As reclamações sobre este instituto público aumentaram 600% no primeiro trimestre do ano

Os vários programas de apoio à Habitação do Governo estão a ser alvo de inúmeras reclamações no Portal da Queixa que, no primeiro trimestre do ano, identificou um aumento na ordem dos 600%, face a 2023.

 

Demora na entrega de casas, longos atrasos no pagamento das rendas e falta de resposta são os principais motivos das reclamações dirigidas ao Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU). O Porta 65 é o programa que lidera o volume de queixas.

Continua a subir o número de reclamações relacionadas com os vários apoios do Estado à Habitação que têm como alvo o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU). No primeiro trimestre do ano, o Portal da Queixa registou uma subida na ordem dos 600%, em comparação com o período homólogo de 2023.

Segundo os dados analisados, a tendência de crescimento das reclamações começou a ganhar evidência em Maio de 2023, observando-se ainda que, de 2022 para 2023, o IHRU aumentou em 373,3% o número de queixas registadas. Foram 60 ocorrências em 2022 e 284 em 2023.

Aferiu-se ainda que, até ao dia 15 de Abril, o IHRU já recebeu 106 reclamações. No período homólogo de 2023, foram 15, traduzindo um aumento de 606,7%.

Entre os apoios à Habitação mais visados pelos consumidores está o Porta 65 Jovem, o programa de apoio ao arrendamento jovem, a somar 34,4% das reclamações dirigidas ao IHRU, sendo que, o Porta 65+ (acessível a candidatos de qualquer faixa etária), recolheu 2,2%.

Segue-se o Apoio à Renda, a ocupar uma fatia de 32,2% e o Apoio Extraordinário à Renda (criado para as famílias mais vulneráveis) a gerar 13,3% das queixas.

Sobre os apoios Arrendamento Apoiado e Arrendamento Acessível recaíram, para cada um, 4,4% das reclamações.

Já os problemas reportados no âmbito da Habitação Social geraram 5,6% dos casos relatados no Portal da Queixa. Também o programa ‘Arrendar para Subarrendar’ motivou 3,3% das participações contra o instituto público.

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