Bosch: Olhar para as necessidades reais dos colaboradores

A existência de uma forte e consistente estratégia de Employer Branding, alinhada com o propósito da organização, tem vindo a reforçar a marca Bosch enquanto entidade empregadora em Portugal.

 

O que a Bosch propõe aos seus colaboradores é a experiência de crescer juntos, desfrutar do que fazem e inspirarem-se uns aos outros. A estratégia é clara: proporcionar inúmeras oportunidades de desenvolvimento, num ambiente em que se promove o bem-estar e o equilíbrio entre o pessoal e o profissional.

 

WORK #LIKEABOSCH é o mote no Employer Branding
A competição por talentos no sector tecnológico atingiu um pico em Portugal com a globalização do mercado de trabalho e trouxe novos desafios para atrair e reter profissionais com a especialização necessária, exigindo por parte das empresas abordagens únicas, diferenciadoras, em que as pessoas estão cada vez mais no centro da organização. Foi este o ponto de partida para a estratégia renovada de Employer Branding da Bosch, assente em três dimensões: “Grow.” – oferecemos aos colaboradores a possibilidade de crescer em inúmeras funções e posições, a nível nacional e internacional; “Enjoy.” – desfrutar dos benefícios da conciliação entre a vida pessoal e o trabalho é cada vez mais encorajado entre as equipas; e “Inspire” – os colaboradores sabem que está nas suas mãos inspirarem-se uns aos outros num ambiente inclusivo (diversidade, equidade e inclusão), de liderança positiva através da promoção de uma cultura de apreciação e no desenvolvimento de soluções que melhoram as nossas vidas e impactam o futuro de forma sustentável.

A proposta de valor da Bosch enquanto marca empregadora passa pela valorização das suas pessoas, pela promoção do sentimento de pertença, e por fazer com que os colaboradores se sintam alinhados com a cultura da empresa, proporcionando- lhes uma experiência positiva com diversas oportunidades de desenvolvimento ao longo das várias etapas da sua vida profissional. Aquilo que define a nossa missão interna “We are Bosch”, o que nos impulsiona e representa é transversal a toda a empresa, um propósito comum e no qual trabalhamos juntos para o alcançar. Somos uma empresa sólida, com independência financeira, e os nossos valores, reforçados ao longo de 138 anos de história, unem os nossos colaboradores no dia-a-dia. Acreditamos que a diversidade é mesmo o que dá sabor à vida, e por isso queremos que as nossas pessoas se sintam incentivadas e desafiadas a inovar, a encontrar o seu caminho e a escolher o seu lugar dentro do mundo Bosch.

 

Contribuir para o bem-estar das pessoas e promover o seu desenvolvimento
Sabemos que a atracção e retenção do talento vai muito mais além da remuneração salarial, que embora continue a ser um aspecto relevante, deve sempre fazer parte de um conjunto de outros benefícios que promovem o desenvolvimento dos colaboradores, e que contribuem para o seu bem-estar. Para a Bosch, é uma prioridade garantir que as suas pessoas têm as condições para se desenvolverem e realizarem o melhor trabalho. Neste sentido, implementamos uma série de medidas, como a aposta em modelos de trabalho flexível e híbridos, oferta de seguro de saúde, e outros benefícios flexíveis. Garantimos ainda condições de trabalho inspiradoras, num ambiente de trabalho organizado, humano e acolhedor, com espaço para criatividade, com lideranças receptivas e uma comunicação aberta. Sabemos que não existem pessoas iguais, e por isso, procuramos ser um lugar onde cada uma possa ser ela própria, encarando esta diversidade como enriquecedora e uma forma de partilha de diferentes perspectivas e cooperação.

A Bosch leva muito a sério o desenvolvimento dos seus colaboradores, sobretudo quando estamos perante um mundo em permanente mudança e transformação. A formação contínua faz parte da nossa cultura e da nossa estratégia, por isso, oferecemos planos de formação ajustados a cada tipo de carreira (liderança, especialista e gestão de projectos), formação em soft skills, mas também formação técnica. Para suportar o desenvolvimento dos nossos colaboradores, dispomos também de coaching e mentoria, bem como de diversas ferramentas de desenvolvimento (avaliação de desempenho e identificação de potencial) que nos permitem, enquanto organização, alinhar expectativas e definir medidas ajustadas por forma, a potenciar o desenvolvimento de cada colaborador. Esta valorização do desenvolvimento do talento está aliada a oportunidades de desenvolvimento de carreira vertical, mas também horizontalmente, nomeadamente em áreas de negócios, funções ou localizações distintas. Sendo a Bosch uma empresa multinacional, existe ainda a possibilidade de o colaborador ter uma experiência internacional noutra localização do Grupo Bosch, fora de Portugal. A Bosch promove essa partilha de experiências por todo o mundo – ainda, através de redes de colaboradores ou projectos globais.

A comunicação e o feedback contínuo fazem parte da cultura da Bosch. Fazemos por ouvir de forma regular os nossos colaboradores através da aplicação de questionários que nos permitem medir o nível de satisfação e o clima organizacional. Essa análise compreende o feedback da sua experiência em momentos chave no decorrer da sua carreira (onboarding, formação, desenvolvimento e offboarding), opinião sobre a liderança dentro das equipas e a sua colaboração, assim como quanto à estratégia e cultura e, mais recentemente, desenvolvimento de um inquérito específico sobre bem-estar. Esta análise permite-nos enquanto empresa perceber o impacto efectivo e aplicar medidas de melhoria sempre que necessário.

 

Atracção e retenção de talentos: Programas personalizados, diversas perspectivas
Estamos perante um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e desafiante onde a disputa pelo talento, seja interna ou externamente, nos obriga a construir uma imagem forte enquanto marca empregadora; onde a cultura, os valores da empresa, os benefícios e as oportunidades de crescimento e desenvolvimento são fortemente valorizados pelos colaboradores. Porque sabemos que as pessoas têm diferentes perspectivas e objectivos para o seu futuro, procuram diferentes experiências consoante a fase da vida pessoal e profissional em que se encontrem, a Bosch tem uma estratégia clara e diversificada no que a actividades e programas de desenvolvimento de carreira diz respeito, de que são exemplos os programas Talent Development Program, Way2Lead ou Leading #LikeABosch, que visam suportar e valorizar os seus talentos, reconhecendo a sua importância para a estratégia da organização.

Na vertente da atracção de talentos trabalhamos o nosso posicionamento com programas como o “Boost”, um programa de aceleração de carreiras que ocorre anualmente e que procura jovens com elevado potencial que queiram acelerar as suas carreiras para assumir, no futuro próximo, posições de nível seguinte de na Bosch. Além disso, actuamos junto aos perfis junior quando ainda estão na universidade através de programas como o “Bosch Connect Day”, um dia em que é possível acompanhar o trabalho dos nossos engenheiros, trocar experiências com as equipas e conhecer os objectivos e desafios de cada projecto; o “Road2Bosch”, em que a Bosch ruma às principais universidades do país e dá a oportunidade aos estudantes que sonham com um futuro no mundo da tecnologia de nos conhecer; e o “Jump In”, programa de estágios através do qual os estudantes podem candidatar-se a estágios profissionais/extracurriculares, curriculares e de verão. Além disso, ao longo do ano, realizamos campanhas mais especificas tendo em conta as nossas necessidades de recrutamento, que incluem uma solução conjunta entre actividades digitais, online, mas também offline, e participamos em eventos externos, tecnológicos e de recrutamento, assim como em feiras de emprego.

Todas as informações disponíveis em bosch.pt/carreiras.

 

Os valores que nos movem
A Bosch é uma empresa com um propósito bem claro: desenvolvemos soluções de futuro ao criarmos produtos e serviços de elevada qualidade que geram entusiasmo e melhoram a qualidade de vida das pessoas, salvaguardando os meios de subsistência das gerações presentes e futuras, e tendo sempre em mente o benefício da sociedade e do ambiente. Tudo isto é suportado por algo muito importante que é a cultura empresarial da Bosch, que assenta em valores como a orientação para o futuro, a diversidade e a sustentabilidade, que orientam a forma como fazemos o nosso trabalho diário.

 

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Employer Branding” publicado na edição de Maio (n.º 161) da Human Resources.

Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

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