B-Training: Maximizar competências com a tecnologia
Num mundo cada vez mais digitalizado, a B-Training Consulting destaca-se pela sua abordagem inovadora na gestão de pessoas.
A B-Training Consulting tem vindo a implementar uma transformação digital profunda tanto a nível interno, como nos serviços que oferece aos seus clientes. Segundo Mafalda Isaac, partner da empresa, o principal objectivo desta transformação digital passa por agilizar processos e potenciar a utilização da tecnologia em diversas áreas. «A automatização de processos liberta os colaboradores para o desenvolvimento de competências críticas e inovadoras, em vez de se dedicarem a tarefas repetitivas», afirma. Além disso, a utilização de ferramentas digitais tem sido fundamental para a comunicação interna da organização, na medida em que ajuda a promover um ambiente colaborativo e o desenvolvimento de competências interpessoais, especialmente num contexto de trabalho híbrido ou remoto.
Outro objectivo é proporcionar formação contínua aos seus colaboradores. Através da utilização da plataforma de e-learning e outros recursos digitais, a empresa defende que é possível maximizar as competências dos colaboradores de forma regular.
LÍDERES, DESAFIOS E IMPACTOS
A B-Training Consulting instalou um programa de gestão de projectos que permite avaliar o desempenho dos colaboradores e a rentabilidade dos projectos e dos clientes. «Temos um sistema de avaliação contínuo e individualizado, suportado por um componente de comunicação e feedback permanentes, tendo em conta as particularidades de cada colaborador e as suas competências», lembra.
Além disso, a empresa participa, anualmente, em dois estudos de clima organizacional, que permitem avaliar o ponto de situação e identificar áreas de melhoria para o futuro.
A B-Training Consulting considera que está a preparar os seus líderes para desempenharem um papel crucial, ao mesmo tempo em que desenvolvem um espírito inovador e uma maior autonomia. «Ao nível da formação, consoante as áreas de negócio em questão, cada colaborador pode propor, por iniciativa própria, a formação que entenda ser importante para o seu desenvolvimento profissional e pessoal», complementa.
Paralelamente, a organização participa em eventos internacionais, como o Web Summit, Moodle Moot Global e Expo E-Learning, pelo que oferece oportunidades de formação contínua.
Para a B-Training, os desafios da transformação digital nas maiores áreas de Recursos Humanos incluem o alinhamento dos valores dos colaboradores com a cultura da empresa. A transformação digital tem permitido à empresa agilizar processos de trabalho, ser mais eficaz na avaliação de desempenho e mais flexível nos processos de formação e trabalho remoto.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Transformação Digital” publicado na edição de Julho (n.º 163) da Human Resources.
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