Brasil e Portugal juntos na organização do maior evento de Gestão de Pessoas em língua portuguesa
Não podendo realizar-se presencialmente este ano devido à pandemia de COVID-19, o CONARH – considerado o maior evento do mundo de Gestão de Pessoas em Língua Portuguesa – vai em 2020 ter uma versão digital, organizada pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH Brasil) e pela APG – Associação Portuguesa de Gestão de Pessoas. É já dia 27 de Agosto.
O CONARH é um evento anual que decorre em São Paulo, no Brasil, habitualmente em Agosto, reunindo muitos milhares de congressistas (mais de 33 mil, em 2019) ao longo de três dias. Este ano, devido à pandemia, foi adiado para Abril de 2021, mas só a versão presencial, estando a ser preparada um versão digital, num evento conjunto entre a ABRH e a APG. Esta parceria resulta de um protocolo de entendimento assinado exactamente há um ano, no final do CONARH 2019, e pressupõe a realização de várias actividades conjuntas ABRH e APG, para promover a Gestão de Pessoas da Lusofonia.
Pedro Ramos, vice-presidente da APG e director de Recursos Humanos da TAP Air Portugal, sublinha que, «para a APG, coorganizar esta versão digital do CONARH é uma oportunidade extraordinária de se juntar aos melhores do mundo. Uma vez que a ABRH Brasil organiza o CONARH há 47 anos e nestes anos tem reunido milhares e milhares de Gestores de Pessoas do mundo lusófono e não só.» E acrescenta: «O CONARH é o maior evento de Gestão de Pessoas em língua portuguesa e o segundo maior do mundo, reunindo toda a América Latina e, nos últimos anos, já tem reunido alguma participação aqui de Portugal e dos países lusófonos. Este momento, é uma oportunidade extraordinária para a APG poder juntar-se à organização deste grande evento, mas sobretudo uma oportunidade de aprendizagem e de reunião das melhores práticas.
Obviamente que, face à pandemia, terá de ser um evento que vai decorrer de forma digital, mas está a ser, também, uma oportunidade de compartilhar esta experiencia e podermos envolver outros palestrantes de várias partes do mundo, sinergia que podemos continuar a promover nos próximos, bem como este trabalho em equipa com a ABRH, para podermos ter o melhor do mundo da gestão de pessoas do mundo lusófono. Estamos muito orgulhosos e vamos dar o nosso melhor para representar bem as cores nacionais e por bem a gestão de pessoas portuguesa bem no cimo desta enorme partilha de Gestão de Pessoas do mundo lusófono», conclui.
#RessignificarÉPreciso
O CONARH Edição Especial Digital, que se realiza no próximo dia 27, tem como tema #RessignificarÉPreciso, traduzindo a necessidade da “resignificação” na Gestão de Pessoas nas empresas e no mundo actual.
Estão previstos vários palestrantes oriundos dos Estados Unidos e Reino Unido, destacando-as as intervenções de Dave Ulrich (EUA), Carolyn Taylor (UK), mas sobretudo do Brasil e de Portugal, nomeadamente o neurocientista António Damásio, que irá assegurar a palestra de encerramento, numa palestra moderada por Paulo Sardinha, presidente da ABRH, e por Pedro Ramos.
Tendo como como “A estranha ordem das coisas – a neurociência no comportamento humano”, António Damásio vai abordar – a partir da Califórnia (EUA), onde é professor catedrático de neurociência na faculdade Dana e David Dornsife, da Universidade do Sul da Califórnia, e onde dirige o Brain and Creativity Institute – o diálogo da vida humana com os sentimentos, como formadores da consciência e motor da ciência. «Os sentimentos são sinais da nossa vida e também os motivadores da criação intelectual dos homens», acredita.
Damásio defende que os sentimentos são as forças motoras do empreendimento cultural, os mecanismos que empurraram o intelecto humano para a cultura. A mente humana vai só até um certo ponto e, a partir daí, temos de ter uma qualificação (agradável/desagradável, bom/mau), isto é algo que não existe ainda na inteligência artificial (IA) que é incapaz de incluir as qualidades subjetivas. «A vida é outra coisa.»
A interacção favorável e desfavorável de sentimento e razão deve ser reconhecida se quisermos compreender os conflitos e as contradições que afligem a condição humana, desde os dramas humanos pessoais até às crises políticas. Este entendimento constitui, afinal, na perspectiva do famoso neurocientista português, uma verdadeira “estranha ordem das coisas”. A sua palestra vai apresentar-nos um pouco da neurociência no comportamento humano e, por consequência, na gestão das pessoas.
“Resignificar a incerteza”
O penúltimo painel deste CONARH Versão Especial Digital, que terá como tema “Resignificar a incerteza”, vai ser apresentado a partir de Portugal. Em directo do auditório dos estúdios da Radio Renascença em Lisboa, Pedro Ramos irá moderar o painel, que contará com as participações de Mário Ceitil, presidente da APG, que irá apresentar a palestra:”Os Sentidos Ocultos do Absurdo”, e de Carla Caracol, directora de Recursos Humanos do Grupo Renascença Multimédia e membro direcção APG, que irá falar sobre “Uma nova Gestão Humanizada do Negócio”.
Sobre este painel, explica-se: «A incerteza é habitualmente considerada uma coisa ruim, uma coisa a evitar. No entanto, ela hoje faz parte da paisagem deste “novo normal” em que vivemos. Para conseguirmos progredir em ambientes de grande ambiguidade, temos de ter “janelas cognitivas” abertas ao inesperado e “ler” a realidade com outras lentes. “Resignificar” significa dar um outro sentido às coisas e descobrir nas coisas significados alternativos. Por isso, numa altura em que muitas das coisas que nos acontecem parecem absurdas e incompreensíveis, é fundamental dotarmo-nos de capacidades para enfrentarmos o absurdo, ou, mais precisamente, aquilo que consideramos absurdo, e descobrir o seu eventual potencial para construirmos uma percepção mais global e sistémica da realidade. E, no “fim do dia” como fica a dimensão humana nas nossas organizações? Faz sentido falar de uma nova gestão humanizada dos negócios? Sim!»
Inscrições
As inscrições a partir de Portugal e dos países africanos de língua oficial portuguesa deverão ser efectuadas diretamente no site oficial do CONARH – onde também está disponível toda a programação, beneficiando de um preço especial para o efeito, devendo ser seleccionado o campo “Estrangeiro associado a ABRH Brasil)