
Atenção, voltaram os apoios do programa E‑Lar: até 1683 euros para trocar electrodomésticos a gás
O Governo relançou o programa E-Lar, e agora com um reforço orçamental de cerca de 51,5 milhões de euros, para permitir que famílias portuguesas troquem electrodomésticos a gás por alternativas eléctricas mais eficientes. O Comparaja reuniu informação sobre o tema.
A medida cobre fogões, fornos e esquentadores (ou caldeiras) a gás, que devem ser substituídos por aparelhos eléctricos de classe energética A ou superior. As famílias consideradas vulneráveis, especialmente as que têm acesso à tarifa social de energia, podem receber até 1683 euros em apoio. Para os restantes agregados, o apoio máximo será de 1100 euros.
Para aceder aos benefícios, basta preencher o formulário disponível no portal do Fundo Ambiental. Após aprovação, o beneficiário recebe um “voucher digital” que pode ser usado numa loja aderente. O pagamento é efetuado diretamente ao fornecedor, não é necessário adiantar dinheiro, nem esperar reembolsos.
Com este relançamento, o E-Lar retoma a oportunidade de apoiar quem não conseguiu beneficiar na fase anterior, ou deseja trocar mais equipamentos. A iniciativa integra-se no esforço nacional de promover eficiência energética nas habitações e reduzir a dependência de combustíveis fósseis, ao mesmo tempo que combate a pobreza energética.
Se não for elegível para este programa, mas ainda assim quiser encontrar alternativas mais económicas para poupar, pode sempre comparar os preços que paga actualmente com os praticados no mercado, recorrendo a leitores de facturas que analisam os seus consumos e apresentam outras oportunidades de poupança.