Base de Dados Social atingiu um marco histórico

O projecto Base de Dados Social atingiu um marco histórico, cerca de 50% das organizações da economia social existentes em Portugal estão já identificadas e mapeadas na plataforma.

Num universo estimado de cerca de 74 mil organizações (Conta Satélite da Economia Social 2020, INE/CASES) mais de 35 mil fazem já parte da Base de Dados Social.

A Base de Dados Social, um projecto desenvolvido e coordenado pelo Nova SBE Data Science Knowledge Center no âmbito de uma parceria entre a Fundação ”la Caixa”, o Banco BPI e a Nova SBE, agrega informação proveniente de múltiplas fontes públicas e privadas, reunindo dados sobre associações, cooperativas, fundações, misericórdias, mutualidades e outras organizações que integram o setor da economia social em Portugal.

«Com este marco, Portugal aproxima-se de ter um retrato detalhado do seu sector social. Esta informação é fundamental para apoiar decisões, promover a colaboração e garantir uma distribuição mais eficaz dos recursos», refere Cátia Cohen, gestora do Projecto no Nova SBE Data, Operations & Technology Knowledge Center.

No próximo ano, a plataforma vai ainda ser reforçada com a integração de novos módulos de análise, dashboards interactivos e relatórios temáticos que permitirão aprofundar o conhecimento sobre tendências, necessidades e capacidades do sector.

Actualmente, a Base de Dados Social disponibiliza informação sobre as organizações da economia social portuguesas em diferentes vertentes (área de actividade, objectivos de desenvolvimento sustentável, pessoas – colaboradores, associados, voluntários – actividades, recursos financeiros, enquadramento legal, entre outros). O projecto visa promover o conhecimento do sector e contribuir para uma tomada de decisão mais informada por parte de investidores sociais, empresas, voluntários, colaboradores, entre outras partes interessadas, além de fomentar e permitir mais e melhores estudos sobre estas organizações.

Ler Mais