Caixa Academia (CGD): Expandir horizonte e transformar competências

Com vários programas de formação, a Caixa Academia não só promove o desenvolvimento de novas capacidades, como também incentiva a inovação, contribuindo para que a CGD seja reconhecida como uma empresa de referência para trabalhar.

Todos os dias são bons para aprender!», este é o mote que move a Caixa Academia, onde a aprendizagem contínua emerge não só como uma necessidade, mas como uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional, que visa expandir horizontes, assegura Francisco Viana, director de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da CGD.

 

Em traços gerais, quais os objectivos da Caixa Academia?
O grande objectivo é o de fomentar uma cultura de aprendizagem contínua, proporcionando aos colaboradores da Caixa programas estruturantes, quer através de formação interna quer através de formação externa, em parceria com as melhores escolas nacionais e internacionais na área da gestão.

A Caixa Academia representa um pilar fundamental na estratégia de desenvolvimento e capacitação dos colaboradores da Caixa e a base para uma transformação necessária à gestão da mudança. Esta iniciativa é projectada para alinhar as competências dos colaboradores com os objectivos estratégicos da organização, garantindo, assim, a sua competitividade e inovação no sector financeiro.

 

Quais as mais-valias para os colaboradores da CGD no seu processo de aprendizagem?
Para os colaboradores, a Caixa Academia oferece o acesso a plataformas de aprendizagem diversificadas e flexíveis, permitindo-lhes desenvolver novas competências, aprofundar conhecimentos específicos do sector e melhorar as suas capacidades de liderança e gestão.

Contudo, mais do que a oferta formativa aprovada em Plano de Formação, cada colaborador tem a possibilidade de propor a frequência de outros programas de formação, como são os casos de MBA, pós-graduações ou programas executivos nos mais diferentes âmbitos. Estes programas são, por norma, comparticipados pela Caixa até 90% e possibilitam o acesso a formação qualificada, em escolas reconhecidas a nível nacional e internacional. As palavras estímulo e incentivo ganham aqui um significado claro e concreto, traduzido num apoio efectivo ao reforço de competências de cada colaborador.

 

Como é que são desenvolvidos os planos de formação dos colaboradores na Caixa Academia?
O nosso modelo de formação tem subjacente a necessidade de desenvolvimento adaptado a cada função, tendo por base a realização do “gap assessment” – que auxilia na definição das necessidades de formação específicas de cada colaborador, alinhadas com a estratégia do banco. Sempre que são identificadas necessidades comuns a um número significativo de colaboradores, optamos pela personalização de programas específicos, muitos em colaboração com as melhores escolas de negócio nacionais e internacionais.

As parcerias e protocolos celebrados com as melhores universidades nacionais têm possibilitado a criação de programas específicos e a realização de iniciativas para os colaboradores do Grupo Caixa, com alargamento às unidades internacionais, abrangendo diferentes funções e níveis na organização. Promovemos programas diversificados em áreas como: liderança, apoio à gestão comercial, transformação comercial, trainees e gestão de talento, com especial enfoque para os “high flyers” e “top performers”, dois programas especificamente criados para ele var o potencial daqueles que acreditamos serem os nossos gestores do futuro.

Internamente, reconhecemos que temos muitas competências, que resultam do facto de contarmos com colaboradores altamente qualificados. Podemos dizer que, em alguns âmbitos, temos conhecimentos únicos no mercado, o que nos leva, naturalmente, a aproveitar o know-how. Assim, temos, desde há vários anos, e com tendência de crescimento, um programa de formadores interno, que possibilita uma gestão mais eficiente e criteriosa do conhecimento interno. Este conhecimento, trabalhado por mais de 200 formadores internos, constitui a base dos Planos de Formação de onboarding, crossboarding e especialização dos colaboradores (novos e actuais).

Numa vertente mais informal, temos implementado um ambicioso programa de mentores, que promovem o acolhimento e a integração de novos colaboradores na empresa. Este processo assenta num acompanhamento próximo que, entre outras valências, viabiliza uma passagem única de conhecimento técnico e avaliação próxima de necessidades de formação específicas.

Em complemento, desenvolvemos vários programas de formação customizados, em parceria com as melhores escolas e universidades do país (AESE, ISEG, Nova SBE, ISCTE, UCP, PBS), que têm permitido promover junto dos nossos colaboradores uma oferta formativa estruturada e contínua, adaptada e direccionada para as diferentes funções do banco. Quando recorremos a estas parcerias privilegiadas, ocorre-nos parafrasear a máxima de Oscar Wilde: “temos gostos simples, basta-nos o melhor”.

Adicionalmente, promovemos, através de uma plataforma de desenvolvimento interno, formação em modelo de e-learning. Aqui, promovemos uma formação transversal a todos os colaboradores, apostando em temas diversificados, respeitantes a múltiplas áreas de negócio do banco. Mais recentemente, têm sido realizadas sessões presenciais, vocacionadas para a partilha de conhecimento e boas práticas decorrentes das iniciativas que integram o Plano de Transformação da Caixa.

De referir também que, nos últimos anos, sob o lema de “SpotLight de Liderança”, temos vindo a incentivar os elementos do board a estarem de forma próxima e em contextos diferenciados com grupos de colaboradores, promovendo uma maior proximidade à gestão. São eventos informais, que têm por base a partilha de experiências e troca de ideias inspiradoras e que resultam em conhecimento. Mais do que estar atento ao reforço das competências necessárias, é importante tornar cada aprendizagem numa experiência única para o colaborador. É esse o nosso propósito.

 

Quais os conteúdos ou áreas abordadas na Caixa Academia e qual a importância para a performance individual dos colaboradores?
Os conteúdos abrangidos pela Caixa Academia são muito diversificados, incluindo temas como inovação, criatividade, inteligência emocional, gestão de projectos, gestão financeira, gestão de riscos, compliance, liderança, entre outros.

A aprendizagem está estruturada por escolas de competências, que dão resposta às iniciativas definidas no Plano de Formação, de acordo com os seguintes clusters:

I. Cultura & Valores: engloba iniciativas e programas para reforço e consolidação da cultura da Caixa e possibilitam alavancar, de forma global, iniciativas de transformação. Exemplo disso são os programas de onboarding para trainees (Geração Caixa) e para novos colaboradores (100% Caixa), assim como actividades de team building para as diferentes áreas do banco;

 

II. Liderança: tem como objectivo alinhar e uniformizar as práticas de gestão e liderança, desde os quadros técnicos com potencial e talento, até às funções de gestão de topo, amplificando, ao longo do tempo, as suas competências. Focados em roteiros de formação específicos, pretendemos trabalhar as competências chave de liderança, assim como duas dimensões transversais relacionadas com a comunicação e o seu consequente impacto na produtividade e execução;

 

III. Negócio: a capacitação das equipas comerciais é uma prioridade através do desenvolvimento de competências na gestão de clientes, técnicas de venda e soft skills associadas;

IV. Compliance: engloba todos os programas de formação obrigatória, o que possibilita o enquadramento ou especialização aos regulamentos aplicáveis à organização;

V. Transformação digital: onde são trabalhados os programas com maior foco na transformação do banco.

 

A aposta é também na certificação dos colaboradores. A Caixa conta já com cerca de 75% do seu capital humano, com pelo menos uma certificação reconhecida internacionalmente em âmbitos que vão desde o compliance, passando pela auditoria, gestão de projectos, agilidade, ESG, continuidade de negócio, até à segurança de informação.

 

De que forma é que a Caixa Academia se alinha com a visão e os objectivos estratégicos da CGD?
A Caixa Academia é parte proactiva no Plano Estratégico do Banco, no pilar de “Pessoas, Cultura e Transformação”, cujas iniciativas contribuem para a promoção da Cultura Caixa e para o fortalecimento das competências que a organização identifica como críticas para o seu desenvolvimento e inovação.

 

Como é que a CGD promove internamente e incentiva os colaboradores a participarem nas formações da Caixa Academia?
A par da satisfação, a comunicação interna é a chave para passar de boca em boca as mais valias de cada programa de formação. Existem diferentes tipologias de programas: aqueles que o banco está sujeito por regulamentação e os outros que a Caixa Academia promove para potenciar a gestão de talento e/ou desenvolvimento profissional e pessoal de cada colaborador. Muito claramente, na Caixa, não nos limitamos a seguir um guião obrigatório. Nós criamos soluções.

 

Qual o feedback dos colaboradores no que diz respeito à Academia?
A média da avaliação da satisfação está acima dos 90%, o que revela que estamos no caminho certo. Mas queremos melhorar e o passo seguinte é o de robustecer os percursos formativos por função, permitindo uma maior flexibilidade no acesso a conteúdos de aprendizagem através do nosso Learning Hub.

 

Quais os elementos-chave que permitem à Caixa Academia se diferenciar das restantes academias corporativas?
A diferença está sempre nas pessoas, naquelas que dão o exemplo, que fazem acontecer e que aprendem, contribuindo sempre com mais sugestões e mais acções para realizar. É com orgulho que afirmamos que somos das Academias que mais apostam em formação. Em 2023 foram mais de 500 mil horas realizadas, o que representa uma média de 81 horas por colaborador. Isto só é possível com a sponsorização da gestão de topo, com o compromisso e a paixão de quem desenha os programas, mas, acima de tudo, pela vontade que os nossos colaboradores revelam para aprender continuamente.

A diferença está também na preparação das competências e da força de trabalho do futuro, através de protocolos com a comunidade académica, de Norte a Sul do país. Somos um banco pioneiro e inovador na relação com a Academia, sendo também a instituição financeira em Portugal que, desde há mais tempo, permanece ligada ao ensino superior. Promovemos a investigação, o acesso à educação pelos mais desfavorecidos, incentivando e reconhecendo os melhores alunos, nas mais diferentes áreas – muitos dos quais são recebidos posteriormente na sua primeira experiência de trabalho e que, em muitos casos, são integrados nos nossos quadros, dando continuidade ao seu percurso profissional.

 

Qual é a importância da Caixa Academia para a atracção e retenção de talentos na CGD?
Entrar numa empresa implica a aquisição de muito conhecimento interno, de formação “on the job”, mas onde não deve ser esquecido o desenvolvimento pessoal. E isso é incentivado desde o primeiro momento. A política de formação e desenvolvimento de talento possibilita que cada colaborador possa propor a frequência de formação à sua escolha, permitindo o seu desenvolvimento contínuo enquanto profissional.

A existência de uma academia como a Caixa Academia, com uma política de formação robusta e reconhecida, é um factor atractivo para novos talentos e essencial para a retenção dos colaboradores catuais, demonstrando o compromisso da CGD com o desenvolvimento e bem-estar dos seus profissionais.

 

Como contribui a Caixa Academia para que a CGD seja reconhecida como uma empresa de excelência para trabalhar?
A excelência reside no querer fazer mais e melhor a cada momento, de forma diferenciadora, e isso só é possível com conhecimento e uma actualização constante face a um contexto de mudança tempestiva. É esse o propósito que nos motiva e é esse o desafio que lançamos a quem trabalha na Caixa.

Para além disso, na Caixa Academia, a ambição é sempre ir mais além do que cumprir o previsto em legislação ou em normativos. A nossa ambição é promover uma cultura de inovação e aprendizagem contínua e isso só se consegue quando se aposta nas pessoas e se permite que elas, com apoio, vão mais além.

 

A CGD tem ainda o Programa Geração Caixa para trainees. Qual a sua importância para o desenvolvimento profissional dos colaboradores e de que forma está articulado com a Caixa Academia?
O Programa Geração Caixa está estrategicamente articulado com os objectivos da Academia, fornecendo uma base sólida para o crescimento profissional e integrando os novos colaboradores na cultura e valores da Caixa, logo desde o primeiro dia.

Fazem parte deste programa um dia de integração e network com colaboradores de diferentes níveis e funções na organização, formação teórica e prática na área onde cada trainee irá integrar. São também realizadas sessões mensais, onde são abordados temas e competências transversais para uma carreira de sucesso e eventos com desafios relacionados com o banco. Para além disso, cada trainee tem acesso ao programa de mentoring da Caixa, de forma a poder potenciar o seu desenvolvimento e oportunidades de carreira.

 

Este artigo faz parte do Especial “Academias” publicado na edição de Março (n.º 159) da Human Resources.

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