Atenção ao que publica nas redes sociais este Verão! Pode influenciar (e prejudicar) o seu futuro trabalho. Do Linkedin ao Instagram, siga esta dicas

As redes sociais desempenham um papel indispensável na vida pessoal e profissional, pelo que se torna necessário compreender como o uso diário destas ferramentas pode afectar a carreira e influenciar a procura de emprego. Como aproveitá-las ao máximo no desenvolvimento de carreira e evitar que fotos e vídeos partilhados este Verão afectem negativamente a sua procura de emprego? 

 

A Robert Walters, especialista em recrutamento e selecção, analisa as redes sociais mais populares e apresenta dicas para usá-las sem prejudicar a imagem profissional.

 

Twitter

À excepção dos profissionais de Marketing ou Comunicação, o Twitter é geralmente considerado mais adequado para uso pessoal. «Na procura de profissionais de Marketing e Comunicação Digital, consultores ou entrevistadores podem esperar uma presença activa no Twitter. Participar em discussões online relevantes para o sector é uma boa forma de demonstrar o seu conhecimento sobre as redes sociais e demonstrar as competências que podem ser aplicadas a uma posição de Marketing», diz François-Pierre Puech, Director da Robert Walters Portugal.

Mais de metade dos consultores revelam procurar os seus candidatos através das redes sociais antes de os entrevistarem, afectando mesmo a sua decisão na hora de fazer uma oferta de emprego. Quando se trabalha num sector onde ter uma presença no Twitter pode ser importante quando se procura um emprego, é aconselhável esconder os seguidores e os que são seguidos pela criação de listas privadas. Isto permitirá que os entrevistadores vejam o feed do Twitter, mas não tenham acesso às contas a que estão ligados.

No caso de não trabalhar numa função de Marketing ou Comunicação Digital, a presença no Twitter pode ser apenas para uso pessoal. Neste caso, proteger a conta também é importante. A melhor recomendação é aproveitar as definições de privacidade para esconder informações pessoais na plataforma, ou mesmo tweets. Mesmo que seja um perfil privado, os consultores de pesquisa e recrutamento podem ver a biografia. Por isso devemos evitar incluir conteúdos inadequados nesta secção.

 

Instagram

A maioria dos especialistas em recrutamento e seleção (70%) acredita que o Instagram deve ser utilizado exclusivamente para interacção pessoal e que não se trata de uma ferramenta de networking profissional adequada.

«Tornar o seu perfil inacessível a qualquer pessoa fora do seu círculo social é uma precaução razoável. Houve casos em que algumas pessoas perderam os seus empregos devido aos comentários que fizeram através do Instagram», acrescenta o especialista.

Alguns passos-chave para garantir que o seu perfil é privado passam por manter-se actualizado sobre as definições de privacidade, remover o perfil das pesquisas do Google, bem como certificar-se do que os outros podem ver. Além disso, é importante que posts e stories sejam ocultados daqueles que não seguem a conta. No caso de manter um perfil público, tem de assumir que tudo o que for publicado este Verão pode ser visto por um potencial gestor de pesquisa e selecção agora ou no futuro, e como consequência, poderá ver o que aparece no feed.

 

LinkedIn

O LinkedIn é a plataforma de networking profissional mais utilizada em todo o mundo. Tornou-se a rede social padrão para os profissionais e há algum tempo que é utilizada entre colegas do mesmo sector, para debater  questões relacionadas com a área de trabalho e construir uma reputação profissional online.

Muitos consultores de recrutamento e selecção analisam o perfil do LinkedIn para obter informações sobre experiência profissional, recomendações, grupos que seguem, antes de decidir se convidam ou não um profissional para uma entrevista. É conveniente que este perfil esteja completamente actualizado, incluindo educação e percurso profissional, destacando as principais responsabilidades e realizações para atrair a atenção dos profissionais de RH, e se destacar da multidão.

Juntar grupos e estar activo, também no Verão, pode ajudar a mostrar aos consultores que está comprometido com o sevtor e as suas novidades. Receber recomendações de colegas ou chefes anteriores também é muito útil. Isto pode ajudar os gestores a tomar uma decisão sobre convidar para uma entrevista, informando-os do que os outros entendem como pontos fortes.

«Sabemos que a maioria dos entrevistadores vê os perfis do LinkedIn de potenciais colaboradores como parte do processo de contratação. Use o seu LinkedIn para demonstrar a sua abordagem proativa e dar-lhe uma vantagem sobre outros candidatos», conclui François-Pierre Puech.

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