhas simples e o armário ser composto por prateleiras e um varão – capaz de aliar design e praticidade no dia-a-dia.
Dica 5: Um quarto em modo estúdio
Os adolescentes estão no meio de um processo de mudanças físicas e emocionais para passar para a idade adulta. Neste sentido, o quarto deve desempenhar uma função muito importante nas suas vidas: o refúgio da casa, o único local privado e íntimo e o espaço onde recebem os amigos.
Nesse momento da mudança de criança para adulto precisamos de um espaço para ficar sozinhos, onde haja a tão desejada privacidade. Não deixe de estabelecer regras de convivência claras e firmes, e que o jovem deve respeitar, mas a organização do quarto em modo estúdio tem a capacidade de se adaptar mais facilmente à esta nova estrutura da vida dos adolescentes.
Manter tudo separado e organizado em caixas é a solução que precisa. São perfeitas para arrumar revistas, fotografias, roupa e fáceis de transportar. No que diz respeito à escolha da cama, uma cama que permite rentabilizar os espaços, em especial os espaços mais pequenos pode ser a mais indicada, adquirindo a secretária e a estante da mesma colecção.