Best Workplaces, Avenidas: «Manter um ambiente de trabalho positivo e estimulante»

8º Lugar – Até 50 colaboradores

A Avenidas considera essencial promover um ambiente de crescimento e desenvolvimento para os seus colaboradores.

Promover e manter uma cultura de inclusão, respeito e reconhecimento do trabalho dos nossos colaboradores é fundamental para a Avenidas. Quem é o diz é o CEO e co-founder da empresa, Manuel Reis, que afirma que «valorizamos o bem-estar e o desenvolvimento pessoal dos nossos colaboradores, e fomentamos um ambiente de trabalho colaborativo e inovador, onde cada membro da equipa tem a oportunidade de crescer e contribuir para o sucesso da empresa».

Na Avenidas, são três os valores que descrevem a cultura da empresa: “open, committed, family”. Para o CEO, «somente através da transparência conseguimos promover a melhoria pessoal e profissional de toda a equipa. Além disso, na Avenidas, não apenas reconhecemos as conquistas individuais, mas também as colectivas. Acreditamos que um ambiente de trabalho positivo e motivador impulsiona o sucesso da empresa e fortalece os laços entre a equipa, criando uma cultura organizacional sólida e duradoura».

Desta forma, a estratégia de Gestão de Pessoas da Avenidas baseia-se na transparência, comunicação aberta e apoio mútuo. Manuel Reis revela existir um investimento no desenvolvimento contínuo dos colaboradores, através do acesso a formações e programas de mentoria, e da oportunidade de progressão na carreira. Além disso, «incentivamos um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal, promovendo a flexibilidade e qualidade de vida dos nossos colaboradores, para que cada membro possa alcançar o seu potencial máximo. Isto cria um clima de confiança e potencia o melhor de cada um, o que, por sua vez, possibilita contribuições positivas para a empresa e uma maior confiança. Queremos reafirmar o nosso compromisso com o desenvolvimento e bem-estar dos nossos colaboradores, pois sabemos que são eles a base do nosso sucesso».

Boas práticas

Em 2023, a Avenidas reforçou o seu programa de reconhecimento e incentivo, em linha com a preocupação com a progressão interna dos seus colaboradores. A empresa faz uma revisão salarial ou de performance duas vezes por ano, com o objectivo de promover um ambiente onde o esforço é recompensado e reter o talento. Adicionalmente, «desenvolvemos iniciativas como “profit-sharing”, ligadas ao desempenho e reconhecimento público dos colaboradores destacados, e investimos na melhoria das condições de trabalho. Isto foi feito através do aumento do nosso espaço de escritório e da promoção da diversidade e inclusão na empresa, aliada ao nosso estilo de liderança e às guidelines de recrutamento que nos permitem ter colaboradores de idades, género, etnias e experiências profissionais distintas», afirma Manuel Reis.

Para o CEO, além do compromisso com a equipa enriquecer a força de trabalho, também abre portas para diversas perspectivas, impulsionando a inovação e a resolução criativa de desafios. Estas iniciativas têm sido cruciais para o crescimento sustentável da Avenidas e para se manter uma cultura interna dinâmica.

É claro que na Avenidas também existem desafios, e um dos maiores surgiu com a pandemia, quando foi necessário dar resposta às mudanças impostas pelas circunstâncias e as alterações no ambiente de trabalho. O CEO da empresa explica que «tivemos de implementar medidas de trabalho remoto e garantir o apoio adequado aos colaboradores, para que pudessem responder aos seus desafios pessoais e profissionais decorrentes da situação».

Ultrapassada essa fase, o maior desafio que a Avenidas diz ter enfrentado no último ano foi o de «superar as dores de crescimento, associadas ao aumento de quase todas as equipas, o que implicou a integração de novas pessoas e um ajuste da organização do trabalho de quem já estava na Avenidas».

Para Manuel Reis, «os desafios fortaleceram a nossa resiliência e permitiram-nos explorar novas abordagens, melhorar os processos internos e consolidar ainda mais a cultura organizacional. Olhamos para todo o percurso da Avenidas com bastante orgulho porque estes percalços demonstram a flexibilidade e a eficiência de toda a nossa equipa, que encarou os desafios como uma oportunidade de inovar e evoluir».

As constantes transformações no mundo do trabalho, tais como o aumento do trabalho remoto e a adopção de tecnologias digitais, têm levado a Avenidas a reavaliar e a repensar as suas práticas de gestão de pessoas. Neste momento, a empresa está a investir em ferramentas e recursos para apoiar o trabalho remoto e a promover uma comunicação e colaboração mais eficaz entre os membros da equipa, independentemente da sua localização. O CEO da empresa reconhece que esta «não é uma ciência exacta, pelo que, a muito níveis, o trabalho remoto não é equivalente a ter as equipas juntas num espaço físico. A chave está no equilíbrio, em ouvir cada colaborador e perceber de que forma é que a empresa pode ir ao encontro das suas necessidades. Este foco nas pessoas e no que elas precisam para ser mais produtivas e para estarem felizes permite, naturalmente, que as pessoas estejam mais alinhadas e tenham um maior compromisso com a empresa».

Feedback dos colaboradores

Manuel Reis considera que, cada vez mais, os colaboradores valorizam uma cultura inclusiva, o reconhecimento do seu trabalho, e destacam as oportunidades de desenvolvimento profissional e o apoio da liderança. Outro factor que tem vindo a ser destacado pela equipa é a importância de se sentirem valorizados, ouvidos e integrados na empresa.

Para reforçar a aposta na valorização e inclusão dos colaboradores, foram implementadas iniciativas adicionais, focadas no bem-estar e na promoção de uma equipa unida. «Estamos a expandir os programas de mentoria e formações, que nos tem garantido uma crescente coesão entre a equipa, criando um ambiente onde cada colaborador se sente verdadeiramente parte integrante da visão e do sucesso da empresa. Por isso, é com orgulho que recebemos o feedback da certificação deste ano», diz o responsável.

Em 2024, a empresa planeia continuar a investir no desenvolvimento dos seus colaboradores, oferecendo formações adaptadas às suas necessidades e aspirações. Além disso, quer continuar comprometida em reforçar o seu programa de reconhecimento e incentivo e promover uma cultura de feedback aberto e construtivo. Manter um ambiente de trabalho positivo e estimulante para todos os colaboradores «é parte do nosso ADN e algo que queremos continuamente promover e melhorar», afirma Manuel Reis.

Além das iniciativas já mencionadas, a Avenidas planeia ainda reforçar as práticas de trabalho flexíveis, garantindo que cada membro da equipa possa conciliar eficazmente as responsabilidades profissionais com os compromissos pessoais. Continuar a proporcionar um ambiente onde cada membro da equipa se sinta satisfeito e valorizado no seu trabalho é um dos objectivos. «Olhamos para o futuro com a certeza de que continuaremos a fazer o necessário para contar com uma equipa que se sente verdadeiramente apoiada.»

Por fim, o CEO da Avenidas reconhece que «ser reconhecido como um “great place to work” é fundamental para a nossa estratégia de Employer Branding. Estamos a promover a captação de novo talento, bem como a retenção, através de iniciativas como testemunhos de colaboradores nas redes sociais, participação em eventos de recrutamento e parcerias com instituições de ensino».

Com o objectivo de consolidar a sua presença no mercado de trabalho como um empregador de eleição, a Avenidas está também a investir numa presença mais activa em redes sociais como o LinkedIn. A ideia é destacar não apenas os aspectos profissionais da empresa, mas também as características que tornam a Avenidas «num local único e estimulante para trabalhar », conclui Manuel Reis.

 

Este artigo faz parte do Tema de Capa publicado na edição de Março (n.º 159) da Human Resources.

Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais