Autoeuropa: Trabalhadores temporários já receberam carta de rescisão
A Autoeuropa, que retomou esta segunda-feira a produção depois de ter estado parada devido à pandemia de Covid-19, mantém-se em regime de lay-off parcial.
«Estamos em lay-off parcial até dia 19 de Maio», confirmou João Silva, do Sindicato dos Trabalhadores do Sector Automóvel, em declarações à “SIC Notícias”, acrescentando: «E eu, aliás, estou em lay-off a tempo integral, porque esta semana chegam dois turnos. Para a semana outros dois turnos virão, nós ficamos em casa e só para a outra é que regressa o terceiro turno.»
João Silva explicou que a direcção da fábrica comprometeu-se a manter os funcionários com contratos. «A reunião que fizemos com a direcção da fábrica é que eles comprometem-se a fazer tudo para que os que têm contrato para a Autoeuropa se mantenham. É esse o nosso objectivo. Que todos fiquem», disse.
Já os trabalhadores temporários receberam cartas de rescisão. «Vamos ver como é que vai ser a retoma do mercado automóvel na Europa. Mas, infelizmente, todos os [trabalhadores] temporários existentes desta fábrica receberam, na semana passada as cartas de rescisão em casa», adiantou.
A Autoeuropa anunciou, em comunicado, no passado dia 8 de Abril, que «o regresso ao trabalho será feito de forma gradual em horários reduzidos, inicialmente sem turno da noite, a funcionar de segunda a sexta-feira sob aplicação do regime de lay-off simplificado».