Cachapuz: «Pessoas focadas fazem acontecer»

A Cachapuz participa no estudo Índice de Excelência com o objectivo de analisar e perceber como se sentem os colaboradores e quais os desafios que a empresa enfrenta internamente.

Como resultado, torna-se possível compreender se a opinião dos colaboradores está alinhada com a cultura organizacional da empresa e que medidas e incentivos podem ser implementados para contribuir para a motivação e satisfação das pessoas.

Graça Coelho, CEO da Cachapuz, explica que a empresa procura «desenvolver equipas focadas, envolvidas e felizes, pois acreditamos que as pessoas focadas fazem acontecer, pessoas envolvidas fazem bem e pessoas felizes podem fazer muito mais e melhor. Cultivamos a autonomia, responsabilização e iniciativa através de um processo de constante aprendizagem ». Do mesmo modo, a empresa quer sempre evoluir para «modelos mais justos, mais eficientes e mais prósperos respeitando, o Planeta e as pessoas, garantindo o futuro para as próximas gerações. Por outro lado, promovemos um trabalho digno, que valorize a condição humana e reconheça o contributo do trabalho, esforço e dedicação de cada colaborador».

Sobre os desafios dos novos tempos, a empresa acredita que as pessoas continuam a ser o seu principal activo e o que mudou foi a perspectiva da gestão e a forma como hoje o capital humano está alinhado com a cultura organizacional da empresa e se orgulha em defender a marca. «Mais do que um desafio isolado, a área de RH constitui, actualmente, um conjunto significativo de desafios. Cada pessoa tem a sua individualidade e a sua história e é necessário encará-la como tal, acompanhar o seu percurso individual, nunca esquecendo que fazem parte de uma equipa. Acresce o facto de existirem, hoje, muitas gerações a conviverem dentro das organizações, com perspectivas claramente diferentes sobre as relações laborais», explica Graça Coelho.

«Num mundo cada vez mais volátil, incerto, complexo e ambíguo, é importante conseguirmos perceber e antecipar as necessidades e expectativas do mercado», salienta. Já no que diz respeito a prioridades na área da gestão de pessoas, a CEO da Cachapuz enumera: envolver os trabalhadores na mudança cultural e fortalecer a gestão do desempenho, sendo fundamental para a empresa ter consciência do contributo e performance de cada um. A aposta na diferenciação apresenta-se como um factor crucial para um crescimento com valor. Do mesmo modo, «é urgente pensarmos em novas estratégias de gestão das equipas de forma a garantirmos o seu alinhamento, comprometimento e sentido de pertença».

A Cachapuz tem várias práticas e mudanças internas que opera tendo em vista o futuro do Planeta. Aliás, o tema da sustentabilidade, seja ambiental ou da comunidade, está sempre presente na concepção do negócio. Um ponto de grande importância é «cuidar o futuro e ter um impacto positivo em todas as pessoas que se vão cruzando connosco. É um trabalho contínuo não só a nível interno, mas também com as instituições e associações da região. É fundamental olhar para e pela sociedade».

Entre os incentivos de que a Cachapuz dispõe, destacam-se a cantina na empresa, a oferta do passe de transporte, seguro de vida e saúde, biblioteca interna, academia de formação para responder às necessidades de cada colaborador e departamento, horário de verão, mobilidade internacional, e actividades de responsabilidade social, entre outras.

Graça Coelho acredita que «a excelência na gestão de pessoas deve cruzar variáveis como o desenvolvimento de competências e a gestão de talentos. As pessoas movem-se cada vez mais por projectos e oportunidades de crescimento e enriquecimento, seja a nível pessoal, ou profissional, e cada vez mais estas duas vertentes se complementam e influenciam mutuamente. É essencial haver este match entre os objectivos e missão da organização, e os objectivos individuais dos seus colaboradores. A partilha do propósito e a comunhão dos valores são, sem dúvida, cruciais na procura incessante pela excelência».

 

Este artigo foi publicado na edição de Março (nº. 146)  da Human Resources, nas bancas.

Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais