Bosch: Construir um futuro inspirador
Fazer da Bosch o ‘first employer of choice’ é um objectivo central da estratégia do grupo, orientando todas as suas iniciativas e actividades.
Adoptar uma estratégia sólida, alinhada com a cultura organizacional e valores da empresa, foi a escolha da Bosch para comunicar a sua proposta de valor enquanto empregador – Work #LikeABosch –, assente nas dimensões: “Grow.” – crescer em inúmeras funções e posições; “Enjoy.” – desfrutar dos benefícios da conciliação entre a vida pessoal e profissional; e “Inspire” – os colaboradores inspirarem-se uns aos outros num ambiente inclusivo, conta Vanessa Brandão, Employer Branding & Staffing specialist.
A nível externo, a Bosch marca presença em diversos canais de comunicação, além de apostar em parcerias estratégicas, sempre com foco no público-alvo que deseja alcançar. Através dessas acções, a empresa partilha histórias inspiradoras, testemunhos de colaboradores, projectos inovadores e iniciativas que reflectem a sua missão e os diferentes benefícios de trabalhar #LikeABosch. Também relevante é a sua proximidade com o mundo académico, expressa pela participação em feiras de emprego e pela realização de eventos nas principais universidades do País. A Bosch marca também presença em eventos tecnológicos, reforçando o seu posicionamento como um empregador inovador, capaz de atrair tanto jovens talentos quanto profissionais experientes.
Para compreender melhor as prioridades dos profissionais, sobretudo em áreas de alta especialização como IT e engenharia, a Bosch realizou recentemente um estudo que identificou os principais factores valorizados: remuneração atractiva, reconhecimento pelo trabalho realizado, ambiente respeitador e apreciativo, oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional, e condições de trabalho flexíveis. «Ter estes insights permite-nos ajustar continuamente a estratégia de atracção de talento, garantindo que a nossa proposta de valor está alinhada com as expectativas dos candidatos e com as exigências do mercado de trabalho», afirma Sónia Ferreira, Regional coordinator: Employer Branding, PMKT, Staffing & Training.
Na Bosch, os princípios do We Are Bosch e do We Lead Bosch reflectem-se em todos os momentos do employee life cycle, do recrutamento até a progressão na carreira. «Desde o primeiro contacto com os candidatos, asseguramos que os nossos valores – como inovação, sustentabilidade, diversidade e inclusão – estão evidentes na forma como comunicamos e conduzimos os processos de selecção», defende Sónia Ferreira.
Logo no processo de onboarding, proporcionam uma recepção calorosa aos novos colaboradores, que inclui o apoio de um buddy, programas de formação que apresentam a história inspiradora do fundador, Robert Bosch, e actividades que fomentam o networking e a compreensão da cultura organizacional da empresa. Já no que diz respeito à progressão de carreira, a Bosch oferece uma política de desenvolvimento estruturada, que combina feedback contínuo, planos de desenvolvimento individual e formações personalizadas. Além das áreas técnicas (hard skills), investem no desenvolvimento de competências comportamentais (soft skills) e criam programas para colaboradores com elevado potencial, como mentoring e coaching, para acelerar a progressão na carreira.
Crescimento constante
Na Bosch, o compromisso com o crescimento e desenvolvimento dos colaboradores é um pilar fundamental da cultura organizacional. Dado o vasto portefólio de negócios e indústrias, os colaboradores são incentivados a explorar novas funções, áreas de negócio ou mesmo localizações, sendo até possível adquirir experiência internacional ao trabalhar noutras localizações do grupo, proporcionando uma visão global e o contacto com diferentes culturas. Para além disso, são regularmente promovidas sessões de partilha de conhecimento online e presenciais, onde os colaboradores discutem e partilham temas diversos, fortalecendo a aprendizagem contínua e a colaboração em rede.
Vanessa Brandão adianta que, «na Bosch, acreditamos que o sucesso só é sustentável quando existe equilíbrio entre o desempenho profissional e o bem-estar pessoal dos colaboradores. Isso passa por modelos de trabalho flexíveis e híbridos, que reconhecem a importância de integrar a vida pessoal e profissional de forma harmoniosa, e permitem aos colaboradores ajustar os seus horários e trabalhar remotamente ou no escritório, conforme as suas necessidades e a natureza das suas funções. Além de uma remuneração competitiva, têm acesso a um conjunto abrangente de benefícios, como seguro de saúde, apoio médico interno e acesso a descontos em produtos e serviços.»
O bem-estar no local de trabalho é proporcionado através de condições inspiradoras, em instalações projectadas para estimular a criatividade e a colaboração, com ambientes modernos, áreas de descanso e espaços inovadores. Além disso, são realizadas iniciativas regulares, como eventos temáticos, momentos de convívio, pausas activas e sessões de aprendizagem, que reforçam o espírito de equipa e contribuem para um ambiente dinâmico e equilibrado.
«A inovação é o motor do que fazemos, e acreditamos que as ideias mais criativas emergem quando pessoas com diferentes experiências, perspectivas e capacidades colaboram num ambiente que valoriza genuinamente a diversidade e a inclusão. Com mais de 7 mil colaboradores em Portugal, representando mais de 50 nacionalidades e com idades entre os 18 e os 71 anos, cultivamos uma cultura onde diferentes pontos de vista não são apenas aceites, mas celebrados», continua Vanessa Brandão.
Desenvolvimento de liderança
Mais do que uma prioridade estratégica para a Bosch, trata-se de uma forma de assegurar que os líderes se tornam agentes de transformação, capazes de inspirar as suas equipas e alcançar resultados excepcionais. Tal é proporcionado através de diversas soluções, como o Talent Development Program, desenhado para oferecer uma formação estruturada e adaptada a diferentes níveis de liderança, ou o programa Way2LeaD, que assegura que todos os líderes, independentemente do nível hierárquico, utilizam uma linguagem comum e partilham os mesmos valores. Já o Leading #LikeABosch foi criado com o objectivo de reforçar a aposta contínua no desenvolvimento das chefias, reconhecendo a importância de as manter motivadas e preparadas para liderar equipas num contexto de constante mudança, tanto dentro como fora da organização.
Este artigo foi publicado na edição de Janeiro (nº. 169) da Human Resources, nas bancas.
Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.