BCSD Portugal debate competências críticas do País
A sessão paralela “Competências críticas do capital humano até 2020” vai decorrer na Conferência Anual do BCSD Portugal, a 29 de Outubro, em Lisboa.
De que pessoas vão as empresas precisar nos próximos 5 anos? Quais as competências críticas necessárias para assegurar o sucesso dos negócios num horizonte de médio prazo? Existem colaboradores com estas competências no mercado? A identificação das competências críticas estão adequadamente consideradas no processo de planeamento estratégico das empresas? Estas são algumas das questões em discussão na sessão paralela “Competências críticas do capital humano até 2020”, que vai decorrer na Conferência Anual do BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável, no próximo dia 29 de Outubro, na Culturgest, em Lisboa dedicada ao tema “Agenda para um País Sustentável – A liderança estratégica das empresas e o valor das parcerias para a construção de uma sociedade sustentável”.
Os objectivos da sessão paralela “Competências críticas do capital humano até 2020” passam por alertar as empresas para a importância da identificação de competências críticas, explicar a importância do envolvimento da gestão de topo neste tema, partilhar casos de sucesso de empresas que já identificam competências, perceber o apoio que as entidades governamentais – Ministério da Educação e Ciência e Instituto de Emprego e Formação Profissional – podem dar às empresas na adequação do sistema de ensino e, por último, debater os preconceitos que algumas profissões têm junto dos jovens e das famílias.
Os oradores confirmados são Erica Nascimento, CEO na Junior Achievement Portugal, Diana Guerra, consultora do Hay Group, Isabel Barros, Head of Talent Management & Development da Sonae, Jorge Gaspar, presidente do Conselho Directivo do IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, Ramiro Marques, professor do Instituto Politécnico de Santarém e elemento dos grupos de acompanhamento da experiência-piloto do ensino vocacional, nomeado pelo Ministério da Educação e Ciência.
Além da sessão dedicada ao capital humano, há uma sessão sobre eficiência energética, um painel de debate com testemunhos de líderes empresariais comprometidos com o futuro do País, em vários sectores de actividade e a intervenção de Jo Confino, editor executivo do jornal inglês The Guardian e director do Guardian Sustainable Business, uma plataforma de divulgação dos temas da sustentabilidade que tem conseguido demonstrar que a sustentabilidade é um bom negócio para as empresas e para os cidadãos
A participação na Conferência Anual do BCSD Portugal é livre e as inscrições podem ser feitas através do site do BCSD Portugal. O evento abre um conjunto de acções nos temas da sustentabilidade, que decorre na Culturgest nos dias 29 e 30 de Outubro e que a Caixa Geral de Depósitos, em conjunto com o BCSD Portugal, estão a dinamizar.
Onde: Culturgest, Fundação Caixa Geral de Depósitos, Rua Arco do Cego, em Lisboa
Quando: 29 de Outubro, das 9h30 às 16h30