Cada vez é mais importante transformar a cultura da empresa. Sabe fazê-lo?
O que é a cultura de uma empresa? A cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas partilhados por todos os elementos da organização.
É o pensar e o agir que existe numa empresa. A formação de uma cultura corporativa apresenta uma série de nuances que influenciam a sua construção. O site meusucesso.com defende que existem confluências e divergências entre correntes doutrinárias sobre quais são os elementos, factores, processos e procedimentos na formação de uma cultura organizacional.
Quando chega o momento de fazer uma mudança na cultura da empresa, é preciso um olhar focado nessa estratégia. Fazer simplesmente circular um memorando indicando que a partir desse momento as coisas serão diferentes, não vai funcionar. Mais do que qualquer outra coisa, a cultura da empresa precisar de estar assente na forma de pensar e de agir dos colaboradores e isso não acontece do dia pra noite.
A liderança tem um papel fundamental nesse processo de transformação de mindset, puxando as equipas pelo exemplo de conduta. Implementar uma nova cultura é um trabalho diário e deve começar no topo da hierarquia.
Para começar a pensar numa mudança de cultura organizacional, é preciso estabelecer a actuação em três etapas:
Regulamentação – estabelecer as normas de forma escrita;
Educação – capacitação e treino dos colaboradores;
Reconhecimento – uma forma de incentivar o novo comportamento.
Como fazer uma transformação de cultura?
Uma mudança de cultura, inevitavelmente virá acompanhada de tecnologia, pois, mais do que nunca, o digital apoia essa transformação. O ritmo dessas mudanças está mais acelerado do que nunca e falar em aceleração é falar em tecnologia. Mas, para começar a pensar numa transformação de cultura tem de:
- Definir os objectivos dessa mudança, usando, inclusive, a cultura actual para exemplificar o que precisa ser alterado;
- Imagine tudo que fará parte da nova cultura;
- Defina uma cúpula estratégica para liderar o processo;
- Partilhe a visão com todos os colaboradores com clareza;
- Monte um cronograma dividido em etapas;
- Procure tecnologias que possam contribuir na integração dos colaboradores;
- Tenha foco na comunicação efectiva, uma comunicação sem ruídos é fundamental no momento em que as mudanças começarem.É importante lembrar que uma transformação de cultura visa a mudança de mindset dos seus colaboradores e para que isso aconteça, as directrizes devem ser claras fazendo com que seus comportamentos sejam coerentes com o que ‘pensa’ a companhia.
Os colaboradores precisam de investimento em capacitação e fomento numa cultura de aprendizagem constante na organização:
- Promova uma equipa ágil e eficaz para a disseminação do ‘novo’;
- Use base de dados, o big data está totalmente inserido numa transformação de cultura implicando uma gestão com base de informações;
- Potencialize a confiança dos colaboradores com um alinhamento claro de expectativas;
- Meça resultados e colha feedback regularmente.
Na fase de transformação da cultura é importante promover encontros sazonais com as equipas para alinhar a visão, além de apresentar os dados e partilhar os propósitos da empresa.