Best Workplaces, Decunify: Liderança de proximidade

Na Decunify é valorizado o espírito de equipa e a pró-actividade.

 

A Decunify é uma empresa que tem uma cultura de muita proximidade com os seus colaboradores onde reina o espírito de equipa e é privilegiada a possibilidade de todos poderem participar com sugestões e críticas, nas mais diversas áreas. Do mesmo modo, de acordo com José Manuel Oliveira, CEO da Decunify, a empresa «proporciona boas condições e organiza várias iniciativas para dinamizar, assim como potenciar um ambiente de bem-estar e qualidade aos colaboradores».

Todas as decisões são realizadas com foco nas pessoas e no crescimento da empresa. Essas mesmas decisões e o controlo das actividades são feitos de uma forma colaborativa, o que proporciona um ambiente de liberdade, com responsabilidade e autonomia consciente.

José Manuel Oliveira refere que a Decunify orgulha-se em «cumprir com todos os compromissos relativos aos colaboradores, proporcionar boas regalias e responder a todas as necessidades que surjam».

Durante a pandemia, mais concretamente durante o período de confinamento, a empresa diz não ter alterado a sua postura, pelo contrário: «fomos à procura de sermos mais proactivos e desenvolvemos soluções directamente ligadas a esta situação e que contribuíssem para mitigar os riscos com que as mesmas se deparavam. Mesmo estando no momento da pandemia, as nossas interacções e comemorações não foram esquecidas, muitas das iniciativas até foram incrementadas».

Para a Decunify, a comunicação é um factor imprescindível. «Organizamos várias iniciativas de forma a dinamizar e potenciar um ambiente de bem-estar e qualidade aos colaboradores: comunicações regulares; reuniões gerais com muita frequência (e durante o período da pandemia a sua frequência aumentou); evento anual (kick off); eventos team building (vamos retomar este ano); eventos que assinalam datas específicas (jantares de Natal, aniversário da empresa, etc)».

Os momentos de convívio que a empresa proporciona aos seus colaboradores «transparecem para a atitude e a satisfação de cada profissional, impactando directa e positivamente na sua produtividade».

José Manuel Oliveira refere ainda que a «procura por um ambiente de trabalho estável e positivo é uma estratégia para mantermos a equipa coesa. Além disso, diante de um mercado cada vez mais dinâmico e exigente, as empresas são obrigadas a encontrar soluções que garantam o crescimento dos negócios. Neste sentido, o desenvolvimento de competências continuará a ser adoptado na Decunify, onde os colaboradores têm um papel activo nesse desenvolvimento».

Quanto ao futuro do trabalho, o CEO da Decunify diz que «o mundo está a mudar, assim como o trabalho. Consideramos importante não esquecer o que aprendemos durante a crise pandémica, em termos de organização, e não ter a tentação de voltar às práticas antigas, dadas as novas realidades no mundo do trabalho. Acreditamos que uma liderança próxima, que demonstre compromisso e capacidade de adaptação, pode responder aos desafios futuros».

 

Este artigo foi publicado na edição de Abril (n.º 136) da Human Resources, nas bancas.

Caso prefira ler online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais
pub


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*