As perguntas mais estranhas (e completamente inadequadas) ouvidas em entrevistas de emprego
As entrevistas de emprego podem ser situações embaraçosas e vulneráveis. Sentar-se à frente de um estranho e basicamente dizer: “A minha estabilidade financeira está nas suas mãos” não se torna menos stressante, independentemente do número de empregos a que se candidatar.
Mesmo quando está perfeitamente qualificado para a vaga, a entrevista pode ser uma experiência desconfortável se surgirem perguntas inesperadas. Um utilizador do Reddit perguntou: “Qual foi a pergunta mais estranha que lhe fizeram numa entrevista de emprego?” e o BuzzFeed seleccionou as 15 respostas mais desconcertantes, que vão de estranhas a totalmente inadequadas:
- «Sente-se confortável com pornografia?» A pergunta inicial para uma loja de reparações de computadores numa pequena cidade.
- «Se fosse um animal, qual seria?» Para uma vaga numa base militar…
- «Entrevistador: É fumador? Eu: Não. Entrevistador: Bem, eu sou e vou fumar.»
- «Não lhe posso perguntar directamente qual é a sua religião… mas o que acha que acontece depois que morremos?»
- Perguntaram ao meu parceiro: «Por que deveríamos contratá-lo com essa aparência?» Ele tinha vestido calças cáqui, uma camisa, e uns sapatos – o outfit normal para uma entrevista para um emprego de escritório.
- Recentemente, numa entrevista perguntaram à minha namorada: «Que arma gostaria de ter num apocalipse zombie?»
- Uma vez perguntaram-me: «Tem problemas com mulheres?» Ao que eu respondi: «Claro que não!”» Foi para uma vaga de programação e ainda hoje não sei por que perguntaram aquilo.
- Sou paraplégico. Numa entrevista de emprego perguntaram-me: «Como é que conseguiria usar um computador?». Outra vez, perguntaram-me: «Precisa mesmo de usar essa cadeira de rodas?»
- «Bebe?» Aparentemente a empresa dava muitas festas de arromba e queriam pessoas que se enquadrassem. Eu bebo e consegui o emprego, mas depois percebi que não bebia o suficiente para me encaixar.
- «Imagine um quadro. Está a pintá-lo ou a pendurá-lo na parede?» Não faço a mínima ideia do que queriam dizer com aquilo.
- «Bem, como já conheço os seus pontos fracos (não faço ideia do que ele queria dizer), quais são os seus pontos fortes?»
- «Eu percebo que seja profundamente surdo, mas estaria disponível para uma entrevista por telefone com o departamento de RH?»
- «Se o contratar como gestor de RH, vai envolver-se com todas as enfermeiras? É que foi isso que o ex-gestor de RH fez.»
- «O que faria se alguém começasse a gritar consigo numa reunião?» Respondi que simplesmente sairia da sala. Não sou pago para ser babysitter. Se alguém quiser agir como uma criança, vou deixá-lo fazer isso. O entrevistador pareceu surpreendido e as outras pessoas riram-se. Consegui o emprego e descobri que aquela pessoa tinha o péssimo hábito de levantar a voz a quem discordava dele.
- A pergunta mais estranha que já tive durante uma entrevista foi… nenhuma pergunta. O entrevistador era muito falador. Numa hora inteira, esteve 20 minutos a falar sobre as suas qualificações, e o resto do tempo sobre caça e pesca. No final da “entrevista”, perguntou-me se poderia começar no início do mês.