As soluções de IA de recrutamento são cada vez mais utilizadas. Mas estas ferramentas são “amigas” ou “inimigas”? 

Quase todas as etapas do processo de recrutamento, desde a contratação à fidelização de talentos, estão a evoluir com o desenvolvimento da assistência de IA. Mas a utilização da IA em profissões orientadas para as pessoas, como o recrutamento, deve ser abordada com cuidado, avança a Korn Ferry.

Embora a IA possa ser uma ferramenta útil, muitos profissionais estão cada vez mais preocupados com questões de precisão e preconceitos algorítmicos. Portanto, é crucial compreender os prós e os contras da IA.

Muitas vezes, quando os humanos são removidos do processo, um profissional de IA pode rapidamente tornar-se um vigarista. Em última análise, o recrutador, o director de Recursos Humanos e a sua equipa continuam indispensáveis.

 

As ferramentas de recrutamento de IA economizam tempo?

Pró: Economiza tempo para recrutamento em grande escala

Ao analisar instantaneamente milhares de candidaturas com base nos dados, as soluções de recrutamento de IA podem reduzir o esforço de identificação dos melhores talentos, filtrando os melhores candidatos mais rapidamente do que uma pessoa a fazê-lo manualmente. Dependendo da ferramenta de IA usada, pode ir além dos filtros e ajudar a agendar reuniões ou até mesmo conduzir primeiras entrevistas com perguntas e respostas automatizadas.

Contra: Perda de tempo para utilizadores menos frequentes

Aprender a usar essas ferramentas pode consumir muito tempo; portanto, se não recruta com frequência, pode não valer a pena o esforço da curva de aprendizagem. E se não as usa frequentemente, terá de se familiarizar novamente com actualizações e novos recursos sempre que fizer login. Ambos podem levar mais tempo do que simplesmente filtrar os candidatos manualmente.

 

As ferramentas de IA de recrutamento conseguem identificar os melhores talentos?

Pró: Avaliação abrangente

A IA permite que os recrutadores explorem uma rede muito mais ampla de talentos, colectando informações sobre potenciais candidatos de diferentes plataformas, como o LinkedIn, bem como de bancos de dados online existentes.

Contra: Risco de perder os melhores talentos

Com qualquer ferramenta de IA existe um risco real de deixar escapar aquele candidato ideal que o recrutador teria identificado, mas a IA não consegue. Ao usar as ferramentas com frequência, é possível aprender como contornar esse problema, mas os utilizadores ocasionais não têm experiência para isso. E à medida que a IA se torna mais amplamente implementada no recrutamento, é normal que haja “abusos” e “esquemas” por parte dos candidatos. Isto pode significar os de melhor qualidade ficarem para trás, enquanto os menos qualificados chegam ao topo.

 

As ferramentas de IA fornecem informações precisas?

Pró: Fornecedoras e colectoras de informação

Muitas soluções de IA de recrutamento incorporam mecanismos de IA generativa, como o ChatGPT, que podem conversar com possíveis contratações de acordo com as instruções que se vão adicionando ao modelo de entrevista. Integrados no software de aquisição de talentos, os chatbots podem dar aos candidatos informações vitais numa primeira fase. Podem partilhar descrições de cargos mais detalhadas e fazer perguntas típicas. As perguntas e respostas podem dar aos recrutadores e departamentos de RH uma base para cada candidato.

Contra: Precisam de orientação humana para garantir precisão

Uma crítica justificável e comum à IA, como o ChatGPT, é a sua precisão. Isto deverá melhorar à medida que for aprendendo ao longo do tempo, mas essas melhorias dependem parcialmente da intervenção humana e de inputs eficazes.

 

As ferramentas de IA de recrutamento fomentam a contratação imparcial?

Pró: Podem ajudar a melhorar a diversidade nas contratações

O viés, seja consciente ou inconsciente, impede muitas organizações de recrutar as melhores pessoas. A integração da IA no recrutamento pode ajudar a superar o preconceito humano, programando ferramentas para identificar apenas qualificações, competências e experiências relevantes para a descrição do cargo, enquanto remove indicadores de etnia, género e classe social. Mas, para tal, é fundamental uma base bem informada e ponderada para garantir que o acesso adequado à diversidade seja um componente principal do seu programa de recrutamento, logo, tenha isso em consideração no seu planeamento desde o início.

Contra: Também podem introduzir vieses

Os algoritmos de IA, sejam feitos sob medida ou disponíveis no mercado, são programados por indivíduos cujos preconceitos, se não controlados, serão incorporados na ferramenta final. Além disso, estes algoritmos de IA estão a aprender com dados históricos que provavelmente incorporam vieses inerentes a processos e decisões de contratação anteriores. Tais preconceitos podem então ser reproduzidos e, se não forem controlados, podem ser desastrosos ao longo do tempo. É crucial compreender os recursos e limitações das ferramentas usadas para minimizar riscos.

 

Como as ferramentas de recrutamento de IA usam conteúdo de vídeo?

Pró: Podem melhorar a flexibilidade das entrevistas e fornecer dados valiosos

As ferramentas de IA complementam as pesquisas de talento, examinando perfis de redes sociais e conteúdo de vídeo em busca de características que possam beneficiar o empregador. Além disso, as plataformas de vídeo-entrevista permitem que os candidatos entrevistem no seu próprio horário, após o qual a inteligência visual e sonora pode ser analisada.

Contra: As plataformas de imagem não são para todos

Se não forem verificadas, essas ferramentas podem descartar candidatos qualificados por diferenças subtis e subjectivas, como padrões de fala incomuns, o que pode fazer com que candidatos excelentes, que não se saem bem diante das câmaras por várias razões, incluindo a neurodiversidade, sejam excluídos. A intervenção humana é absolutamente necessária para garantir que a análise não seja enviesada.

 

IA: amiga ou inimiga do recrutamento?

As ferramentas de IA de recrutamento têm potencial mas requerem um tratamento cuidadoso por parte de pessoas qualificadas. Assim, antes de adoptar soluções de recrutamento de IA, cada organização deve ter uma equipa para garantir que os algoritmos sejam legalmente justos, incluindo a realização de uma “auditoria interna” regular e a transparência nos métodos de contratação. Lidar com uma vasta quantidade de dados significa que a segurança deve ser de alto nível para evitar fugas de dados ao máximo possível.

Ler Mais