Bot criado por portugueses já anda a recrutar na Internet

Chama-se Newton, recruta através do chat do messenger, no Facebook, e foi fundado por portugueses em São Francisco. A startup vai expandir para Portugal e para o Japão em Fevereiro.

 

Recorrendo a inteligência artificial e cruzando deep learning e processamento de linguagem natural para chegar aos melhores match’s, o Newton permite encontrar candidatos adequados para uma posição, e vice-versa, «em cerca de 20 minutos em vez de em dois dias, e livre de bias», garante o co-fundados da startup Newton, Hélder Silva.

O sistema está totalmente operacional dos Estados Unidos e é já em Fevereiro que vai iniciar actividade em Portugal e ao Japão, com foco não só no desenvolvimento do negócio mas também da tecnologia em si.

Em Portugal, a empresa está já incubada na Startup Lisboa e o Newton, agora em fase piloto, estará a funcionar no final de Fevereiro, por enquanto apenas para posições técnicas e em língua inglesa. A partir de Abril, vai permitir recrutar noutras áreas.

Hélder Silva explica que, cada vez que entram num país novo, têm de fazer a adaptação e treinar os algoritmos para a região em questão, pois «a tecnologia é muito dependente da linguagem».

Fundada no ano passado, a Newton está avaliada em 5,1 milhões de dólares (4,5 milhões de euros) e recebeu um investimento de mais de 400 mil dólares de entidades como a Universidade de Oxford ou a Will Group (gigante do recrutamento no Japão).

Com o investimento e expansão para os mercados europeus e asiático, a startup estima um retorno de 10 milhões de euros já este ano. Só a actividade em São Francisco já trouxe mais de 80 mil candidatos à plataforma.

Veja também estas notícias.

Ler Mais