BCG identifica três prioridades para acelerar o impacto da IA no trabalho

A imprescindibilidade de formação em IA é, uma das estratégias apontadas pela Boston Consulting Group (BCG), no recente estudo “AI at Work: Momentum Builds, but Gaps Remain”, para que mais profissionais passem a incorporar totalmente esta tecnologia no seu trabalho.
Neste sentido, é fundamental que as empresas forneçam formação adequada aos seus colaboradores de forma a aumentar a probabilidade de estes se tornarem utilizadores regulares e se sintam confiantes para tirar o máximo partido desta tecnologia.
Além disso, a consultora recomenda que lhes sejam atribuídas as ferramentas de IA certas para o seu trabalho. Quando os colaboradores não dispõem das ferramentas que precisam, haverá uma maior chance de procurarem outras alternativas ou de fazerem uma utilização aleatória das mesmas, o que pode gerar frustrações, riscos de segurança ou mesmo fragmentação de esforços.
Por fim, é essencial que os líderes demonstrem um forte apoio à IA. Quando isso acontece, os colaboradores tendem a usar esta tecnologia com mais regularidade, a gostar mais do seu trabalho e a sentirem-se mais satisfeitos com as suas carreiras.