Best Wokplaces, Medicare: Confiança e proximidade
A Medicare promove uma comunicação regular e transparente e tenta construir uma ligação próxima e de confiança com todas as equipas.
A estratégia de gestão de pessoas da Medicare passa por criar uma relação transparente e de confiança, implementar práticas inovadoras que vão de encontro à necessidade dos nossos colaboradores, investir no desenvolvimento pessoal e apostar nos recursos humanos, trabalhando de pessoas para pessoas. A qualidade dos serviços prestados interna e externamente é também um dos princípios estratégicos da empresa.
Neste sentido, a Medicare tem vindo a inovar as suas práticas de gestão de pessoas. «Uma das práticas mais reconhecidas pelos colaboradores são as Mobilidades Internas, que proporcionam oportunidades de crescimento, de forma a consolidar a sua experiência e enriquecer o seu percurso profissional, progredindo na sua carreira», afirma Diana Simões, directora de Recursos Humanos da Medicare.
Por outro lado, a Medicare comemora todos os anos dias temáticos e datas festivas, promovendo actividades lúdicas e desafios aos colaboradores. E oferece um conjunto de benefícios como: plano de saúde para o colaborador e agregado familiar; dia de aniversário; dia de férias adicional; prémios de permanência; prémios de reconhecimento; fruta, lanches e café gratuitos nas instalações; consultas de Apoio Psicológico e Emocional.
Desafios e programas
As mudanças dos últimos dois anos trouxeram desafios à Medicare, como «garantir um acompanhamento e avaliação de performance e resultados das equipas remotas, especialmente nas áreas de call center; garantir que os locais e espaços de trabalho respondessem às necessidades de cada função; digitalização dos processos de recrutamento e selecção e, sobretudo, a capacidade de desenvolvimento humano e a retenção de colaboradores».
Do mesmo modo, foram aplicadas algumas normas e acções internas para facilitar a transição dos novos modelos de trabalho, sempre com o foco de fortalecer a cultura e a relação entre colaboradores e a empresa.
Já no que diz respeito a programas, destaca-se o Happiness, que se destina a promover dinâmicas e actividades de interacção entre os colaboradores e a empresa (teambuildings, workshops, actividades temáticas, entre outras).
Do mesmo modo, a Medicare implementou recentemente um Programa de Formação Interna – Learning Place Medicare – onde são promovidas acções de formação que podem ser leccionadas por colaboradores que cumpram determinados requisitos. A adesão ao programa é feita através da inscrição a uma bolsa de formadores. Para os colaboradores que não pretendam dar formação, mas apenas assistir às sessões organizadas pelos colegas, o departamento de Recursos Humanos divulga as acções de formação internamente.
«Outras acções que implementámos foi a aplicação de surveys que nos permitem aferir o grau de satisfação dos colaboradores a diversos níveis e medir o clima organizacional, implementando planos de acção específicos», refere a directora de Recursos Humanos.
Foram também partilhadas com os colaboradores algumas métricas importantes (CSAT – Costumer Satisfaction Score) para evidenciar os bons resultados das equipas e o reconhecimento dos clientes pela qualidade de serviços prestados.
Regularmente são ainda enviadas comunicações internas onde se promovem boas práticas, prémios, novas parcerias ou outras dinâmicas que visam potencializar a motivação e o envolvimento dos colaboradores com a empresa.
Diariamente são realizados com as equipas briefings diários onde o colaborador tem oportunidade de receber feedback sobre os objectivos do departamento e, em simultâneo, partilhar sugestões ou ideias de melhoria para a sua área.
Para além disso, foram implementadas caixas de sugestões nos escritórios, de forma a que o colaborador, mantendo o anonimato, possa partilhar ideias de melhoria para a empresa, seja em que âmbito for. Em 2022 a empresa implementou a dinâmica “A voz do colaborador” que permite apurar ideias para melhorar a experiência do cliente e melhorias de implementação para a própria empresa. Além de tudo isto, foi recentemente identificada a necessidade de mudar de instalações e «investimos num espaço sustentado, no centro de Lisboa para garantir os melhores acessos a todos os colaboradores. Fizemos da optimização de layout uma prioridade para fomentar a criatividade e produtividade. O nosso escritório passou a ser uma poderosa ferramenta para atrair e reter talentos e inspirar os colaboradores na cultura da organização». «A preocupação com o bem-estar dos nossos colaboradores é uma constante e por isso, empresa e líderes de equipa caminham lado a lado, para garantir que o acompanhamento e crescimento das equipas seja eficaz e que garanta que todos estão alinhados e se identifiquem com a cultura da empresa, promovendo dessa forma uma maior retenção dos nossos talentos» conclui Diana Simões.
Este artigo foi publicado na edição de Abril (n.º 136) da Human Resources, nas bancas.
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